segunda-feira, 7 de abril de 2025

Prefeita Pauline Pereira participa de importante reunião com a bancada federal na AMA

A prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira participou nesta segunda-feira 07, de uma importante reunião promovida pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) com a bancada federal de Alagoas. O encontro teve como pauta central a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66, que trata da correção da tabela do Imposto de Renda.

A proposta visa promover justiça tributária, especialmente para os brasileiros de menor renda. No entanto, os gestores municipais expressaram preocupação com os impactos financeiros que essa medida poderá gerar nos cofres dos municípios, caso não haja compensações por parte da União.

Durante a reunião, a bancada federal reafirmou seu compromisso com os municípios alagoanos.

O deputado federal Arthur Lira, falou da importância de debater a reforma do Imposto de Renda e seus impactos para os municípios.

“Reforcei meu compromisso de construir esse projeto ouvindo os prefeitos e trabalhando lado a lado com quem conhece de perto a realidade da população!”, destacou o deputado.

A AMA segue mobilizada acompanhando a tramitação da PEC 66 e atuando para que os interesses dos municípios sejam respeitados no processo de discussão e votação da proposta.



Prefeitura de Campo Alegre realizará recadastramento para os servidores efetivos

O recadastramento é obrigatório e acontecerá no período de 02 a 16 de Maio de forma on-line.

A Prefeitura Municipal de Campo Alegre através da Secretaria Municipal de Administração, Gestão e Patrimônio, publicou nesta segunda-feira 07, o Edital que convoca o recadastramento obrigatório de todos os servidores municipais efetivos. O recadastramento acontecerá no período de 02 a 16 de Maio de forma on-line.

A medida tem como objetivo manter o cadastro atualizado de todos os servidores municipais, aprimorar a gestão administrativa e inovação da gestão pública.

Para realizar o recadastramento basta anexar todos os documentos exigidos, conforme o checklist. O procedimento deve ser feito dentro do prazo estabelecido, através de link que será disponibilizado.

Os servidores devem reunir os seguintes documentos para o recadastramento:

RG, CPF, Foto 3x4, Título de eleitor, Comprovante de residência, Certidão de nascimento, Certidão de casamento (para civilmente os casados), Comprovante de escolaridade (Diploma, Histórico Escolar), Carteira de Trabalho (CTPS) Número do PIS/PASEP, CNH (obrigatório para motoristas, guardas municipais ou quando o cargo exigir), Declaração de não acumulo de cargos, RG / CPF e cartão de vacina dos dependentes, Portaria e Termo de Posse e Certidões negativas criminais da justiça Estadual e Justiça Federal.



sábado, 5 de abril de 2025

Secretaria de Cultura de Campo Alegre realizou o Primeiro Encontro de escritores locais

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Alegre promoveu na manhã desta sexta-feira 04 de Abril, no Centro Social de Campo Alegre, o Primeiro Encontro de Escritores com a participação de escritores locais da cidade carinho. O evento que teve o tema Vozes Locais, Histórias Universais foi pensado com o objetivo de celebrar a literatura e valorizar os escritores locais.

O bate papo com os escritores foi conduzido pelas professoras e escritoras amantes da literatura Salezia Magna e Jeane Tertuliano.

Durante o bate papo vários jovens escritores do município apresentaram e falaram de suas publicações. São poemas, poesias, artigos, antologias, entre outras obras de escritores que estão preparando o lançamento de suas produções.

Um dos artistas a apresentar o seu trabalho foi o escritor Claudionor Rocha, que tem livros publicados, como os livros de poesias Cartas de Amor 1 e Cartas de Amor 2.

O evento que reuniu além dos escritores teve a participação de estudantes da rede Municipal e Rede estadual, e contou ainda com a participação do secretário de Cultura Cláudio Costa, do secretário de comunicação e eventos Márcio José, dos vereadores José Correia de Araújo - Jura, Alan do Lucinho e Jeane Nascimento.


Representantes de Campo Alegre participam da Oficina sobre o enfrentamento da violência sexual infantil

Através da representante da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito à Cidadania, Rosilene Simão, da Secretaria Municipal de Educação, Sonnaly Gomes e do Conselho Tutelar, Rafael Rodrigues, o município de Campo Alegre participou da 2ª Oficina da campanha "Todo dia é 18 de maio", enfatizando que as práticas profissionais para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes devem acontecer durante todo o ano, envolvendo as diversas políticas públicas.

