terça-feira, 31 de outubro de 2017

Secretaria de Saúde encerra ações do Outubro Rosa com mutirões da Saúde da mulher em Campo Alegre e Luziápolis

Durante todo o mês de outubro a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre desenvolveu ações voltadas a Campanha outubro Rosa, Campanha que tem como objetivo a Prevenção ao Câncer de Mama. 

As ações foram encerradas com a realização de dois mutirões de ações voltadas para saúde da Mulher, nos dia 27 e 31 em Campo Alegre e Luziápolis respectivamente.

A ação foi realizada em parceria da Deputada Jó Pereira, que disponibilizou o ônibus do Instituto João José Pereira, com o intuito de promover o autoexame da mama e fazer o diagnóstico precoce do Câncer de Mama.

Durante os mutirões foram ofertados a população diversos serviços como:

Testes Rápidos, Consultas Ginecológicas, consultas com Mastologista, Avaliação Médica (Pedidos de Mamografia, Avaliação de resultado de Mamografia), Colposcopia, Dentista, Palestras Lúdicas - Com a equipe do Núcleo de apoio a Saúde da Família - Nasf e ainda a Exposição do Trabalho desenvolvido pelas Mulheres que fazem parte da Associação Para o Bem Estar Social e Cultural de Campo Alegre - ABESC.

Em campo Alegre o Mutirão ocorreu na Praça Central da Cidade e teve como apoio o Centro de Especialidades Médicas.

Em Luziápolis o Mutirão ficou concentrado na UBS Expedito Sérgio (PSF 7) no Conjunto João José Pereira, recebendo as demandas das demais unidades.  Em cada um dos mutirões foram feitos 30 atendimentos de cada especialidade.
 

Secretária de educação participa do II ciclo de formação dos dirigentes municipais de educação de Alagoas

Nesta terça-feira-feira (31), a Secretária Municipal de Educação de Campo Alegre, Professora Graciene Alencar e a Diretora da Diretoria de Gestão de Ensino da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, Professora Isabel Cristina Silva, participaram do II Ciclo de Formação dos Dirigentes de Educação de Alagoas.

A formação, voltada para os dirigentes municipais e técnicos das Secretarias Municipais de Educação, foi promovida pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas (Undime/AL), ocorreu no auditório da Casa da Indústria, em Maceió e teve como tema “A Nova Base Nacional Comum Curricular”, cujo objetivo era discutir a aplicação da Base Nacional Comum Curricular nos municípios, a partir do Guia de Implementação da BNCC, elaborado pela Undime e Conselho Nacional dos Secretários de Educação. 

Após a solenidade de abertura, deu-se início a programação da manhã com a Palestra “Guia de implementação para a Base Nacional Comum Curricular”, ministrada pela Professora Ângela Luiz Lopes - Coordenadora Pedagógica de Gestão Educacional e Escolar da Comunidade Educativa Cedac – Fundação Lemann, sendo a mesa coordenada pela Dirigente Municipal de Educação de Santana do Mundaú - Coordenadora Estadual da UNDIME/AL para BNCC.

Na oportunidade, foi apresentado o guia, que traz orientações práticas e sugestões de planos de ação que buscam responder às dúvidas e apoiar os trabalhos que envolvem questões como: Por onde começar e como organizar o processo; quem envolver; como comunicar, etc.

Em seguida, a Professora Laura Cristiane de Souza - Secretária Executiva da Educação – SEDUC/AL conduziu a Palestra “BNCC: Desafios e Oportunidades para a Formação de Professores”, sendo a mesa coordenada pela Dirigente Municipal de Educação da Barra de São Miguel, Professora Neuza Maria Vilela De Carvalho Calheiros.

Na programação da tarde ocorreu a Palestra “Liderança e Gestão Educacional: O desafio de fazer acontecer”, conduzida pelo Professor Júlio Furtado – Mestre em Educação e Doutor em Ciências da Educação, tendo a Dirigente Municipal de Educação de Teotônio Vilela, Professora Noêmia Maria Barroso Pereira Santos, coordenando a mesa. Após as palestras houve espaços para debates.

 “Foi um momento muito produtivo e esclarecedor, para nós dirigentes municipais e nossos técnicos. A UNDIME está de parabéns pela organização desta formação”, destacou a secretária de educação de Campo Alegre, Graciene Alencar. 

Sobre a Base Nacional Comum Curricular

A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.
 

Técnicos da SEMED participaram do VIII Congresso brasileiro sobre Síndrome de Down

Durante o período de 26 a 28 de outubro, a coordenadora da Educação Especial da Secretaria de Educação de Campo Alegre, professora Gilvânia da Paz, juntamente com a Diretora do Centro de Atendimento Educacional Especializado CMAEE, Izabella Pereira e as professoras das salas de recursos, Maria Ângela e Elvângela Martins, participaram do VIII Congresso Brasileiro de Síndrome de Down, com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos para melhor atenderem os pacientes/alunos com Síndrome de Down.

