Nesta sexta-feira 18 de maio, a coordenação e equipe do Centro de Atenção Psicossocial de Campo Alegre (CAPS José linho dos Santos), órgão da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma caminhada em alusão à luta antimanicomial. A caminhada que percorreu ruas do centro da cidade contou com a participação de CAPS de municípios da 5ª região de saúde, Boca da Mata, São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela e Campo Alegre.
O tema abordado foi o 18 de maio: o dia da luta antimanicomial para conscientizar a população quanto as situações de desrespeito aos portadores de transtorno mental no convívio na sociedade e ressaltar como um dos fatores importantes à ‘reforma psiquiátrica” que é o fechamento de manicômios e abertura de mais núcleos de atenção psicossocial (NAPS) que visa cuidar das pessoas portadoras de sofrimento psíquico e valorizar o tratamento humanizado que vai dos postos de saúde até os hospitais locais, da desconstrução de preconceitos até uma nova visão de assistência, na qual a inclusão e o respeito das singularidades.
Na década de 90, novas soluções foram aplicadas para a saúde mental, aos poucos, o Ministério da Saúde substituiu o tratamento em hospitais psiquiátricos por atendimentos comunitários.
Os CAPS são fruto do movimento da reforma psiquiátrica pelo movimento da luta antimanicomial.
O evento que teve todo suporte da administração municipal contou ainda com a participação da Filarmônica Emeriato Pereira, Guarda Municipal, SMTT, UMSAM, Academia da Saúde, e Secretaria de comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.