Nesta quarta-feira 14 de março, foi realizada uma oficina com Jovens do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da sede do munícipio. A oficina teve como objetivo ouvir as sugestões e proposições dos adolescentes para a construção do Plano Municipal para a Infância e Adolescência - PMIA, que está sendo construído no município.
O momento teve a condução da Professora Adjinã Martins e da Assistente Social Isabela Larisse. A programação contou com uma acolhida dos adolescentes, com a leitura do poema de Mário Quintana “O Tempo”, em seguida, foi realizada uma dinâmica de percepção, atenção e observação, através da discussão de figuras.
Após a discussão dessas atividades, as facilitadoras dividiram os adolescentes em três grupos, divididos pelas temáticas: Vidas Saudáveis, Educação de qualidade, e, por fim, Proteção em situações de risco.
Os jovens presentes puderam discutir sobre como essas temáticas incidem em suas vidas e na vida dos adolescentes ao seu redor. Puderam debater sobre a sobrevivência infantil e materna; gestão e saúde; segurança alimentar e nutricional; saneamento básico; gestão em saneamento básico; acesso e qualidade na educação infantil e no ensino fundamental; prevenção e combate à violência doméstica, sexual, institucional; prevenção ao trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente.
Toda discussão será sistematizada pelo Grupo de Trabalho de elaboração do Plano Municipal para a Infância e Adolescência. A próxima etapa que também será em formato de oficina, será realizada com as crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.