O município passará a enviar todo o lixo coletado para a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTR) do Agreste
Nos últimos dias a prefeita Pauline Pereira e os secretários municipais envolvidos com o serviço de coleta do lixo e coleta seletiva do município de Campo Alegre realizaram algumas reuniões para encontrar soluções e definir o fechamento do Lixão do município para atender o cronograma do encerramento dos lixões.
A ação atende a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída na lei nº 12.305/10, que obriga as prefeituras a buscarem alternativas para a destinação adequada dos resíduos gerados.
Desde o início desta semana que todo o lixo coletado no município já está sendo destinado para a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTR) do Agreste, no município de Craíbas, reduzindo, através da tecnologia utilizada na CTR, o impacto ambiental causado pela decomposição destes resíduos.
O município está montando uma estação de transbordo para receber o lixo da coleta diária, onde no dia seguinte todo o lixo coletado será levado para a CTR. Assim o município encerra o seu lixão e passará a destinar corretamente os resíduos da cidade.
“É um grande desafio porque a logística para levar o lixo para a central de tratamento eleva os custos finais da tonelada do lixo, encarecendo todo o processo de destinação adequada desses resíduos”, destacou a prefeita Pauline Pereira.
O município de Campo Alegre nos últimos anos tem sido referência também no sistema de Coleta Seletiva, onde a Cooperativa dos catadores de Materiais recicláveis – Coopecmarca, conta com total apoio da prefeitura na execução do serviço, agregando renda aos cooperados e um trabalho de conscientização ambiental junto à sociedade que também participa com a separação do que é lixo e o que pode ser reciclado para ser recolhido pela cooperativa.
“Agora com o fim do lixão precisaremos ainda mais da participação de cada cidadão com o trabalho de coleta seletiva, pois quanto mais materiais recicláveis forem colhidos, diminuirá as despesas do município para com o destino do lixo, e essa conta quem pagará somos todos nós”, destacou o gestor administrativo Nicolas Pereira.
Caminhão de lixo de Campo Alegre na pesagem no CTR do Agreste |
Estação de transbordo recebendo lixo no município para triagem |
Coopecmarca realiza trabalho de coleta referência em Alagoas |
Gestores municipais em reunião em debate o fim do lixão |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.