Na quinta-feira (19), o Centro de Educação Infantil Maria José, realizou a Primeira Exposição Indígena. As temáticas foram estudadas em salas de referências durante alguns dias e neste dia, as crianças puderam apresentar o que elas aprenderam.
A divisão dos temas foi realizada por turmas, iniciando desde o berçário e adequando a sua faixa etária. Berçários: Plantas medicinais, Maternais 2: Instrumentos utilizados pelos Indígenas, maternais 3: Alimentos, Jardins II: Cultura, Jardins I: A Evolução Indígena (mostrando os dias atuais, em todos os aspectos, principalmente as profissões).
Foi realizada a parte artística da História KABÁ DAREBU de Daniel Munduruku, com objetivo de mostrar para os educandos que a população brasileira é formada a partir da mistificação de povos e culturas, tentando quebrar estereótipos e ampliando um olhar com respeito às características nativas.
Para a equipe gestora e o corpo docente do CEI, é de fundamental importância proporcionar momentos como esse, mantendo uma relação viva com conhecimentos, crenças, valores, concepções de mundo e as memórias de um povo. Sabendo-se que as crianças aprendem mais e melhor através das experiências vivenciadas. No final foi apresentada a música “Todo dia é dia de Índio”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.