Na oportunidade, os profissionais do Centro de Referência em Atenção a Crianças e Adolescentes - CRAD, uma instituição estadual, apresentaram metodologias de abordagens da temática com foco em diferentes públicos, sejam estes a primeira infância, infância, adolescência, pais e/ou responsáveis e os próprios profissionais inseridos nos serviços, respeitando faixa etária e a cultura de todos os públicos, mas sem perder de vista o objetivo de promover a conscientização como forma de combate à problemática.

O município de Campo Alegre, através de seus representantes, recebeu o kit com todo material disponível para ser usado nas ações que serão desenvolvidas no território.

No kit contém material lúdico e informativo, que servirão como subsídios aos planejamentos já previstos para a campanha.

É importante ressaltar que o município de Campo Alegre tem se engajado através de toda a rede de serviços para a execução de políticas públicas que promovam a garantia de direitos de crianças e adolescentes, através de uma educação de qualidade, proteção social através políticas sociais, assim como, da saúde, esporte e lazer, entendendo que este público tem a necessidade de seu desenvolvimento integral.

quinta-feira, 3 de abril de 2025

Prefeita Pauline Pereira empossou os novos membros do CMDCA de Campo Alegre

O órgão é formado por integrantes do governo e de entidades não governamentais.

A prefeita Pauline Pereira deu posse aos novos conselheiros e conselheiras que farão parte do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Campo Alegre. A solenidade ocorreu nesta quinta-feira, 03, no plenário da Câmara de Vereadores.

O novo colegiado é formado por 20 membros, entre titulares e suplentes, representantes governamentais e não governamentais que atuarão no biênio 2025/2027, com o objetivo de deliberar e fiscalizar a execução de ações voltadas para o público infanto-juvenil no município.

Os novos conselheiros titulares e suplentes receberam o termo de posse da prefeita e foram declarados empossados com mandato para os próximos dois anos.

No mesmo evento foi eleita a nova diretoria do conselho, que alternadamente tem a presidência ocupada por um representante do poder público e da sociedade civil. E assim ficou definida a nova diretoria do conselho: Presidente - Mônica da Silva Gomes, Vice-Presidente - Edna de Jesus, 1° secretário - Expedito Araújo e 2° secretário - Lucas Silva Santos.

Nos discursos proferidos após tomarem posse, os conselheiros falaram do comprometimento com a causa, e com o compromisso de em parceria com a administração municipal desenvolver políticas públicas efetivas voltadas para às crianças e adolescentes de Campo Alegre.

Antes da posse dos novos conselheiros foi realizada uma palestra com a professora Irisdelma Gomes, que já presidiu o CMDCA, onde abordou sobre a importância do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente como garantia de direitos.

A solenidade de posse contou ainda com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, vereador José Correia - Jura, a vereadora Kelly Guimarães, secretários municipais e convidados. 







Campo Alegre inicia Jornada Pedagógica 2025 contemplando 1200 profissionais da Educação

A Prefeitura de Campo Alegre através da Secretaria Municipal de Educação iniciou nesta quarta-feira 02 de Abril, a Jornada Pedagógica 2025, voltada para contamos com a participação das Equipes Gestoras das escolas municipais, Equipe Técnica da SEMED, Professores de todas as modalidades de ensino, Profissionais de apoio (cuidadores), Auxiliares de Turma, Agentes do Projeto Conexão da Aprendizagem e Equipes Multiprofissionais de Apoio a Gestão.

O evento reuniu cerca de 1200 profissionais na Escola Municipal Miguel Matias, e contou com uma brilhante palestra com o renomado palestrante Renato Casagrande que proporcionou um momento de muito conhecimento, reflexões, alegria e descontração, apresentando insights que vão deixar todos os participantes ainda mais inspirados e preparados para a missão de transformar a educação.

Durante a abertura do evento a prefeita Pauline Pereira apresentou informações que evidenciam os avanços da educação de Campo Alegre que vem realizando grandes investimentos nos últimos anos.

“Esse é um momento especial, onde teremos a oportunidade de refletir sobre nossas praticas enquanto educação municipal. Vamos aprender juntos e renovar o nosso compromisso com a educação de Campo Alegre, que se destaca entre as melhores educações de Alagoas”, destacou a prefeita Pauline Pereira.

A abertura da jornada contou ainda com a presença do vice-prefeito Leonardo Monteiro, do gestor administrativo Duduzinho pereira, vereadores e demais secretários municipais.