O Congresso ocorreu no Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso, no munícipio de Maceió. Também participaram do evento a Psicóloga do CMAEE, Anne Karoline Cavalcante e as Terapeutas Ocupacionais Veruska Horana Rêgo e Jousy Pimentel.

O momento foi direcionado aos profissionais da saúde, do direito, educação, associações, esporte e a toda sociedade em geral. 

O evento contou com a participação de palestrantes renomados a exemplo de Gonzalo Lopez – Advogado/RJ, Dr. ZanMustacchi – Geneticista-CEPEC/SP, Celso Antunes – Professor Especialista em Inteligência e Cognição/SP, Yohansson Ferreira – do Comitê Paraolímpico e Cláudia Wernek – Jornalista/RJ, dentre outros.

O evento contemplou uma grande diversidade de temas para debates, reunindo os múltiplos aspectos que instrumentalizam as pessoas com Síndrome de Down, seus familiares e profissionais a exercitarem a prática inclusiva como forma de conquistar a desejada cidadania para esse grupo de indivíduos, em respeito aos princípios constitucionais da igualdade, solidariedade, dignidade e cidadania, visando à busca de um presente e de um futuro melhor.

De acordo com a organização do evento “O Congresso conseguiu atingir seu objetivo principal que era “Falar deles com Eles” – pessoas com síndrome de Down.

A educação inclusiva é um principio que tem se destacado, ganhando assim espaço e investimento por parte das políticas públicas. Esse investimento é um passo importante para garantir que os alunos com deficiência tenham a atenção que precisam e também aprendam de forma efetiva.

 “Participar deste evento foi maravilhoso, trazemos conosco muitas informações importantes na bagagem. Agradecemos a Prefeita Pauline por todo incentivo, ela que não tem medido esforços para ofertar uma educação, de qualidade e igualitária, um atendimento igualitário e qualitativo, com direito ao acesso e a permanência na escola”, destacou a professora Gilvânia da Paz.
 

Técnico Vanderlei Luxemburgo visita Frigorifico Dom Grill em Campo Alegre

O Frigorifico Dom Grill localizado as margens da Rodovia AL 220 em Campo Alegre virou parada obrigatória para quem passa pelo município. Nesta terça-feira 31, o ex-técnico da seleção brasileira e de vários grandes clubes do futebol brasileiro Vanderlei Luxemburgo parou no estabelecimento para fazer suas compras.

O “professor” parabenizou a organização do estabelecimento pela qualidade dos produtos oferecido aos clientes. 

Figura folclórica do futebol brasileiro, o "Professor Luxa", como é conhecido, treinou grandes clubes e chegou a comandar a Seleção Brasileira e o Real Madrid no final da década de 1990 e o início dos anos 2000. 

O estabelecimento já recebeu anteriormente a visita de artistas como o cantor Mano Valter e o ministro dos transportes Maurício Quintela. 

O sucesso do estabelecimento também já rendeu programação especial no Programa Alagoas Empreendedor da TV MAR.

Jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Luziápolis participaram da I Festa de Debutantes

 
No último dia 25 de outubro foi realizado a I Festa de Debutantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do distrito Luziápolis. O evento foi idealizado pela Secretaria Adjunta de Assistência Social e Direito à Cidadania – com o apoio do CRAS e SCFV. A festa repercutiu de forma positiva em toda a sociedade local.

O evento teve a participação de oito jovens debutantes: Ariane Silva Costa, Ingrid Silva dos Santos, Alaynes Dantas, Erilaine Santos Gomes, Maria Silvania dos Santos, Wedna Santos Gomes, Amanda Caroline dos Santos e Jéssica Maria Gonçalves dos Santos comemoraram junto com seus familiares e viveram momentos que ficarão para sempre em suas memórias.

“Comemorar 15 anos é uma data esperada por todas e com festa melhor ainda”, comentou o senhor Antônio Gonçalves, pai de uma das debutantes.

As debutantes dançaram a tradicional valsa, sopraram as velas do bolo e comemoraram com muita música em um ambiente ornamentado de forma especial, como pedia o momento.

Movida pela emoção de ter um sonho realizado naquela noite, a debutante Jéssica Gonçalves cantou um louvor em agradecimento a Deus pelo momento vivenciado, comovendo a todos que ali estavam compartilhando da mesma alegria.
 

Profissionais do Setor de Licitações e Compras de Campo Alegre participaram de Encontro de Pregoeiros

Nesta segunda-feira, 30 de outubro de 2017, os funcionários do Setor de Licitações e Compras do Município de Campo Alegre/AL, participaram do Encontro de Pregoeiros 2017, realizado pelo Sebrae Alagoas.

