quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Paróquia Bom Jesus dos Aflitos realizará festa do glorioso São Francisco de Assis de 01 a 04 de Outubro

O Padre Cristiano Firmino Nóia (pároco local), convida a todas as famílias, movimentos e comunidades  da Paróquia  Bom Jesus dos Aflitos, para celebrar com fervor, dedicação e alegria, a festa em honra a nosso glorioso São Francisco de Assis, que se realizará de 01 a 04 de outubro de 2015. O tema deste ano é: “São Francisco de Assis, homem da misericórdia e amigo da natureza”.

Todas as noites terão: quermesse, comidas típicas e a participação de todas as comunidades e movimentos.
Programação:

Dia 01/10/2015 (Quinta-feira)
08 às 17 horas – Adoração ao Santíssimo Sacramento;
17 horas – Celebraçao Eucarística
Hasteamento da Bandeira – Após a Missa
Participação da Filarmônica Emeriato Pereira
Noiteiro: Homens do Terço
Quermesse
Dia 02/10/2015 (Sexta-feira)
18h00min – Recitação do Terço;
19 horas – Celebração Eucarística
Noiteiros: Apostolado da Oração e Renovaçao Carismática
Quermesse
Dia 03/10/2015 (Sábado)
18 horas – Recitação do Terço;
19 horas – Celebração Eucarística;
Noiteiros: Legião de Maria, Mãe Rainha e Grupo de Jovens
Apresentação: Filarmônica Emeriato Pereira
Quermesse
Dia 04/10/2015 (Domingo)
15 horas – Recitação do Terço;
16 horas – Celebraçao Eucarística;
Noiteiros: Grupo de Liturgia e Comunidades
Encerramento com a Banda JUBPAZ (Chã da Imbira)
Quermesse
Realização:
Paróquia Bom Jesus dos Aflitos
Padre Cristiano Firmino Nóia – Pároco
Dom Valério Breda – Bispo Diocesano
Apoio:
Prefeitura Municipal

Pe. Cristiano Firmino Nóia

Criminosos explodem caixas eletrônicos e roubam dinheiro do Banco do Brasil de Campo Alegre

Quantia levada pelo bando ainda não foi revelada pela gerência do banco. População da cidade viveu momentos de pânico com a ação dos bandidos

Por volta das 03 horas da madrugada desta quarta-feira (30), criminosos, fortemente armados, explodiram pelo menos dois terminais eletrônicos da agência do Banco do Brasil situada no centro da cidade de Campo Alegre.

De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar, o bando chegou em dois veículos à cidade, uma Hilux de cor prata  e uma S10 também de cor prata e placas não anotada e iniciaram a ação que durou aproximadamente 20 minutos.

Antes de invadir o banco, a quadrilha esteve no Grupamento de Polícia Militar (GPM) da cidade, e atiraram várias vezes contra o prédio e uma viatura, “ainda ameaçaram os policiais, mandado que eles saíssem do prédio pra morrer”, relatou um morador da cidade, dizendo que parte do bando permaneceu na frente do GPM até que os caixas explodiram.

Dois caixas eletrônicos da agência foram destruídos pela explosão e os demais foram danificados. O valor subtraído do local ainda não foi contabilizado pela gerencia do banco.

Ainda próximo a agência os elementos realizaram vários disparos contra um veículo que encontrava-se estacionado em frente a uma residência, o mesmo teria acionado o alarme após o barulho das bombas, e assim os meliantes disparam contra o carro na tentativa de parar o alarme.

Já pela manhã o Grupamento Anti Bombas da Polícia Militar de Alagoas esteve na agência para remoção de um artefato que não teria detonado na ação.



terça-feira, 29 de setembro de 2015

Secretaria de Educação realiza Mobiliza Campo Alegre visando à realização da Prova Brasil 2015

Desde o mês de julho quando da reunião promovida pela 2ª Coordenadoria Regional de Educação, onde a Secretaria Municipal de Educação - SEMED esteve representada pelas técnicas Andreia Santos e Ângela Marta Ribas, Campo Alegre intensificou suas ações junto à comunidade escolar discutindo a relevância da aprendizagem do ensino, da avaliação de larga escala (Prova Brasil), do planejamento de ações das politicas educacionais e de tudo mais discutido no projeto Alagoas Mobiliza.

A comunidade escolar (pais, estudantes, funcionários e servidores) foi convidada a refletir sobre a nota do IDEB, o que implica a essa nota, o dia da prova e todas as ações que a escola está desenvolvendo para a melhoria da qualidade de ensino do município.

Para tanto, foi instituído o dia do Alagoas Mobiliza na Escola – onde cada escola escolheu durante os meses de agosto e setembro, um dia do mês para a escola promover junto à comunidade escolar debates sobre as questões relacionadas à melhoria do ensino e da educação de Campo Alegre.