O evento segue até o sábado 05 de Abril com formações e palestras com o objetivo de reforçar o conhecimento e apresentar novidades para os profissionais que atuam na educação do município.

Todos os profissionais participantes da Jornada Pedagógica 2025 foram contemplados com kits personalizados com mochila, garrafa térmica, caderno, caneta e camisa.

A Jornada Pedagógica tem a proposta de trazer aos profissionais da educação um grande momento de descontração e aprendizado, contando com a presença de profissionais de referência que irão ministrar palestras com foco em agregar ao currículo dos profissionais e proporcionar uma experiência inesquecível.

Durante o evento ainda aconteceram sorteios de prêmios como TVs, Celulares e Pix, e musica ao vivo com Matheus Pereira e a dupla Arlindo e Joelson.








Escola de Governo de Campo Alegre realiza palestra na aula inaugural com a Desembargadora do TRT19

A palestra abordou sobre a importância da qualificação contínua dos servidores municipais.

A vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL), desembargadora Anne Inojosa, ministrou uma palestra na aula inaugural da Escola de Governo do município de Campo Alegre nesta quarta-feira (02). O evento foi realizado no auditório do Centro de Saúde e contou com a presença da prefeita Pauline Pereira, do vice-prefeito Leonardo Monteiro e do ex-prefeito Nicolas Pereira.

A iniciativa foi promovida pela Prefeitura de Campo Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Gestão e Patrimônio e da Escola de Governo, com o objetivo de incentivar a capacitação e o aprimoramento dos servidores públicos.

Para a desembargadora Anne Inojosa, a oportunidade foi bastante relevante, pois reforça a importância da participação ativa dos servidores municipais em programas de qualificação contínua.

"O investimento no conhecimento e na capacitação é essencial para o fortalecimento da gestão pública e para a prestação de serviços de qualidade à população", destacou a magistrada.

A prefeita Pauline Pereira agradeceu a parceria com o TRT-AL e destacou a importância do tema: "A participação da desembargadora Anne Inojosa trouxe reflexões muito valiosas para os nossos servidores. A capacitação contínua é fundamental para melhorarmos a qualidade dos serviços prestados à nossa população. Ficamos muito gratos por essa parceria com o TRT-AL e pela oportunidade de oferecer conhecimento e desenvolvimento aos nossos profissionais".

O evento contou ainda com a participação da coordenadora da Escola de Governo procuradora Dra. Karla Falcão, do procurador geral do município Dr. Thúlio Peixoto, vereadores, secretários municipais e servidores que participam dos cursos ofertados pela escola.

A aula inaugural reuniu servidores comprometidos com o aprimoramento profissional e garantiu a parceria entre os órgãos para gerar qualificação e oferecer serviços de excelência aos cidadãos.





quarta-feira, 2 de abril de 2025

Secretaria Municipal de Educação realiza Palestra em alusão ao Dia Mundial de Conscientização ao Autismo

Nesta terça-feira, 01 de abril, a Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre realizou uma palestra com o tema "Autismo e Desregulação: Conceitos Básicos, Definições e Características", conduzido pela psicóloga Clínica/escolar, Weldza Felix. O evento foi em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

O dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado anualmente em 02 de abril e foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Desde então, muitas políticas ganharam força para a defesa dos direitos da comunidade do Transtorno do Espectro Autista bem como ainda há muito a se conquistar. Assim, pensando em difundir informações sobre o autismo aos profissionais da educação, Campo Alegre escolheu o dia 01de abril para celebrar este dia.

O evento teve como objetivo ampliar o entendimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e discutir aspectos relacionados à desregulação emocional, frequentemente observada em indivíduos autistas e foi direcionado para representantes da Secretaria Municipal de Educação, profissionais de apoio - Cuidadores, Diretores e Coordenadores Escolares e Pais de alunos com autismo.

A Diretora de Gestão de Ensino professora Eva Palmeira abril oficialmente o evento e destacou o importante investimento feito pela gestão na Educação Especial e Inclusiva no Município. Em seguida a Coordenadora do Núcleo da Educação Especial e Inclusiva – professora Gilvania da Paz, deu continuidade com uma explanação sobre a temática e conduzindo para a palestrante convidada.

Atualmente Campo Alegre contabiliza, em sua Rede pública de ensino, aproximadamente 122 alunos com Transtorno do Espectro Autista, alguns ainda em processos de avaliação, que além de frequentar as salas regulares acompanhadas dos profissionais de apoio - cuidadores, são atendidos nas salas de recurso multifuncionais pelas especialistas do AEE e nos dois espaços Crer e Ser do município, com atendimentos pedagógico e terapêutico.