O evento que teve como palestrante  o senhro Felipe Ansaloni, tratou das políticas públicas de apoio às Micro e Pequenas Empresas nas licitações dos municípios alagoanos, bem como o papel dos pregoeiros na aplicação dos dispositivos constantes na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, Lei 11.947/09, a Resolução nº 026/2013 do FNDE.

Durante o evento foi destacado que dentre os vários municípios alagoanos, o Município de Campo Alegre/AL é um dos poucos que conseguiram efetivar a aplicação dos benefícios constantes na Lei Complementar 123/2006 e suas alterações em favor das micro e pequenas empresas, de maneira integral tanto nas licitações quanto no momento das compras. 

O curso representa o compromisso da Gestão da Prefeita Pauline Pereira em manter profissionais capacitados e atualizados as normas de Direito Público, bem como, na reafirmação do seu compromisso de desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas sediadas local e regionalmente.

Os profissionais que participaram do encontro foram: o Pregoeiro do Município, Senhor Evandson de Morais Santos, as servidoras Shirley de França Madeiros Correia, Poliana Cinthia dos Santos Ferreira, Silvaneide Feitosa dos Santos, Luciana dos Santos e Danielle Barbosa de Oliveira.

Ampliando suas ações CoopecMarca caminha a passos firmes rumo a muito mais conquistas

Durante o mês de outubro os membros da CoopecMarca participaram de diversão ações favoráveis ao seu fortalecimento e a expansão das atividades diárias. Logo no início do mês em um gesto de consciência socioambiental, a Industrial Porto Rico S.A. doou à instituição campo-alegrense mais de meia tonelada (650 Kg) de materiais plásticos e afins, que encorajou ainda mais a autoconfiança dos cooperados, que, desde então, têm tentado, através de ações focadas no contato direto com a população e com as relações interpessoais no âmbito profissional, sensibilizar outras empresas privadas a também contribuir com o desenvolvimento e sustentabilidade de algo que vem dando muito certo no município.

Atualmente graças a importante parceria firmada através de convênio com a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis, é referência em todo o estado de Alagoas, como sendo um dos mais atuantes e incentivadores desse seguimento que trata do futuro ambiental e dos resíduos sólidos do nosso país.

Algo bastante relevante, que demonstra a transição de interatividade entre a comunidade e a CoopecMarca, é que a classe estudantil, tanto da rede pública quanto da particular, inclusive, também da esfera universitária, como é o caso da graduando em engenharia civil, Letícia Maria dos S. Nascimento, tem visitado cada vez mais o prédio da cooperativa, questionando o coordenador Luiz Lorhans e a presidente Rosilene Tenório dos Santos sobre todo o processo de Coleta Seletiva, classificação e destinação final dos produtos, e essa troca de experiência tem proporcionado a ambos os lados ideias que vislumbram um futuro muito promissor para os membros da instituição e para o meio ambiente local. No final das contas, todos nós, cidadãos e cidadãs campo-alegrenses ganhamos, e muito, com toda essa mescla de ensinamentos e aprendizados sobre o trabalho com resíduos sólidos recicláveis.

Não bastasse nossa imensa gratidão ao município de Teotônio Vilela, por recebermos, de lá, através da Secretária Municipal de Educação, Noêmia Maria Barroso Pereira dos Santos, significativas doações de papel branco, fazendo valer a máxima de que: “É vendo e praticando que se aprende.”, no último dia 25, a fim de conhecer de perto a receita para o copioso sucesso da CoopecMarca, recebemos daquela cidade a ilustre visita do Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Edvaldo Varejão, que, sob o comando do prefeito Joãozinho Pereira, irá também coordenar os trabalhos da futura Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis daquela localidade.

A prova real de que a cooperativa de Campo Alegre está bem à frente das demais associações está nos números, que não param de crescer a cada semestre.

O acumulado anual já ultrapassa mais de 220 toneladas vendidas, proporcionando a cada cooperado uma renda média mensal de Oitocentos e Cinquenta Reais (R$ 850,00) + Cesta Básica de Alimentos.

E isso, segundo o próprio coordenador da cooperativa, só tende a melhorar, porque o distrito de Luziápolis, que receberá uma base de apoio da instituição, irá contribuir para tornar ainda mais robustos os trabalhos e os resultados financeiros e quantitativos da CoopecMarca.

Cada um tem feito a sua parte, e como cidadãos exemplares os senhores, Cláudio Costa e Everaldo Júnior, respectivos Secretários-adjuntos Municipais de Educação e de Infraestrutura, colaboram semanalmente com a Coleta Seletiva, doando em torno de 30 Kg de materiais recicláveis de suas residências e do setor de trabalho, e pedem aos vizinhos para que façam o mesmo.