Em convergência com esta ação desenvolvida pelas escolas com a comunidade, a SEMED de Campo Alegre vem desenvolvendo várias ações mobilizando todo setor pedagógico, oferecendo formação continuada em Língua Portuguesa e Matemática para os professores de 5º/9º anos, simulados, maratonas e laboratório de aprendizagem, para melhor preparar o alunado para a Prova Brasil de 2015, com vistas a melhorar a qualidade de ensino e de aprendizagem.

Muitas outras ações pertinentes à melhoria da qualidade do ensino e de aprendizagem vêm sendo desenvolvidas pela SEMED de Campo Alegre nos últimos três anos, entre elas: reformas e manutenção das escolas, construção de novos prédios, aquisição e de merenda escolar de qualidade, atividades esportivas e culturais através de vários projetos entre eles o Mais Educação, formação continuada de gestores escolares e educadores, informatização de programas, projetos e ações, como o Diário Digital e outros.

Tecnologia: Diário Digital, uma realidade nas escolas da rede de ensino em Campo Alegre

Na atual conjuntura sociocultural, o conhecimento tornou-se cada vez mais dinâmico e compartilhado, com a chegada das tecnologias da comunicação e da informação (TIC’s). Essas ferramentas tecnológicas vêm sendo inseridas no cotidiano escolar, desenvolvendo habilidades e competências, tanto com educandos quanto com profissionais da educação, oportunizando a construção de conhecimentos significativos para o convívio na sociedade.

Para atender esta nova realidade, profissionais da Secretaria Municipal de Educação - SEMED de Campo Alegre desenvolveram o diário digital automatizado para dinamizar o preenchimento dos diários de classe.

Todas as unidades escolares de Campo Alegre estão utilizando o diário digital tendo em vista a sua praticidade e redução do tempo, para cálculos e preenchimento.

O diário de classe digital proporciona alguns benefícios para os professores que dele se utilizam como, por exemplo, a contagem automática do número de faltas dos alunos, da quantidade de aulas dadas, o cálculo das médias, bem como o vínculo dos dados que devem constar em mais de uma planilha. Esses são os principais fatores que tem motivado os educadores das escolas de educação básica, a utilizarem o diário digital em sua rotina diária.

O professor Leandro Madeiro, Gerente de Programas e Convênios explicou que no primeiro momento a reação dos profissionais da educação foi de preocupação, a maioria tinham receio que a nova ferramenta fosse dá mais trabalho, no entanto depois de familiarizados com o Diário Digital Automatizado, vários profissionais tem relatado a melhoria do processo de preenchimento dos diários de classe com o diário digital, pois além de construir novos conhecimentos técnicos, se beneficiam com a redução do tempo para essa tarefa burocrática da rotina escolar.

A professora do maternal, Ana Lucia dos Santos do Centro de Educação Infantil Lizete Alves Ferreira no Distrito de Luziápolis, disse, “a inovação no início assustou, mas com a prática a gente domina as técnicas, quando fazemos algo errado a forma de corrigir é super prática, antes a gente tinha que refazer tudo de novo, não podia ter rasuras no diário impresso. O diário digital foi uma grande aquisição da SEMED, estou muito satisfeita com a agilidade e praticidade que ele nos proporciona”, destacou a professora.

Já o professor Josuel Farias da Escola Municipal Professora Zenóbia Ferreira da Silva, reafirmou os benéficos elencados pela colega, destacou a agilidade e a praticidade que o mesmo propicia aos educadores.

O Coordenador de Planejamento e Gestão Educacional professor Marcos Cavalcante, explicou que, investir em tecnologia a serviço da educação tem significado para o município de Campo Alegre, além de conhecimentos a serem construídos, rapidez na execução dos programas projetos e ações cotidianas, melhorando significativamente a comunicação as informações.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Por indicação do governador do estado prefeita Pauline Pereira toma posse no Conselho Estadual do Fundeb

A prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira (PSDB), foi empossada nesta segunda-feira 28, como membro do Conselho Estadual do FUNDEB. Pauline assumiu mais um compromisso de grande responsabilidade por indicação do governador Renan Filho que escolheu a prefeita para a função de conselheira representando todos os prefeitos de Alagoas.

No conselho a prefeita terá o compromisso mensal em participar de reuniões programadas para as segundas segundas-feiras de cada mês.

O Conselho

O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb é um colegiado, cuja função principal, segundo o art. 24 da Lei nº 11.494/2007, é proceder ao acompanhamento e controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo, no âmbito de cada esfera municipal, estadual ou federal.

O Conselho não é uma unidade administrativa do Governo, assim, sua ação deve ser independente e, ao mesmo tempo, harmônica com os órgãos da administração pública local.

É importante destacar que o trabalho do Conselho do Fundeb soma-se ao trabalho das tradicionais instâncias de controle e fiscalização da gestão pública.

