Nesta quinta-feira (10) a Secretaria Municipal de Saúde realizou a I Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Campo Alegre. O evento foi realizado no Centro Social de Campo Alegre coordenado pelo Conselho Municipal de Saúde, com o objetivo de reafirmar a luta por condições de trabalho dignas e pelo direito à saúde de todas as pessoas, fortalecendo o compromisso do município com políticas públicas inclusivas e eficientes.
Com o tema "Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano", o encontro representou uma etapa fundamental para a construção de propostas que irão subsidiar a conferência estadual e nacional, garantindo que as necessidades locais sejam consideradas nas discussões de maior abrangência.
Na abertura do evento a secretária de Saúde Jaslinny Araújo destacou a relevância do tema para o fortalecimento das políticas públicas de saúde e a necessidade de olhar com mais atenção para as condições de trabalho.
Após a palestra e abordagem sobre o tema, os grupos de trabalho iniciaram as discussões divididos em três eixos, trazendo um pouco da gestão, do usuário e do trabalhador. Os três eixos trataram os seguintes temas: A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora e a Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o Controle Social.
A conferência representa um importante marco para o fortalecimento da participação social nas decisões de saúde pública municipal. As propostas debatidas serão encaminhadas para as etapas estadual e para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), contribuindo com a construção de uma política pública mais inclusiva, voltada para quem movimenta, cuida e transforma a cidade todos os dias que são os trabalhadores e a trabalhadoras.
A participação ativa da sociedade é essencial para ampliar o debate e promover soluções concretas para a melhoria das condições de trabalho e da saúde da população trabalhadora.