A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre realizou a aplicação das Avaliações do Programa Mais Alfabetização para os 1.054 estudantes do 1º e 2º ano cadastrados na Adesão do Programa pelas Escolas da Rede Municipal de Ensino no início do ano letivo 2018.
As Avaliações do programa são extraídas do próprio Sistema de Monitoramento CAED - Programa Mais Alfabetização e têm como objetivo auxiliar no acompanhamento e oferecer às unidades escolares um diagnóstico das habilidades básicas e essenciais que devem ser desenvolvidas pelos estudantes ao longo do ensino fundamental. Com esses testes e seus resultados, torna-se mais produtivo o trabalho do Assistente no desenvolvimento de estratégias para superar as dificuldades de aprendizagem detectadas.
As avaliações foram aplicadas em todas as turmas que aderiram ao Programa Mais Alfabetização e também nas turmas que não fizeram a adesão (para o propósito de análise da efetividade do Programa). As mesmas são instrumentos que serve como diagnóstico dos alunos na aprendizagem e também avalia o resultado das práticas pedagógicas em sala de aula.
São aplicadas três avaliações durante o ano letivo. A primeira avaliação ocorreu em julho, a segunda em setembro e a terceira foi aplicada no período de 05 a 14 de novembro e os resultados devem ser inseridos no Sistema CAED até 26 do corrente mês.
• Avaliação Diagnóstica ou de Entrada: Esse teste tem como finalidade avaliar o nível de alfabetização das crianças no início do Programa. Dessa forma, serão avaliadas as habilidades básicas e essenciais em Língua Portuguesa e em Matemática, próprias da alfabetização.
• Avaliação Formativa de Processo: O teste de meio visa avaliar o avanço que as crianças puderam desenvolver ao longo da execução do Programa. Ele irá avaliar o desenvolvimento dos estudantes de 1º ano e de 2º ano e o quanto conseguiram evoluir no seu processo de alfabetização.
• O teste de saída: deverá ser aplicado após o término do Programa. Ele será fundamental para avaliar o trabalho dos assistentes de forma objetiva, considerando os resultados apresentados por cada turma.
Após a aplicação das avaliações, cada Instituição de Ensino inseri o resultado das informações sobre o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática no Sistema do CAED para análise e diagnóstico, verificando quais habilidades já foram desenvolvidas e as que ainda não foram atingidas pelos alunos, bem como possibilitar a demarcação de metas curriculares a serem alcançadas para melhorar a aprendizagem. Essa devolutiva dos resultados das avaliações são enviadas pelo CAED para cada escola.
“A partir desses resultados, teremos um parâmetro da aprendizagem dos alunos e daremos continuidade as ações e a Formação Continuada dos professores alfabetizadores em 2019, fazendo as intervenções necessárias acerca das habilidades exigidas”, destacou a secretária de educação Graciene Alencar Monteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.