Entretanto, o Conselho do Fundeb é uma nova instância de controle, mas sim de representação social, não devendo, por conseguinte, ser confundido com o controle interno, executado pelo próprio Poder Executivo, nem com o controle externo, executado pelo Tribunal de Contas na qualidade de órgão auxiliar do Poder Legislativo, a quem compete a apreciação das contas do Poder Executivo.

O controle a ser exercido pelo Conselho do Fundeb é o controle direto da sociedade, por meio do qual se abre a possibilidade de apontar, às demais instâncias, falhas ou irregularidades eventualmente cometidas, para que as autoridades constituídas, no uso de suas prerrogativas legais, adotem as providências que cada caso venha a exigir.

Nota Pública: Conselho Municipal de Saúde vem a público manifestar-se com relação aos cortes de recursos da área da saúde, por parte do Governo Federal

O Conselho Municipal de Saúde vem a público manifestar-se com relação aos cortes de recursos da área da saúde, por parte do Governo Federal. É importante contextualizar o cenário brasileiro com o intuito de esclarecer a população sobre a situação do Brasil.

O orçamento previsto para a CÂMARA DOS DEPUTADOS no ano de 2015 é de R$ 5.362.325.807,00 de reais, o orçamento previsto para o SENADO FEDERAL é de R$ 3.916.377.597,00 de reais. Somados, estes orçamentos ultrapassam os 9,2 bilhões de reais para atender as duas casas. Abaixo segue o detalhamento das despesas das duas casas.

Senadores
Subsídio mensal
R$ 26.512,09. Além dos 12 salários por ano e do 13º, cada senador recebe o mesmo valor no início e no final de cada sessão legislativa, ou seja, 14º e 15º salários.

Funcionários
Cada gabinete tem direito à contratação de 11 profissionais, sendo seis assessores parlamentares e cinco secretários parlamentares. Um assessor parlamentar ganha R$ 8 mil brutos e um secretário, 85% desse valor.

Verba Indenizatória
R$ 15 mil. Recursos para uso em gastos nos estados, com aluguel, gasolina, alimentação.

Auxílio-moradia
R$ 3.800. Têm direito os senadores que não moram em apartamentos funcionais. o em Brasília.

Cota postal
A cota postal varia segundo o número de eleitores do estado. O senador do estado menos populoso (AP), em termos de números de eleitores, tem direito a uma cota de R$ 4 mil/mês. Um senador do estado mais populoso (SP) tem direito a usar até R$ 60 mil/mês. O pagamento da postagem é feito diretamente pelo senado aos Correios, mediante comprovação da postagem, não havendo repasse de recursos.

Cota telefônica
Cada senador tem direito a R$ 500 mensais.

Passagens aéreas
Verba variável, dependendo do estado pelo qual o senador foi eleito. O valor mínimo é de R$ 4,3 mil (para os eleitos pelo Distrito Federal) e máximo de R$ 16 mil, para os do Acre.

Combustível
Todo senador tem direito a 25 litros de combustível por dia.

Gráfica
Cada senador tem direito a uma cota de serviços gráficos, na Gráfica do Senado, para material estritamente relativo à atividade parlamentar, de R$ 8.500 por ano.

Jornais e revistas
Nos dias úteis, cada senador recebe cinco publicações, entre jornais e revistas.

Deputados
Subsídio mensal
R$ 26.500. Além dos 12 salários por ano e do 13º, cada deputado recebe o mesmo valor no início e no final de cada sessão legislativa, ou seja, 14º e 15º salários.

Verba de gabinete
R$ 60 mil, Verba destinada ao pagamento dos funcionários de gabinete. Cada deputado tem direito a empregar de 5 a 25 pessoas em seu gabinete, mas com salários que não ultrapassem o somatório da verba e que não sejam inferiores ao mínimo.

Verba indenizatória
R$ 15 mil. Recursos para uso em gastos nos estados, com aluguel, gasolina, alimentação.

Auxílio-moradia
R$ 3 mil. Têm direito os deputados que não moram em apartamentos funcionais.

Cota postal e telefônica
R$ 4.2687,55 para deputados, e R$ 5.513,09 para líderes e vice-líderes da Câmara, presidentes e vice-presidentes de comissões permanentes da Casa. A cota é mensal, mas, se não utilizada naquele mês, acumula para o seguinte.

Passagens aéreas
Verba variável, dependendo do estado pelo qual o deputado foi eleito. O valor mínimo é de R$ 4,3 mil (para os deputados eleitos pelo Distrito Federal) e máximo de R$ 16 mil, para os do Acre.

Gráfica
Cota de R$ 6 mil.

Jornais e revistas
Nos dias úteis, cada deputado recebe cinco publicações, entre jornais e revistas.

Com base nos dados acima, é importante também levar em consideração que:

• Segundo o Banco Central, 28,2% dos trabalhadores brasileiros recebem o salário mínimo (R$788,00) e 54,4% ganham de um a três salários mínimos.