E isso tem ocorrido de maneira gradativa porque, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, através da Assistente Social, Tâmara Alves, as casas dos residenciais, Olival Tenório Costa (na sede), e João José (no distrito), foram visitadas numa muito bem sucedida campanha de conscientização ambiental.
 

Dia de Finados: Prefeitura de Campo Alegre prepara cemitérios para receber visitantes

Em Campo Alegre o cuidado não tem se limitado apenas com as pessoas em vida, pois a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, tem se preocupado também com a memória dos campo-alegrenses falecidos.

Por isso nos últimos dias foi realizado um grande trabalho voltado para realização de melhorias e manutenção nos quatro cemitérios do município para receber as pessoas que estarão visitando seus entes queridos no Dia de Finados, que será na próxima quinta-feira, 02 de novembro.

Foram realizados serviços como: capinação, limpeza geral, melhorias nos setores de iluminação, pintura e revestimento de cal.

Os trabalhos foram realizados nos cemitérios Nossa Senhora do Carmo na cidade de Campo Alegre, Cemitério São José localizado no Povoado Chã da Imbira e nos Cemitérios Campo da Saudade e Cachoeirinha no Distrito de Luziápolis.

O objetivo de todo esse trabalho é oferecer uma melhor recepção às pessoas que forem visitar os túmulos de amigos e familiares no dia de finados.

Na quinta-feira, dia 02 de novembro, os cemitérios estarão abertos para visitação das 5h às 23h.

No cemitério da cidade haverá celebração da santa missa às 06 horas da manhã celebrada pelo Padre Cristiano Firmino Nóia.

CME definiu os educadores que serão homenageados na 6ª Edição da Concessão de Honra ao Mérito Educacional

O Conselho Municipal de Educação de Campo Alegre – Al, em cumprimento ao disposto na Resolução CME, nº 01/2012, atualizada em 2014, rendem homenagens de merecido reconhecimento à honrosa Medalha de Concessão de Honra ao Mérito Educacional, aos educadores: prof. José Artur Cavalcante Beserra, professora Rosemere da Silva Vieira e professora Maria Helena Nunes dos Santos.

Com absoluto domínio na profissão que tão dignamente exerceram e pelo trabalho desenvolvido, há décadas, na educação de nosso povo, é o que os habilitam, sobejamente, à honraria que serão agraciados.

Razões para justificar o mérito dos homenageados, não faltam, são profissionais exemplares que se dedicaram e dedicam maior parte de seu tempo a assuntos voltados à educação dos campo-alegrenses. Sem duvidas são dignos do reconhecimento pelas contribuições prestada à educação de Campo Alegre.

A escolha dos nomes, deu-se através de votação por membros do Conselho Municipal de Educação (CME) e por maioria dos presentes.

Os/as agraciados/as já foram convidados/as à participarem de reunião com a presidência deste colegiado, próximo dia 10 de novembro, com a finalidade de oficializar a deliberação do Conselho Pleno e tratar de todo procedimento da solenidade, com data ainda a ser definida.

Primeiro professor homenageado 

Nesta edição pela primeira vez um professor será homenageado, já que nas 05 edições anteriores todas as homenagens foram para professoras.

CRAS de Campo Alegre realiza encerramento do terceiro Grupo de Gestantes

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Campo Alegre, em parceria com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da sede, realizou o encerramento com o Grupo de Gestantes, através de um passeio à piscina, com o objetivo de avaliar a condução do grupo, incentivando os feedbacks para aprimoramento do serviço ofertado. 

Além disso, as gestantes receberam os kit’s de enxoval confeccionados por elas em conjunto com os itens disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Campo Alegre. 

Vale destacar ainda que a participação neste grupo também garante o beneficio eventual de três cestas básicas, durante o andamento do curso de costura.

Prefeita Pauline Pereira participou da abertura do VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica

A Prefeita de Campo Alegre e presidente do CONISUL Pauline Pereira participou nesta segunda-feira 30, do VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica, onde estão sendo debatidas estratégias para qualificar o programa de aquisição e distribuição de medicamentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O Fórum realizado no Hotel Ritz em Maceió tem como objetivo discutir amplamente a Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF), buscando promover a reflexão sobre os seus principais avanços e desafios, especialmente no contexto da sua gestão e financiamento, sistemas de informação, programação e aquisição de medicamentos, informações sobre medicamentos e cuidado farmacêutico.

Na abertura do Fórum aconteceu o lançamento da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME 2018, pelo Ministro Ricardo Barros, acesso claro aos usuários, profissionais de saúde além de incremento na relação de medicamentos de uso oncológico, pediátrico, nutrição parental, e muitos outros. 

Ricardo Barros, anunciou um investimento de R$ 3 milhões para a ampliação do parque tecnológico do Hospital do Açúcar. O ministro falou sobre a nova lista de medicamentos ofertados no SUS. Na próxima versão da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), foram reincluídos itens indicados para a assistência hospitalar e oncológica, que estava fora da relação desde 2010. Além disso, a lista trará a disponibilidade de medicamentos por níveis de atenção e cuidado.

