Durante os dias 21 e 22 de setembro, professores e técnicos da Rede Pública Municipal de Ensino, participaram do 2º encontro de Formação Intermunicipal sobre Ensino e Aprendizagem de Matemática. O evento ocorreu no Clube Municipal de Junqueiro e foi realizado pelas secretarias de Educação dos municípios de Campo Alegre, Junqueiro e Teotônio Vilela.
A formação foi ministrada pela Professora Ana Ruth Starepravo que abordou o tema: “Desenvolvimento do cálculo mental” e teve como objetivo propor aos educandos diversas maneiras de construção de conhecimento e assim desenvolver a autonomia intelectual do aluno.
A formadora aposta em uma metodologia de situações problema, desafios que instiguem os alunos a descobrir conceitos, de forma que o conhecimento seja um jogo de descoberta, tentativa e erro.
Segundo a Ana Ruth, “O jogo traz o prazer da descoberta e de se sentir capaz. Estimula a estabelecer e coordenar relações. O estudante é levado a compreender regras e objetivos, interpretar informações, criar estratégias, correr riscos, tomar decisões, mudar de ideia, ganhar e perder e superar-se”.
O evento contou com a participação das Secretárias Municipais de Educação, Graciene Alencar (Campo Alegre), Estela Celina (Junqueiro), Noêmia Pereira (Teotônio Vilela), Técnicos da SEMED, Coordenadores Pedagógicos Professores Formadores e Professores do Ensino Fundamental (anos iniciais) dos municípios de Junqueiro, Teotônio Vilela e Campo Alegre.
Para a Secretária de Educação de Campo Alegre, Professora Graciene Alencar, “as formações continuadas são muito importantes, pois tem oportunizado aos educadores uma melhor reflexão acerca do processo de ensino aprendizagem, e com isso, conseguem aceitar o novo de forma construtiva para melhoria da prática e dos avanços dos educandos em seu processo de aprendizagem”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.