Iniciando o ano letivo de 2016, a Secretaria Municipal de Educação de Campo alegre - SEMED, realizou nesta segunda-feira 01 de Janeiro, no auditório da Escola Municipal Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães, o I SEMINÁRIO sobre a BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC, com uma palestra acerca do tema, proferida pela especialista Professora Iracilda Almeida, onde estiveram presentes, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e a equipe técnica da SEMED, reunindo aproximadamente 500 participantes.
A BNCC é parte do currículo e define o que deve ser aprendido pelos educandos, pois orienta a formulação do Projeto Pedagógico da escola. É a partir dessa base que os professores poderão escolher os melhores caminhos de como ensinar e, também, a parte diversificada precisa ser agregada nesse processo de aprendizagem e desenvolvimento dos seus educadores.
Legalmente, esta base esta fundamentada na Constituição Federal, art.210; na LDBEN – Lei de Diretrizes Bases, e art. 14; Plano Nacional de Educação (PNE), onde estabelecem diversas estratégias a construção de uma proposta de direitos e objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento, coordenado pelo MEC e que deve ser encaminhada, ate Junho de 2016 para o Conselho Nacional de Educação; o que também está propondo no PME de Campo Alegre.
Lembrando ainda, que um de seus objetivos é garantir os direitos iguais á educação para todos, visto que a construção do citado documento e plural, pois participaram diversos atores, de varias comunidades, vários conhecimentos e experiências. E desse jeito que se pode garantir efetivamente um currículo comum a todos/as, respeitando a singularidade local.
A Base Nacional Comum demandará mudanças também, na formação material didático e tecnológico e ainda a reestruturação das instituições Educacionais.
A Professora palestrante deixou muito evidente que: a REDE é quem vai garantir a aplicabilidade da BNCC na escolas conforme o seu referencial construído e ainda o que deve seta neste documento, o que realmente a escola vai ensinar, para o educandos terem o direito a aprendizagem.
Durante toda essa 1ª semana, teremos a BNCC em movimento. Os trabalhos continuarão na terça e quarta com gestores, coordenares e professores, por área e do 1º ao 5º ano; na quarta à tarde e a vez da educação infantil.
Os demais dias serão mais específicos para as escolas com sua equipe de trabalho, direcionado os trabalhos para o ano letivo.
A BNCC é parte do currículo e define o que deve ser aprendido pelos educandos, pois orienta a formulação do Projeto Pedagógico da escola. É a partir dessa base que os professores poderão escolher os melhores caminhos de como ensinar e, também, a parte diversificada precisa ser agregada nesse processo de aprendizagem e desenvolvimento dos seus educadores.
Legalmente, esta base esta fundamentada na Constituição Federal, art.210; na LDBEN – Lei de Diretrizes Bases, e art. 14; Plano Nacional de Educação (PNE), onde estabelecem diversas estratégias a construção de uma proposta de direitos e objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento, coordenado pelo MEC e que deve ser encaminhada, ate Junho de 2016 para o Conselho Nacional de Educação; o que também está propondo no PME de Campo Alegre.
Lembrando ainda, que um de seus objetivos é garantir os direitos iguais á educação para todos, visto que a construção do citado documento e plural, pois participaram diversos atores, de varias comunidades, vários conhecimentos e experiências. E desse jeito que se pode garantir efetivamente um currículo comum a todos/as, respeitando a singularidade local.
A Base Nacional Comum demandará mudanças também, na formação material didático e tecnológico e ainda a reestruturação das instituições Educacionais.
A Professora palestrante deixou muito evidente que: a REDE é quem vai garantir a aplicabilidade da BNCC na escolas conforme o seu referencial construído e ainda o que deve seta neste documento, o que realmente a escola vai ensinar, para o educandos terem o direito a aprendizagem.
Durante toda essa 1ª semana, teremos a BNCC em movimento. Os trabalhos continuarão na terça e quarta com gestores, coordenares e professores, por área e do 1º ao 5º ano; na quarta à tarde e a vez da educação infantil.
Os demais dias serão mais específicos para as escolas com sua equipe de trabalho, direcionado os trabalhos para o ano letivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.