• Que o salário de um único parlamentar é quase 34 vezes maior que o salário mínimo vigente;

• Que nenhum outro trabalhador no país tem 14º e 15º salários;

• Que estes trabalhadores custeiam todas as suas despesas e de suas famílias com seus salários;

• Que um corte de apenas 15% do orçamento das duas casas (Câmara e Senado Federal) representaria um retorno de R$ 1,3 bilhões de reais aos cofres público;

• Que a grande maioria da população brasileira, e principalmente aquela que recebe até 3 salários mínimos é usuária do Sistema Único de Saúde.


''Na última reunião do Conselho Municipal de Saúde, decidimos tirar uma nota referente aos cortes de recursos da área da saúde, por parte do Governo Federal. Vamos enviá-la aos Conselhos Estadual e Nacional de Saúde, a Câmara dos Deputados, Senado Federal e Gabinete da Presidência da República'', afirmou Jayran Almeida, presidente do Conselho Municipal de Saúde. 

''Somos veementemente CONTRÁRIOS AOS CORTES DE RECURSOS de uma área essencial como a SAÚDE. Ao mesmo tempo, chamamos a sociedade brasileira à responsabilidade, bem como seus representantes (parlamentares) a cumprirem seu verdadeiro papel, o de propor melhorias a população. Havendo a necessidade de corte de gastos do orçamento público, que sejam as regalias custeadas com recursos públicos, pagas aos parlamentares das duas casas'', concluiu.

sábado, 26 de setembro de 2015

Confira o Edital nº 006/2015 que convoca Mesários para o dia da Eleição do Conselho Tutelar de Campo Alegre

A Comissão Especial do Processo de Escola em Data Unificada para Conselheiro Tutelar, constituída na forma da Resolução nº. 07/2015, do Conselho Municipal dos Direitos  da Criança e do Adolescente de Campo Alegre/AL, convoca os Eleitores relacionados abaixo para atuarem como Presidentes e Mesários, respectivamente, no Processos de Escola opara Conselheiro Tutelar de Campo Alegre, no dia 4 de outubro de 2015, das 08:00 às 17:00 horas.

No dia da votação, os servidores deverão estar nos respectivos locais de votação com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos.

Ficam desde já convocados os referidos servidores para participar de reunião que se realizará no dia 29 de setembro de 2015, às 09:30 horas, no Centro Social de Campo Alegre - CESCA, situado à Avenida Prefeita Jorge Cavalcante Madeiro, nesta cidade, cujo objetivo é orientar aos procedimentos a serem adotados durante a votação.
RELAÇÃO DOS PRESIDENTES E MESÁRIOS DAS MESAS RECEPTORAS:


sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Política: Prefeita Pauline Pereira reúne 19 partidos que declaram apoio a sua reeleição

Reunião contou com dezenas de pré-candidatos a vereadores. Evento marcou campanha de filiação do PSDB e outros partidos
 
Pensando nas eleições 2016, a prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira (PSDB) reuniu nesta sexta-feira 25 de setembro em sua casa, vários presidentes de partidos e pré-candidatos a vereadores nas eleições do próximo ano para junto planejarem as eleições da majoritária e proporcional. O encontro contou com a presença também do vice-prefeito James Matias (PP), e com o apoio declarado por 14 dos atuais 15 vereadores do município.

Durante o encontro a prefeita Pauline Pereira facultou a palavra para os presidentes das siglas presentes e recebeu declarações de apoio de todos os partidos.

O primeiro a falar foi o presidente do DEM, vereador Benedito Roberto, “Queremos confirmar o nosso apoio à reeleição da prefeita Pauline Pereira que vem fazendo um grande trabalho em Campo Alegre”, destacou o vereador.

Outro que também falou foi o vereador Alan do Lucinho do PROS - “Juntos seremos fortes para continuar a desenvolver o nosso município”. 

Honaldo Alves do PDT declarou, “O nosso partido apóia Pauline Pereira sem sombras de duvidas”. 

O PMDB partido do governador Renan Filho agora presidido no município pelo ex-vereador Toinho da Saúde também participou da reunião, “Estamos aqui para dar todo apoio e fortalecer esse grupo em prol de Campo Alegre”, disse Toinho.

O Pastor Flávio Rui presidente do PPS destacou, “Na majoritária por uma questão de consciência já declaramos nosso apoio a prefeita Pauline Pereira e estamos buscando filiações para fortalecer o nosso partido”. 

O PR presidido pelo vereador Severino Mariano também participou da reunião e renovou seu compromisso para em 2016 mais uma vez marchar junto a Pauline Pereira. 

Já o vereador Arquelino Cesar recém filiado ao PRB também assumiu seu compromisso em apoiar a candidatura majoritária da atual prefeita “Diante de todos estamos firmando o nosso compromisso com a prefeita Pauline Pereira para o pleito do próximo ano”, destacou o vereador. 

