As mulheres de Campo Alegre foram homenageadas em sessão solene realizada na Câmara de Vereadores de Campo Alegre na tarde desta sexta-feira, 07 de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Na sessão solene foram homenageadas todas as mulheres do município. A justa homenagem emocionou a muitos dos presentes.
A sessão foi presidida por uma mulher, a vereadora Jeane Santos do Nascimento, vice-presidente da casa, que comandou os trabalhos ao lado da também vereadora, Kellyn Rafaella e da professora Eluzenita Chagas (Tia Lú), formando uma mesa feminina. A vereadora Jeane Santos iniciou os trabalhos destacando a data 08 de março – Dia Internacional da Mulher, como um dia marcante devido a tantas lutas passadas e conquistadas com muita garra.
Em um gesto especial durante a sessão todos os vereadores cederam seus assentos na Câmara às esposas, namoradas, mães e avós presentes na solenidade.
“Hoje estamos aqui para prestigiar esse momento maravilhoso, com todas as mulheres aqui presentes. É um orgulho pelo o que conseguimos e fazemos a cada dia. Somos guerreiras, amigas, dedicadas, somos mães e esposas, somos batalhadoras... Eu poderia falar milhares de características, mas uma só palavra resume tudo isso, somos mulheres”, disse a vereadora Jeane.
A prefeita Pauline Pereira na oportunidade falou sobre a Semana da Mulher que oferece várias atividades para o público feminino, onde se iniciou nesta sexta-feira (07) no Distrito de Luziápolis e se estende até o próximo dia 14 de março com programações sendo realizadas não só no Distrito de Luziápolis, como também, no Distrito Chã da Imbira e na sede Campo Alegre.
A prefeita destacou que uma de suas maiores conquistas em sua administração foi a criação da Secretaria da Mulher.
A Secretaria que tem por finalidade a elaboração e a implementação de campanhas educativas de combate à discriminação no âmbito municipal. Articulando, promovendo e executando programas de cooperação com organismos públicos e privados, voltados à implementação de políticas para as mulheres.
Na ocasião a prefeita informou a todos os presentes que na próxima sexta-feira, dia 14 de março, a prefeitura estará inaugurando a Academia de Saúde, o Complexo Nutricional (Casa de Sopa), 1 (um) Consultório Odontológico e 1 (um) Consultório Médico, a Reforma e a Ampliação da Unidade de Saúde José Egídio e a inauguração de 9 (nove) ruas pavimentadas, sendo algumas com recursos federais e outras com recursos próprios.
A Secretária da Mulher, Juventude e do Idoso Jane Meire Matias quando fez uso da palavra afirmou que a vitória das mulheres campo-alegrenses teve seu momento mais forte quando elegeram uma mulher para comandar os destinos do município, a prefeita Pauline Pereira, onde vem sendo intensificando em suas realizações e projetos com ações concretas em benefício de toda população. Transformando a cada dia a vida de todos, especialmente os mais humildes.
A secretária ainda destacou que a Secretaria da Mulher tem realizado o melhor que pode para resgatar a auto-estima e a valorização da mulher campo-alegrense.
A professora Eluzenita Chagas em seu pronunciamento disse que sente muito orgulho em dizer que faz parte da história do município de Campo Alegre. Tia Lú ainda parabenizou à Câmara de Vereadores pela iniciativa da realização da Sessão Solene, homenageando às mulheres pela passagem do seu dia e expondo também sua alegria em fazer mais uma vez parte da mesa nesta solenidade.
A Secretária de Educação, Maria Josineide Granja, ressaltou que as conquistas das mulheres na sociedade são resultados de muitas lutas, mas afirmou que ainda hoje existe muita indiferença, e muita negação de direito da mulher enquanto ser humano.
“Vamos aproveitar esta data para um momento de reflexão: Até que ponto nós como Agentes Políticos (as) estamos garantindo um direito de igualdade em busca de uma sociedade mais justa?”, questionou a secretária.
A vereadora Kellyn Rafaella destacou a luta das mulheres para que o dia 08 de março fosse um dia especial e dedicado a todas elas. A vereadora disse que se sente muito honrada em fazer parte da Casa Legislativa como vereadora, a mesma, destacou o Projeto de Lei de sua autoria, que já se encontra em apreciação pela Casa, o Projeto de Lei Nº: 008/2014 – O qual cria o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher no Município de Campo Alegre.
A finalidade do Projeto é de elaborar e implementar, em todas as esferas da Administração Municipal, políticas sob a ótica de gênero, para garantir a igualdade de oportunidades e de direitos entre homens e mulheres, de forma a assegurar à população feminina o pleno exercício de sua cidadania.
Alguns vereadores presentes na sessão também renderam suas homenagens a todas as mulheres. Usaram da palavra os vereadores: Alan do Lucinho, Abelardo Rodrigues, Jura, G Correia, Piu Spettus, Benedito Roberto, Josevan Batista e Benedito Roberto.
Participaram do evento os secretários municipais: Isys Roberta (Secretaria de Assistência Social), José Benderlack (Secretário de Articulação Política), Maria Josineide Vasconcelos Granja (Secretária de Educação), Jane Meire Matias (Secretaria Municipal da Mulher, Juventude e do Idoso), Carlos Olodum (Secretário de Cultura), Álvaro Ferreira Guimarães Neto (Secretário de Esporte e Lazer), Francisco Joaquim da Silva (Secretário de Indústria e Comércio) e José Antônio Ferreira (Secretário de Administração) Maraisa Segava (Secretária de Finanças), o Procurador do município, doutor José Maria Filho. O Padre Cristiano Firmino Nóia Pároco da Paróquia do Bom Jesus dos Aflitos, também prestigiou a sessão.
Dentre as mulheres importantes da sociedade campo-alegrense, participaram da sessão a professora Eluzenita Chagas (Tia Lú), a ex-vereadora Jacira Fidélis, a ex-vereadora Rosinéia Rolim, e as senhoras Dona Marilí e Dona Alba, muito citadas nas palavras dos oradores, pela enorme contribuição pela educação e cultura do município.
Outros convidados como membros dos Conselhos Tutelar e Educação e outras pessoas da sociedade também compareceram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.