Estudantes da Escola Municipal Pedro de Oliveira, em Luziápolis, que participam do projeto Amigos do Meio Ambiente - AMA, realizaram na terça-feira dia 20 de novembro um plantio de Mudas de árvores nativas às margens do Rio Escorrega. Tal ação visa recuperar a mata ciliar do rio por meio da Educação Ambiental.
Os estudantes que integram o projeto participam de várias aulas sobre Educação Ambiental, onde aprendem a importância em preservar nosso Meio Ambiente e os impactos positivos do projeto em relação a recuperação da mata ciliar do corpo hídrico que abastece o Distrito.
Plantar mudas de árvores nativas tem sido a principal missão do grupo AMA desde o ano de 2014, que é coordenado pelo professor Antonino Lopes, idealizador e responsável, e hoje integrante do Núcleo de Educação Ambiental de Campo Alegre - NEA.
Desde a criação do projeto já foram plantadas aproximadamente 8 mil mudas com a participação direta dos alunos, envolvidos não só com o plantio, mas também com toda a produção das mudas até ficarem no tamanho ideal para serem levadas ao campo.
No plantio realizado, alguns alunos da primeira turma do projeto se fizeram presentes na ação, e no viveiro de mudas deram depoimentos sobre a permanência no projeto ao longo desses anos, relatando para os mais jovens o quanto foi gratificante participar dessa iniciativa tão nobre e por ter tornado pessoas melhores.
Os estudantes Camilly Lorrayne e Luan, que são dos primeiros integrantes do grupo AMA em 2014, hoje cursando o Ensino Médio, falaram dos conhecimentos adquiridos durante a permanência no projeto e o quanto isso tem sido importante em suas vidas.
“Rever esses alunos do início do projeto, hoje moças e rapazes, trocando experiências com os mais jovens no grupo é um momento mágico pra mim, algo que me faz bem, que me renova”, salientou o Professor Antonino Lopes, idealizador e coordenador do grupo AMA.
Iniciativas educativas que visam à sustentabilidade tem sido de extrema importância nos dias atuais, pois muitos problemas ambientais sentido pela humanidade tem colocado em risco sua própria sobrevivência e a SEMED agradece a Prefeita Pauline Pereira, por ter abraçado a causa ambiental e dado todas as condições possíveis para que nosso município, por meio das ações ambientais, seja referência para outros municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.