O pré-candidato a vereador Jelvane Medeiros do PPL também usou da palavra e disse - “Não devemos mexer com time que tá ganhando por isso o PPL se coloca à disposição para marchar juntos com a prefeita para um só objetivo”. 

O vereador James Miolo do PTB - parabenizou a prefeita Pauline pela adesão de tantos partidos em apoio à sua candidatura e para o legislativo e ainda destacou, “Tenho certeza que os 15 vereadores eleitos para a próxima legislatura sairão desses partidos que hoje estão aqui”. 

O vereador Zé Braz do PRTB disse - “Seria eu injusto com o povo de Campo Alegre se não aderisse uma gestão que vem transformando Campo Alegre e assim assumo total apoio à reeleição da prefeita Pauline Pereira”. 

O PSB representado na reunião pelo ex-vereador Alvinho Guimarães e pela vereadora Kellyn Rafaella também renovaram o seu apoio mais uma vez a reeleição da prefeita Pauline e de seus candidatos a vereadores. 

Claudio Dacosta do PTN destacou - “Todos que estão aqui estão como principal objetivo a continuação do desenvolvimento de Campo Alegre”.

Ainda usaram da palavra, Jura - PSDB, G Correia (PP), Joelson Guedes - PSD, Joseano Gonçalves - PT, Adenilson Celestino - PSDC - Til do Camburão - PTC, PT do B - Ramilson da Adefical.

O evento reuniu representantes dos seguintes partidos: PSDB, PMDB, PP, DEM, PDT, PTB, PROS, PSB, PT, PPS, PR, PRB, PRTB, PSD, PSDC, PSL, PTN, PT do B e o PTC.

Eleitorado

Ainda na reunião foram apresentados números relacionados ao eleitorado atual do município de Campo Alegre. Atualmente Campo Alegre conta com o eleitorado de 21.884 eleitores, sendo 13.944 na sede do município e povoados, 7.294 eleitores em Luziápolis e 646 eleitores no Povoado Chã da Imbira.



Confira o modelo das cédulas de votação da Eleição do Conselho Tutelar de Campo Alegre e Luziápolis

De acordo com estabelecido em Edital, a ordem dos candidatos na cédula segue a ordem de classificação na prova Objetivo realizada com os candidatos. Segue abaixo o modelo das cédulas:


quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Sala do Empreendedor de Campo Alegre se prepara para o Movimento Compre do Pequeno Negócio

Na Ultima segunda-feira 21 de setembro, a Sala do Empreendedor do Município de Campo Alegre recebeu a visita da Consultora Denise Mônica Ferreira do SEBRAE Alagoas, na ocasião a Consultora realizou um diagnostico da Sala do Empreendedor e a entrega do material para o Movimento Compre do Pequeno Negócio para a Responsável da Sala do Empreendedor Cristina Roberto e para o Agente de Desenvolvimento Denis Souza. 

O Movimento Compre do Pequeno Negócio acontecerá em todo o Brasil no dia 05 de outubro com o objetivo de valorização das pequenas empresas que, diariamente, abrem suas portas, geram empregos, produzem riquezas, movimenta a economia e impulsionam o desenvolvimento. 

O Movimento Compre do Pequeno Negócio é uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância de comprar dos pequenos negócios. Uma simples escolha capaz de transformar o país.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Dia de Campo marca o início da coleta da primeira soja plantada em Alagoas a ser exportada para a Europa

Produtores do estado já planta soja em aproximadamente 200 hectares de terras nos municípios de Campo Alegre, Teotônio Vilela, Junqueiro e Porto Calvo

Na manhã desta terça-feira 22, foi realizado um Dia de Campo para comemorar o início da colheita de soja produzida na Fazenda Ribeira no município de Campo Alegre. A área de mais de 50 hectares pertence ao empresário Everaldo Tenório, que, na oportunidade, anunciou a comercialização da sua produção para países da Europa.

Na avaliação do empresário, a localização de Alagoas favorece o Estado como produtor de soja para outros estados do Brasil e para o exterior. “O terminal de escoamento de grãos inaugurado em Sergipe fica a 300 quilômetros de algumas áreas onde a soja é produzida em Alagoas. Em nenhum outro lugar do Brasil as plantações de soja ficam tão próximas de um terminal de cargas. São distâncias de até dois mil quilômetros”, destacou Tenório.

“Vamos colher entre 45 e 50 sacas de soja por hectare, o que está dentro da média nacional. Negociamos a produção com um grupo de investidores da Rússia, por cerca de R$ 80 a saca. Posso dizer que, hoje, vale a pena produzir soja em Alagoas. Isso vai causar uma transformação muito grande na região de Campo Alegre, Teotônio Vilela e Junqueiro, onde hoje plantamos a soja não transgênica”, disse Everaldo Tenório, que tem 50 hectares de soja plantados em Alagoas.

O secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, destacou que o período de safra da soja em Alagoas também é fator determinante para o sucesso dos empresários que optarem por essa cultura a partir da crise do setor sucroenergético.