"Este é um evento importante de troca de conhecimento das estratégias do Ministério da Saúde para as diversas frentes que envolvem a política nacional de assistência farmacêutica, além do lançamento da nova Relação Nacional de Medicamentos (Rename), que traz o retorno de itens oncológicos, ampliando o leque de medicamentos e aumentando a possibilidade de tratamento a nossa população", frisou Pauline Pereira.

O evento teve a presença do deputado federal Arthur Lira, do Secretário de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde Marcos Fireman, do Secretário de Vigilância em Saúde Adeilson Cavalcante, da presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas – COSEMS/AL Izabelle Pereira, do secretario de saúde de Maceió Thomaz Nôno, do Secretario de Saúde do Estado Christian Teixeira.

O fórum está sendo promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde (MS), o fórum tem a parceria da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), Secretaria de Saúde de Maceió, Conselho Federal de Farmácia (CFF) e o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL).
 

Prefeitura divulga lista das candidatas selecionadas para os cursos do Programa Mulheres Mil

A Prefeitura de Campo Alegre divulgou nesta terça-feira 31, a lista com os nomes das mulheres selecionadas para os cursos ofertados pelo Programa Mulheres Mil no município.
Nesta etapa os cursos oferecidos são: Produtor de licores e Confeccionador de lingerie (Distrito Luziápolis), e Confeiteiro (Campo Alegre).

O programa gratuito procura por mulheres em situação de vulnerabilidade social e elas ainda recebem um auxílio financeiro.

Os cursos são ofertados no município através da parceria entre Prefeitura de Campo Alegre com o Instituto Federal de Alagoas – Ifal.

Sobre o programa


O programa Mulheres Mil é uma iniciativa do governo federal, vinculada ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que atende mulheres em situação de vulnerabilidade social com a oferta de cursos profissionalizantes e formação cidadã.

Clique aqui e confira aqui a lista

Campo Alegre e outros municípios se preparam para cumprir prazo para o encerramento dos lixões

A prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira também participou do encontro realizado na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), nesta segunda-feira (30), juntamente com outros prefeitos alagoanos preocupados em cumprir o prazo de 4 meses dado pelo Ministério Público Estadual para encerramento dos lixões. Os prefeitos alagoanos estudam soluções que vençam as barreiras burocráticas e de falta de financiamento federal. 

O presidente do MP, Alfredo Gaspar, esteve no evento para anunciar o novo prazo e propor parceria entre o Ministério e as prefeituras com o apoio do Governo do Estado para cumprimento da lei.
Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a AMA tem auxiliado os gestores e, através do trabalho técnico, os municípios formaram consórcios, assinaram os planos intermunicipais de Resíduos Sólidos e buscaram aterros privados compartilhados.

Alfredo Gaspar afirmou que entende as dificuldades financeiras das gestões municipais e por esse motivo, com autorização do Conselho Nacional do MP, deu novo prazo de 4 meses para que prefeitos encerrem os lixões com a garantia de suspensão das ações penais para os gestores que manifestarem o interesse em cumprir o acordo.

“O presidente Hugo nos procurou e diante de uma preocupação dele, vamos tentar estabelecer um acordo que evite a judicialização e permita, em um curto prazo o encerramento dos lixões e o descarte irregular dos resíduos sólidos. Depois dessa reunião de hoje, o MP denunciará os gestores que não se adequarem a legislação federal. Não é todo dia que o Ministério Público propõe uma parceria, então após o cumprimento do acordo farei questão de prestigiar pessoalmente esses municípios para que a população saiba o esforço do gestor em acabar com o lixão e garantir qualidade de vida a comunidade”, afirmou Gaspar.

Nos últimos anos a gestão municipal de resíduos sólidos em Alagoas apresentou avanços, em relação às obrigações da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), apesar das dificuldades financeiras que os municípios atravessam. Já são 38 municípios conseguiram encerrar seus lixões e segundo o presidente da AMA, Hugo Wanderley, todos os prefeitos estão preocupados em agilizar esse processo que vai beneficiar a própria população.

“É mais uma obrigação sem contrapartida imposta pelo Governo Federal. Existem municípios que precisam percorrer mais de 140 km para descartar o lixo da sua região, enquanto outros estão próximos às CTRs – Centro de Tratamentos de Resíduos. Então cada um tem sua peculiaridade e precisa ser analisado individualmente”, afirmou Wanderley, ao convocar os presidentes dos Consórcios para uma reunião que analise todos os casos e proponha apoio ao Governo Estadual e uma solução em conjunto.