O autismo afeta o comportamento da criança, e os primeiros sinais podem ser notados ainda quando bebês, nos primeiros meses de vida. São várias as reações dos pais frente ao diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como as possíveis dificuldades em aceitar um filho com este diagnóstico, pois, é quando acontece uma quebra da idealização do “filho perfeito” e vem à tona as demandas necessárias e a mudança de rotina, para atender a todo o processo de desenvolvimento que a criança com TEA necessita, bem como a adequação as especificidades que ela apresenta.

O evento também contou com a participação de mães de alunos com autismo para fazer uso da fala, onde as mesmas puderam relatar sobre os desafios, anseios e perspectivas quanto ao desenvolvimento dos seus filhos, bem como relataram sua satisfação com políticas públicas voltadas para o público autista, bem como para as demais deficiências.

O momento foi encerrado com a emoção da voz do cantor e criador de conteúdos digitais, Dell Guedes, que encantou o ambiente e trouxe ainda mais emoção ao apresentar a todos sua mãe e compartilhar um pouco sobre sua história de superação.

A realização desses momentos reforça o compromisso da gestão municipal em disseminar informações precisas e promover a inclusão de pessoas com autismo na sociedade. Acreditando que, por meio da educação e conscientização, é possível construir uma comunidade mais empática e acolhedora para todos.



terça-feira, 1 de abril de 2025

Projeto Social do residencial Jorge Gomes realizou a conclusão do curso de Culinária Regional

Nesta terça-feira 01 de abril foi realizada a conclusão de mais uma ação social do Projeto De Trabalho Social - PTS executado no Residencial Jorge Gomes da Silva. A atividade que foi realizada no Centro de Educação Infantil Maria José Vieira da Costa Silva, marcou a conclusão do Curso de Culinária Regional oferecido exclusivamente aos moradores e moradoras do conjunto.

A execução da atividade foi realizada pela Caixa Econômica Federal, através de Empresa Credenciada NMCOSTA e a parceria da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária de Campo Alegre.

O encerramento do curso foi um momento especial e de muita motivação onde as 12 alunas receberam certificados pelas mãos da instrutora Wiliana e da Secretária Municipal de Habitação Dijane Sampaio.

A realização do curso contribuiu para um caminho de muito aprendizado, superação e novas oportunidades. Cada prato preparado, cada técnica aprendida e cada sabor descoberto representam mais do que receitas: são portas abertas para um futuro com mais autonomia e possibilidades para todas as participantes.

Campo Alegre apresenta experiências exitosas durante o Workshop Destine Esperança e Dignidade

Diversas entidades e órgãos públicos se reuniram na manhã desta segunda-feira (31) para o Workshop Destine Esperança e Dignidade. O evento, que aconteceu no auditório da Justiça Federal, lançou a campanha que estimula destinação de parte do Imposto de Renda para fundos da criança e do adolescente e da pessoa idosa.

O município de Campo Alegre se destacou durante o evento, onde foi apresentada a relevância da arrecadação para manter projetos essenciais voltados para crianças e adolescentes. No evento Campo Alegre foi o único município a compartilhar a experiência bem-sucedida, destacando o trabalho realizado com as destinações para o Fundo da Criança e do Adolescente. 

A Secretária Municipal de Assistência Social e Direito a Cidadania, Érika Moreira, e o Secretário Executivo dos Conselhos da Assistência Social, Espedito Araújo, representaram o município com maestria, compartilhando as boas práticas e ressaltando a importância dessa ação para o futuro das nossas crianças.

Na programação do encontro, palestras de orientação sobre como realizar a destinação do imposto de renda e de que forma essa atitude pode contribuir efetivamente para a transformação de vidas de públicos tão vulneráveis. Uma proposta simples, de alto impacto social e sem qualquer custo adicional para quem contribui.

A pessoa física pode direcionar até 6% do seu imposto devido para essa finalidade, sendo até 3% para fundos da criança e do adolescente e até 3% para fundos da pessoa idosa. Entre os projetos financiados pelas instituições que recebem os fundos, estão as iniciativas de combate ao trabalho infantil e à violência contra crianças, além de ações que garantem mais qualidade de vida e dignidade às pessoas idosas.

O encontro reforça a necessidade de engajamento de gestores municipais e da sociedade civil na destinação do imposto de renda, promovendo políticas públicas mais efetivas para a infância e a terceira idade em Alagoas.