“Temos a possibilidade de desenvolvimento, no Estado, de um pólo de produção de sementes de soja para outras regiões do Brasil. Precisamos incentivar a produção, como estamos fazendo agora. Queremos a diversificação, não a substituição da cultura da cana, que continua tendo importância fundamental para o Estado”, afirmou Vasconcelos.

“Estamos hoje colhendo os frutos do trabalho do Governo do Estado em incentivar a diversificação da produção rural. Iniciamos esse trabalho em janeiro, quando estruturamos o Programa de incentivo à Produção de Grãos, com ênfase no milho e na soja”, lembrou Vasconcelos.

Para o secretário municipal de agricultura de Campo Alegre Leonardo Monteiro, o município tem muito que comemorar com esse novo momento que vive no que se refere à diversificação de sua produção agrícola, “sabemos que a cana-de-açúcar ainda é o nosso principal produto da economia local, mas os resultados dessa cultura já não são tão satisfatórios, por isso temos que apostar em cultivar outros produtos como é o caso da soja”, destacou Leonardo.

O evento contou com as presenças de vários produtores rurais de Alagoas e de outros estados como Bahia e Rio Grande do Norte. Também participaram do evento o empresário José Luiz Salgueiro da empresa Terra Soluções agrícolas, parceira da produção, do coordenador do programa de grãos do governo do estado de Alagoas Ibernon Cavalcante, do superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento Eliseu Rêgo, do presidente da Cooperativa Pindorama Clécio Santos, além de vereadores e secretários do município de Campo Alegre e municípios vizinhos.




segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Soja produzida em Campo Alegre será exportada para a Europa

Alagoas planta soja em aproximadamente 200 hectares de terras nos municípios de Campo Alegre, Teotônio Vilela, Junqueiro e Porto Calvo 

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), realiza nesta terça-feira (22), a partir das 9h, um Dia de Campo para colheita de soja na Fazenda Ribeira, no município de Campo Alegre. A área de mais de 50 hectares pertence ao empresário Everaldo Tenório, que, na oportunidade, deverá anunciar a comercialização da sua produção para países da Europa.

O volume de soja a ser colhida na região de Campo Alegre ainda não foi calculado, mas segundo o empresário, já tem sua exportação garantida. Atualmente, Alagoas planta soja em aproximadamente 200 hectares de terra nos municípios de Campo Alegre, Teotônio Vilela, Junqueiro e Porto Calvo. Em 2014, foram produzidas no Estado 10 mil toneladas do grão.

Na avaliação do empresário, a localização de Alagoas favorece o Estado como produtor de soja para outros estados do Brasil e para o exterior. “O terminal de escoamento de grãos inaugurado em Sergipe fica a 300 quilômetros de algumas áreas onde a soja é produzida em Alagoas. Em nenhum outro lugar do Brasil as plantações de soja ficam tão próximas de um terminal de cargas. São distâncias de até dois mil quilômetros”, destacou Tenório.

O secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, lembra que o período de safra da soja em Alagoas também é fator determinante para o sucesso dos empresários que optarem por essa cultura a partir da crise do setor sucroenergético.

“Temos a possibilidade de desenvolvimento, no Estado, de um pólo de produção de sementes de soja para outras regiões do Brasil. Precisamos incentivar a produção, como estamos fazendo agora. Queremos a diversificação, não a substituição da cultura da cana, que continua tendo importância fundamental para o Estado”, afirmou Vasconcelos.

No último dia 9, em parceria com a Embrapa, a Seagri realizou outro Dia de Campo sobre a soja, desta vez para apresentar resultados de pesquisas sobre as melhores variedades a serem produzidas em Alagoas. O encontro foi realizado na propriedade do empresário Edilson Maia em São Miguel dos Campos, onde foram plantadas 48 variedades de soja em uma área de aproximadamente 30 hectares.

“A soja está voltando a Alagoas, mas não para competir com a cana, não para tirar espaço, mas para somar. Acredito que o único caminho para aumentar o volume e a produtividade da cana em Alagoas seja o rodízio do plantio com o milho e a soja. Não tenho dúvidas de que a soja chegou para dar uma grande contribuição para o agronegócio no Estado”, disse Maia, na ocasião.


Esporte: Atletas de Campo Alegre conquistam medalhas na ‎III Copa Esporte Campeão de Jiu-Jitsu‬

Cinco atletas campo-alegrenses conquistaram medalhas na III Copa Esporte Campeão de Jiu-Jitsu disputada do SESC Poço em Maceió.

A competição contou com a participação de quase 300 atletas inscritos divididos em 09 categorias, e a presença VIP do eleito um dos melhores lutadores de Jiu-Jitsu da atualidade, 12x campeão mundial, o atleta Rodolfo Vieira.

O atleta campo-alegrense Léo Batista foi um dos medalhistas conquistando a medalha de ouro na categoria infanto-juvenil. Também conquistaram medalhas os atletas Guilherme Egídio, Alan Madeiro, Edmundo Ferreira e Josinaldo Junior.