Para Alexandre Ayres, secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, não adianta mais postergar, agora é a hora de agilizar para cumprir a lei. O secretário enfatizou a importância da educação ambiental que é responsabilidade municipal. “Não adianta fechar o lixão, sem educar a população. O governo de Alagoas só conseguirá auxiliar os municípios que derem essa contrapartida”, afirmou.

AMA, municípios e Estado vão realizar uma força tarefa para o prazo ser cumprido. O prefeito Marcius Beltrão, de Penedo, e vice-presidente do Conisul, mostrou ao MP que os municípios enfrentam algumas dificuldades burocráticas que ultrapassam o prazo estabelecido, como obtenção de licenças e análise dos documentos para abertura das áreas de transbordo, etapas que o presidente do Cepram, secretário Alexandre Ayres garantiu reduzir para os prefeitos que apresentarem a documentação sem falhas.

Além do novo prazo para o encerramento dos lixões, o MP também garantiu um prazo entre 4 a 6 anos para recuperação das áreas degradadas nos municípios e o empenho dos promotores das comarcas na promoção de políticas ambientais.
 

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Representante da Assistência Social participou do VIII Congresso Nacional de Síndrome Down

Nos dias 26, 27 e 28 de outubro de 2017, a Assistente Social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Campo Alegre, Luana Tenório, participou do VIII Congresso Nacional de Síndrome Down, realizado no Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso em Maceió. 

O evento contemplou diversos temas para debates, reunindo muitos aspectos que instrumentalizam as pessoas com Síndrome Down, seus familiares e profissionais para que possam utilizar a prática inclusiva como meio de conquistar a desejada cidadania para este grupo de indivíduos, em respeito aos princípios constitucionais da igualdade, dignidade, solidariedade e cidadania.

Projeto Fênix conquista 17 medalhas na III etapa do Campeonato Alagoano de Judô

Das 17 medalhas conquistadas foram 07 ouros, 07 pratas e 03 bronzes. O projeto ficou em 4º lugar na classificação geral.

No ultimo sábado aconteceu a III etapa do Campeonato Alagoano de Judô 2017. As disputas que servem como seletiva para o Campeonato Brasileiro aconteceu no Ginásio do Colégio Marista em Maceió. 

A delegação do Projeto Fênix estava composta por 17 atletas. O município de Campo Alegre vem se destacando cada vez mais no cenário esportivo nacional pelas participações do projeto nas competições de Judô.

Nesta etapa a equipe feminina conquistou 02 medalhas de ouro (Atletas Marcely e Glesiane), 01 medalha de prata (Atleta Awimme) e 01 medalha de bronze (Atleta Jaqueline).

Já na equipe masculina foram 05 medalhas de ouro (Atletas Emmanuel, Assis, Ivanildo, João e Wagne Fellipe), 06 medalhas de pratas (Ateltas Erick, Pedro, Kelven 2, João, Guilherme) e 02 medalhas de bronze (Atletas Júnior e Endony).

Na classificação geral o projeto Fênix ficou em quarto lugar.

“Agradeço a todos os pais e mães que acreditam no trabalho do Projeto Fênix, como também, aos pais que patrocinam isso seus filhos”, destacou o presidente do Projeto professor Erick Maxiano. 

Ainda de acordo com Erick em dezembro 2 atletas do Projeto irão disputar vaga na Seleção Brasileira de Judô, será em Lauro de Freitas - BA.

A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Campo Alegre, Secretaria de Cultura, Messias Construção, O Boticário, Jura Vereador, Amigos colaboradores.
O projeto ficou em 4º lugar na classificação geral.
Atleta Wagne Fellipe foi um dos medalhistas de ouro

Pelo segundo ano Escola Miguel Matias comemorou o Dia do Servidor Público com grande festa Retrô

Em grande estilo para comemorar o DIA DO SERVIDOR PÚBLICO a Escola Municipal Miguel Matias realizou na sexta-feira 287, uma grande festa RETRÔ, lembrando os anos 70, 80 e 90, com muita alegria e disposição por parte dos servidores da instituição e alguns convidados, como a prefeita Pauline Pereira, a chefe de gabinete Luciana Ferreira, o vereador André Nascimento e o procurador do município José Maria Filho.
 
Foi uma noite sexta-feira, mas o que marcou mesmo foram os grandes hits e lembranças que fez os participantes viajarem no tempo lembrando os inesquecíveis “Embalos de sábado à noite”.

A pista foi comandada pelo DJ Canela, que tocou grandes sucessos das Discotecas nacionais e internacionais. Boas conversas, coas companhias, regadas a boa música e doces lembranças de grandes épocas.

O diretor da instituição, professor Luciano Torres agradeceu a presença de todos, e aproveitou o momento para também parabenizar a toda sua equipe pelo empenho e dedicação em suas funções em mais um ano de trabalho na escola.

Também participaram do evento a secretária de educação Graciene Alencar, o secretário de Cultura Márcio José e o secretário de Infraestrutura Josenildo Barbosa.

