O Dia "D" de Mobilização Nacional ocorrerá no sábado, 12 de maio.
A Campanha de Vacinação contra a Influenza será iniciada na próxima segunda-feira (23). As doses da vacina estarão disponíveis, até o 1º de junho, em todas as unidades Básicas de Saúde do município de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. As doses previnem contra três tipos de influenza: influenza A H1N1, influenza A H3N2 e Influenza B. O Dia "D" de Mobilização Nacional ocorrerá no sábado, 12 de maio.
Com o slogan “Entre para o time da saúde. Vacine-se contra a gripe e fique protegido”, a Campanha de Vacinação contra a Influenza tem como propósito reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias. Ela também prevê a queda de 39% a 75% da mortalidade global e, em aproximadamente 50%, as mortes relacionadas aos vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.
Estudos apontam que a vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) representa o mecanismo mais eficaz para evitar a doença. Realidade que se deve ao fato de a Influenza ser caracterizada como uma infecção viral aguda do sistema respiratório, que pode causar calafrios, mal-estar, dores de cabeça, musculares e de garganta, além de prostração e tosse seca.
Público-alvo – Para 2018, o Ministério da Saúde (MS) estipulou que deverão ser vacinados, além de indivíduos com 60 anos de idade ou mais e as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). Também deverão ser imunizadas as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde e os professores das escolas públicas e privadas.
O público-alvo da Campanha de Vacinação contra a Influenza prevê, ainda, a vacinação dos povos indígenas e os portadores de doenças crônicas não transmissíveis. Ainda fazem parte do grupo a ser vacinado, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, que cumprem medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os servidores do sistema prisional.
Dados – Dados do Núcleo de Doenças Imunopreveníveis da Sesau apontam que Alagoas registrou 52 casos de Influenza em 2016 e 10 no ano passado. Em 2018, até esta quinta-feira (19), 13 casos da doença foram confirmados no Estado, sendo 11 de H1N1 e dois de H3N2, cujo vírus circula em Alagoas desde 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.