“5 atletas e 5 medalhas!! (dois ouros, duas pratas e um bronze). Não há recompensa maior que colher o que plantamos. Sentimento de dever cumprido! Parabéns a todos os competidores!!”, destacou o professor Anderson Sátiro em sua conta na rede social Facebook.

O evento é organizado por uma equipe de Maceió com o apoio do programa de TV Esporte Campeão apresentado pelo ex-lutador Eduardo Canuto.

O evento tem como objetivo promover e preservar a integridade desta arte marcial ressaltando a importância da prática e disciplina física e permitindo que todos os professores e praticantes possam avaliar sua evolução técnica.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Mobilização: Semana de paralisação das prefeituras é encerrada com sucesso

Prefeitos entregaram Carta Municipalista ao governador e representantes da bancada federal e estadual

No dia “D” da mobilização Municipalista, sexta-feira (18), os prefeitos se reuniram durante a manhã na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) para fazer um balanço sobre a semana de paralisação das prefeituras e construir uma Carta Municipalista, que foi apresentada ao Governador e representantes do da bancada federal e estadual à tarde em uma reunião no Palácio Republica dos Palmares. O documento traz um estudo das quedas dos repasses federais, uma análise sobre a situação dos municípios alagoanos e as reivindicações dos prefeitos.

Para presidente da AMA, Marcelo Beltrão, a mobilização, que segue a mesma linha das outras entidades municipalistas do Brasil, continua, mas a semana de paralisação foi encerrada de forma positiva. “Nosso maior objetivo era de alertar a população e divulgar a crise que os municípios estão passando. Mais de 6 festas nos municípios foram canceladas, isso é um reflexo de que os prefeitos estão lutando para alinhar as despesas às receitas”, afirmou Marcelo.

Semana passada, em Assembleia Geral da AMA os gestores definiram pela paralisação das prefeituras, mantendo os serviços básicos à educação como a educação, a saúde e a limpeza pública. Durante a semana, 89 prefeituras fecharam as portas e nesta sexta-feira, dia 18, as demais prefeituras, exceto Maceió, também aderiram à paralisação.

Ao entregar o documento para o governador Renan Filho, o deputado federal Cícero Almeida e a deputada estadual Jó Pereira, o presidente Marcelo Beltrão e os prefeitos presentes foram enfáticos ao dizer que os municípios alagoanos estão passando por momentos difíceis com a crise. A exemplo o município de Satuba, que teve quase 100% dos recursos federais sequestrados para o pagamento de dívidas de gestões anteriores.

A queda da receita, a correção de pisos que estão sendo aprovados pelo Congresso e o subfinanciamento dos 397 programas federais têm dificultado os investimentos prioritários dos municípios.

O governador Renan Filho declarou apoio a todas as solicitações que envolvem o governo estadual, como a desburocratização na liberação dos recursos do Fecoep para atendimento aos municípios, principalmente os vitimados pela seca, possibilidade da aplicação do Fundo para ajudar na contrapartida dos municípios no Garantia Safra e a regularização imediata na distribuição do fornecimento de medicamentos de alta complexidade e insumos. Os prefeitos também pediram ao governador ajuda para o transporte do feijão doado pela Conab.

“O Estado e os municípios estão no mesmo barco, agora precisamos nos unir. E só existem dois caminhos para diminuir a crise, um é reduzir as despesas de verdade, e o outro é ampliar a arrecadação de forma geral”, garantiu o governador ao declarar também apoio a CPMF. A deputada estadual Jó Pereira colocou a Assembleia Legislativa à disposição dos municípios. “A crise existe, é real e está atingindo a população alagoana. Na prática o pacto federativo não funciona, porque os municípios têm uma demanda maior do que a prevista”, afirmou. Cícero Almeida, deputado federal, deixou claro que a bancada federal também está unida pela luta.


quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Alunos da Escola Municipal Pedro de Oliveira participaram de Festival de Inglês

A Escola municipal Pedro de Oliveira, no distrito de Luziápolis realizou na última sexta-feira 11 de setembro o primeiro Festival de Inglês com estudantes das turmas de 6º ao 9º ano do turno matutino. O projeto foi idealizado e coordenado pela professora Simone de Oliveira sob a orientação da coordenadora Sonia Rocha.

O Festival de Inglês teve como atividade prática, interpretações musicais e performances coreográficas.

O evento contou com o apoio e a participação de toda comunidade escolar - equipe gestora, professores, funcionários de apoio, alunos e pais - aconteceu na sexta-feira à noite e tinha como objetivo incentivar o aprendizado da língua inglesa de forma lúdica, criativa e prazerosa.