Paróquia de Santa Luzia realizou mais uma Romaria de Nossa Senhora da Luz no Jequiá do Fogo

A Paroquia de Santa Luzia realizou neste domingo 29 de outubro mais uma edição da tradicional romaria de Nossa Senhora da Luz no Jequiá do Fogo.

Logo pela manhã ônibus de várias cidades da região chegaram à comunidade para participar da romaria, que é realizada todos os anos na mesma data. Centenas de fiéis participaram do evento católico. A capela atualmente pertence à paróquia Santa Luzia. 

A Romaria de Nossa Senhora da Luz que mais um no foi coordenada pelo Padre Genival Vicente contou também com total apoio da Prefeitura de Campo Alegre.

O padre Genival agradeceu a todo apoio dado pela Prefeita Pauline Pereira em todos eventos da paróquia.
 

Exemplo: Após conseguir aposentadoria beneficiária do Programa bolsa família pede desligamento voluntário

Na ultima Quinta-feira, 26 de Outubro, a beneficiária do Programa Bolsa Família, Josefa Farias, procurou o Setor do cadastro único e Programa Bolsa família para dar um grande exemplo, solicitar o desligamento voluntário do Programa Bolsa Família. No município a atitude tem se tornado comum, onde anteriormente o órgão que administra o programa já registrou outros casos de desligamentos voluntários.

A senhora Josefa Farias informou que vinha lutando para conseguir se aposentar e agora que conseguiu a aposentadoria gostaria de deixar a vaga para que outras pessoas tivessem oportunidade de receber o referido benefício PBF, já que não estão mais com perfil para o Programa.

São gestos de honestidade como este que servem de exemplo a tantas outras famílias do município.

O Desligamento Voluntário do Programa Bolsa Família consiste na decisão única e exclusivamente do responsável familiar em procurar a gestão do Cadastro Único do município para informar o desejo de se desligar do Programa por ter conseguido superar a situação de pobreza antes vivenciada.

domingo, 29 de outubro de 2017

Vereadora Valdilene Simplício tem seu nome destacado em página de seu partido o DEMOCRATAS

Em sua página oficial no Facebook, o Juventude Democratas Alagoas, núcleo do partido DEMOCRATAS fez uma homenagem no ultimo dia 25 de outubro a Jovem vereadora por Campo Alegre, pela sua brilhante atuação como vereadora no município.

Valdilene tem 25 anos de idade venceu as eleições em 2016 como vereadora, é estudante de direito e muito atuante em seu município. 

É destaque pela forma que faz política, acompanhando todas as novidades e projeto de políticas públicas voltada a juventude, e também faz parte do grupo de Juventude Alagoana incentivador de políticas para juventude, além de está sempre antenada com novas ideias, trazendo novidade para sua cidade.

 “A vereadora Valdilene transformou a forma de fazer política em Campo Alegre, em defesa da juventude e acompanha a pauta sobre os direitos das mulheres em seu município. Se destacou tanto que o partido indicou o seu nome para compor a comissão em defesa das mulheres a nível nacional”. Declarou Clewinho Cavalcante.

Capacitação: Técnicos de Campo Alegre participaram de curso sobre captação de recursos

Com o objetivo de aprimorar conhecimentos e aprender mais sobre a apresentação de projetos e captação de recursos, agentes de desenvolvimento municipais  de Alagoas, participaram no período de 26 a 27 de outubro de 2017, do CURSO DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS, promovido pelo SEBRAE – AL, ministrado na Unidade do Sebrae em Arapiraca.

A capacitação promove o intercâmbio de informações entre os profissionais de outros municípios alagoanos e reforça um dos compromissos das gestões das prefeituras e do Sebrae com a melhoria das condições de trabalho e ainda a qualificação do corpo técnico e faz parte do treinamento em função do projeto de extensão dos agentes de desenvolvimento municipais.

O curso foi realizado através da I9 Treinamentos e apresentou o passo a passo de todo o processo de captação de recursos, seja à fundo perdido, ou mediante financiamento público e privado.

Representando o município de Campo Alegre, a Gerente Municipal de Convênios, Letícia Maria Santos do Nascimento, o agente administrativo, Ricardo dos Santos Rocha foram inscritos no curso por demanda do Prefeita Pauline Pereira, que entende ser imprescindível a qualificação técnica para que o município possa se desenvolver e levar progresso para o povo de Campo Alegre.

Traçado para facilitar apresentações de projetos aos programas ofertados pelo Governo Federal e por instituições públicas e privadas, o curso faz parte do programa estadual de qualificação de agentes de desenvolvimento municipais empreendidos pelo Sebrae Alagoas.

O curso foi conduzido pelo consultor Murillo de Miranda Basto Neto, e teve aulas práticas em ambiente de treinamento para estudo de casos concretos e simulações em ambiente de capacitação.

Durante o treinamento são abordadas vertentes que movimentam o Orçamento público e privado,  como captação de recursos, auxiliar na elaboração de projetos e facilitar a execução e aplicação dos recursos.
 

sábado, 28 de outubro de 2017

Prefeitura de Campo Alegre realiza mais uma ação da campanha de erradicação do trabalho infantil

A Prefeitura de Campo Alegre segue realização ações da campanha de erradicação do trabalho infantil. Neste sábado 28 de outubro foi realizada mais uma ação,  através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Programa Criança Feliz e Conselho Tutelar, através da socialização de informações, panfletagem e fixação de cartazes em estabelecimentos comerciais na feira de Campo Alegre, onde há maior incidência do trabalho Infantil.

Na feira-livre ainda é comum à prática dos carregos ou fretes assim como nas bancas de alguns feirantes e também ressaltando que na roça principalmente na cata do feijão existe muito ainda essa prática ilegal.

Na ocasião foi socializado sobre o tema Trabalho Infantil, explicando o porquê das crianças e Adolescentes não poder trabalhar a não ser como menor aprendiz, quais as consequências e o quanto pode prejudicá-los fisicamente devido ao peso que carrega prejudicando seu desenvolvimento. 

O trabalho infantil psicologicamente afetará o seu humor e estado emocional tanto pelo cansaço como por ter que repassar seu apurado para seus pais ou responsável não ficando com nada e como consequência de tudo isso faltar as aulas pelo cansaço e fadiga proporcionando um baixo rendimento Escolar.

O Art. 4º do ECA - (Estatuto da Criança e do Adolescente) define bem a responsabilidade de todos com as crianças e os adolescentes. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral, do poder público assegurar com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes a vida, a saúde, a alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, a profissionalização, a cultura, a dignidade, ao respeito, a liberdade, e a convivência familiar e comunitária.

O objetivo primordial de dar continuidade a essa Campanha é erradicar as várias formas de trabalho infantil, além de sensibilizar toda a população e conscientizar da importância da DENÚNCIA que pode ser anônima ao CREAS, Conselho Tutelar, Ministério Público e DISQUE 100, protegendo assim os direitos violados dessas crianças e adolescentes.

É de grande prioridade do Município da continuidade a essa campanha com toda a rede de garantia de direitos, buscando assim uma melhor qualidade de vida biopsicossocial para nossas crianças e adolescentes de Campo Alegre e Distrito de Luziápolis.

Alunos da rede municipal participam da 2ª avaliação diagnóstica do programa novo mais educação

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre está realizando a 2ª Avaliação Diagnóstica do Programa Novo Mais Educação para os 2.350 estudantes cadastrados na Adesão do Programa pelas Escolas da Rede Municipal de Ensino. As avaliações tiveram início no dia 23 e estendem-se até a próxima terça-feira, 31 de outubro.

Esta é a segunda avaliação realizada e está sendo aplicada para os estudantes do 1º ao 3º ano, Letramento I - estudantes do 4º ao 6º ano e Letramento II - estudantes do 7º ao 9º ano, distribuídas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

As Avaliações de Diagnóstico de Alfabetização são extraídas do próprio Sistema de Monitoramento CAED- Programa Novo Mais Educação. A primeira avaliação ocorreu em julho deste ano e já teve os resultados disponibilizados as escolas para análise. 

Além disso, contribui para que os professores e mediadores tenham  um parâmetro de como os alunos estão no tocante aprendizagem e também para avaliar o resultado das práticas pedagógicas em sala de aula.

Após a aplicação das avaliações, cada Instituição de Ensino deverá inserir o resultado das informações sobre o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática no Sistema do CAED - Programa Novo Mais Educação para análise e diagnóstico, verificando quais habilidades já foram desenvolvidas e as que ainda não foram atingidas pelos alunos, bem como possibilitar a demarcação de metas curriculares a serem alcançadas para melhorar a aprendizagem. 

O prazo para que as escolas façam a avaliação dos estudantes inscritos no Novo Mais Educação e lancem os resultados no sistema de monitoramento do programa é 17 de novembro. 

De acordo com a Coordenadora do Programa Novo Mais Educação, Professora Jane Cleide Vicente. “A partir desses resultados, teremos mais embasamento para dar continuidade as ações e a Formação Continuada dos Mediadores, fazendo as intervenções necessárias acerca das habilidades exigidas”.

O Programa

O Programa Novo Mais Educação tem como finalidade principal contribuir para a alfabetização, ampliação do letramento e melhoria do desempenho em Língua Portuguesa e Matemática das crianças e dos adolescentes, por meio de acompanhamento pedagógico específico; redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar; melhoria dos resultados de aprendizagem do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais; e ampliação do período de permanência dos alunos na escola.