O secretario Adjunto Claudio da Costa destacou a importância da valorização das manifestações artísticas no processo de aprendizagem, e parabenizou a todos pelo sucesso do evento afirmando que, “a educação precisa ser sempre criativa e prazerosa, a música e a dança são instrumentos poderosos para se adquirir e transmitir saber”, destacou Claudio.



quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Horta Escolar: Alunos da Escola Cícero Salustiano participam da produção da Merenda Escolar

Na escola as crianças plantam, as crianças colhem produtos para o reforço na alimentação

Os pequeninos alunos do jardim I da Escola Municipal Cícero Salustiano, em Luziápolis,estão vivendo um momento de reflexão e ação acerca do meio ambiente. A partir das ações ambientais, as crianças entenderam que podem plantar e colher uma alimentação saudável, dando a sua contribuição para a
merenda escolar. A alimentação equilibrada e balanceada é um dos fatores fundamentais para um bom desenvolvimento físico, psíquico e social das crianças.

Os alunos do ensino infantil participam do plantio e cultivo de hortaliças na escola através da HORTA ESCOLAR, onde crianças de diversas idades plantam e colhem verduras e legumes para complementar a merenda escolar.

Através da Horta Escolar é possível levar o aluno a consumir mais hortaliças - fonte de vitaminas, fibras e sais minerais, a obter noções sobre Educação Alimentar, Ambiental e Sanitária, a difundir e incentivar o trabalho voluntário, contribuindo para o fortalecimento das atividades de cooperação na Escola Pública, e também para despertar entre os praticantes vocações profissionais.

Estudos afirmam que toda ação educacional que integre questões ambientais, que objetive mudanças de atitudes, que incentive a cooperação e a solidariedade, que pratique o respeito e a tolerância e que busque resgatar valores éticos hoje perdidos na nossa sociedade, pode ser chamada de Educação Ambiental.


Campo Alegre participa da segunda fase da 11º olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas

Aconteceu no ultimo sábado (12) a segunda fase da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) em todo o país. A prova foi realizada em mais de 9 mil centros de aplicação espalhados por todos os estados brasileiros.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Publicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido ás escolas publicas municipais e  tem como objetivo estimular e promover o estudo da matemática para a melhoria da educação básica.
   
Participam da OBMEP alunos das escolas públicas municipais, estaduais e federais divididos em 3 níveis.
   
Nível 1 – 6º e 7º ano Ensino Fundamental.
Nível 2 – 8º e 7º ano Ensino Fundamental.
Nível 3 – Ensino Médio.

O município de Campo Alegre participou da 2º fase da OBMEP, com 171 estudantes das seguintes escolas: Escola Professora Zenóbia Ferreira (24 alunos), Escola Monsenhor Hildebrando V. Guimarães (62 alunos), Escola João Fernandes V. Filho (19 alunos), Escola Olival Tenório Costa Neto (04 alunos), Escola Pedro de Oliveira Santos (44 alunos) e Escola Felizardo Souza Lima (18 alunos).

Segundo informação do site do MEC a competição vai distribuir 6,5 mil medalhas aos participantes com melhor desempenho. Serão 500 medalhas de ouro, 1,5 mil de prata e 4,5 de bronze, além de pouco mais de 46 mil menções honrosas. Os medalhistas ainda serão contemplados com um convite para participar do Programa de Iniciação Científica (PIC) em 2016.

NOTA PUBLICA

O Conselho Municipal de Saúde vem por meio desta solidarizar-se a paralisação dos setores públicos durante esta semana, deliberada na Reunião da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), devido a crise que assola o país. Considerando que esta crise também afeta o nosso Município, o Conselho de Saúde se coloca a disposição para discutir e buscar junto a Prefeita uma forma de minimizar os problemas que afetam a população.

Jayran Almeida
Presidente

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Vídeo: Conheça o Programa Melhor em Casa em Campo Alegre - AL

Conheça o funcionamento do Programa Melhor em Casa de Campo Alegre, referência em atenção domiciliar no Estado de Alagoas. 


Ministério Público de Alagoas apoia paralisação das prefeituras

O procurador-geral de Justiça (PGJ), Sérgio Jucá, declarou que apoia a paralisação das prefeituras desde que os serviços básicos à população sejam mantidos. O presidente da AMA, Marcelo Beltrão, esteve na sede do Ministério Público Estadual de Alagoas, na manhã desta segunda-feira (14).

“O Ministério Público apoia a iniciativa dos prefeitos, desde que mantidos os serviços essenciais. É preciso que eles denunciem à nação essa política irresponsável da União de reduzir o valor das transferências constitucionais, sem que antes o governo federal promova a diminuição dos seus vultuosos gastos e combata eficientemente a corrupção que graça em Brasília”, afirmou o procurador-geral.

O presidente da AMA também vai solicitar audiência com os presidentes de outros poderes e órgãos fiscalizadores para apresentar a realidade dos municípios e os encaminhamentos da mobilização municipalista, que está mantendo a educação pública, a saúde apenas urgência e emergência e a limpeza pública com restrições.

Com informações do MP/AL