SEMED realiza semana pedagógica para as equipes gestoras da rede municipal de ensino

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre – SEMED realizou a Semana Pedagógica para as equipes gestoras do Ensino Fundamental I, II e EJA, que teve início na quinta-feira (25), dando continuidade as atividades na sexta-feira (26) e finalizando nesta segunda-feira (29).
 
A Semana Pedagógica aconteceu no pátio da Escola Municipal Vereador João Rogério e teve o intuito de contribuir para um planejamento a nível municipal, antecipando ideias e ações que envolvam o crescimento de uma aprendizagem de qualidade, para garantir o sucesso e o desenvolvimento dos alunos e alunas da Rede Municipal de Ensino.

Durante esses dias, os gestores e toda a equipe pedagógica reuniram-se para projetar os 200 dias do ano letivo 2018, indicando os caminhos a serem seguidos para se chegar aos objetivos educacionais almejados. Este também é um momento para integrar os professores novos, com relação ao modo de trabalhar em equipe.

No primeiro encontro, aconteceu a reunião com equipes gestoras do Ensino Fundamental I, II e EJA, para apresentação dos membros da equipe da Diretoria de Gestão de Ensino – DIGEN, em seguida foram proporcionados momentos de reflexões sobre o planejamento pessoal e profissional, envolvendo ideias de renovações para o sucesso individual por meio de dinâmicas e do vídeo de Leandro Karnal com o tema: O que estou fazendo de mim?.

Já no segundo dia da Semana Pedagógica, foram discutidos assuntos referentes ao planejamento pedagógico reunindo ideias primordiais para o desenvolvimento integral dos alunos e as orientações pedagógicas para o ano letivo de 2018 com intuito de incentivar, multiplicar e adotar ações inovadoras nas Instituições de Ensino da Rede Municipal.

No terceiro momento, o estudo foi direcionado pela equipe da Diretoria de Gestão do Sistema de Ensino – DIGESE, que apresentou a equipe responsável pela ação gestora, abordando temas como: Calendário Escolar; Normatização; Legislação Educacional e o Plano de Trabalho Anual, a fim de deixar todos os presentes a par destes assuntos e embasados para o início do ano letivo.

Esses dias de estudos, com o envolvimento de todas as equipes gestoras das 17 Instituições de Ensino do Fundamenta I, II e EJA, vem agregar valor ao trabalho que já está sendo promovido, primando por continuar avançando e elevando ao máximo a qualidade da educação no município de Campo Alegre.

A Secretária de Educação do Município, Professora Graciene Alencar, reafirmou o compromisso da gestão municipal e instituiu este ano como o “Ano da Alfabetização”, com o objetivo de melhorar os resultados em letramento e matemática e assim minimizar as dificuldades de ensino e aprendizagem, como também investir na Formação Continuada dos profissionais da educação.

“A semana Pedagógica tem seu objetivo alcançado quando todos saem dela sabendo que a “sua” parte compõe o “todo”, e que quando este “todo” está bem é muito bom, mas quando o “todo” não anda bem e está caminhando de maneira contrária ao esperado, então cada um deverá mudar. Não dá para ficar do mesmo jeito. Temos que crescer e buscar nos aprimorar, fazendo sempre o melhor e buscando crescer sempre mais e é por isto, que a Gestão Municipal, através da Secretaria de Educação, tem buscado a cada dia, proporcionar condições de trabalho aos profissionais da educação, ofertando Formação Continuada, a fim de que os mesmos possam desenvolver seus trabalhos, primando pela qualidade no processo de ensino e aprendizagem” destacou a secretária.
 

Protagonismo Juvenil: Adolescentes conhecem a proposta do NUCA em mais uma edição do Selo UNICEF

O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA da edição 2017-2020 do Selo UNICEF, realizou nesta terça-feira 30 de Janeiro na Escola Municipal Professora Zenóbia Ferreira, a I Reunião do ano.

O encontro teve como objetivo apresentar a proposta do NUCA aos jovens da Sede, Distrito Luziápolis e Povoado Chã da Imbira, destacando-o como um espaço de participação cidadã dos adolescentes, onde eles encontrarão apoio para o desenvolvimento de competências, como a identidade, a autonomia e interação, bem como o fortalecimento  das capacidades na promoção de mudanças positivas em sua vida e no município.

A reunião foi iniciada com a dinâmica “O Caminho”, que faz referência às expectativas dos jovens, relacionando a união do grupo para o alcance destas expectativas. Em seguida foi apresentada a proposta do Selo UNICEF e os temas a serem trabalhados no  NUCA durante a edição, dentre eles:

Alimentação saudável e redução da obesidade;
Esporte para o desenvolvimento;
Lei da Aprendizagem;
#internetsemvacilo - Segurança na internet;
#Partiu mudar- Educação para a Cidadania democrática;
Fora da Escola não pode- inclusão escolar;
Saúde sexual e reprodutiva;
Enfrentamento ao racismo e à desigualdade de gênero.

Os temas serão discutidos e servirão de base para a elaboração de projetos de intervenção na comunidade, através de atividades desenvolvidas pelos adolescentes, direcionadas pelos mobilizadores de jovens, que receberão formações da equipe do UNICEF e apoio da Comissão Municipal pelos Direitos da Infância e Adolescência - SELO UNICEF de Campo Alegre.

domingo, 28 de janeiro de 2018

Centenas de romeiros de Campo Alegre seguem para mais uma romaria ao Juazeiro do Padre Cícero

A tradição da Romaria de Campo Alegre ao Juazeiro do Norte no Ceará cresce e se renova a cada ano. Na tarde deste domingo, 28 de janeiro,  centenas de romeiros seguiram para a Terra de Padre Cícero Romão Batista a capital da fé nordestina. Esse ano a romaria campo-alegrense conta com aproximadamente 800 romeiros divididos em 21 ônibus do município de Campo Alegre.

A concentração dos romeiros aconteceu em frente à Igreja Matriz da cidade, onde logo na concentração os fiéis e demais presentes participaram da celebração da bênção dos romeiros celebrada pelo Padre Cristiano Firmino Nóia, para em seguida a saída em caravana dos romeiros de Campo Alegre. O padre Genival Vicente Pároco de Luziápolis também participou da celebração.

Como vem acontecendo nos últimos anos, a prefeita Pauline Pereira tem dado total apoio para proporcionar a viagem de ida e volta dos fiéis católicos, que são devotos de Padre Cícero e de Nossa Senhora das Candeias.

Durante os dias de estadia na capital da fé nordestina, os romeiros campo-alegrenses participarão de várias celebrações religiosas, pagarão suas promessas, e voltarão para Alagoas de fé renovada.

A prefeita Pauline Pereira, alguns vereadores e secretários municipais fizeram questão de acompanhar o embarque dos romeiros, desejando boa viagem para cada um deles.
 

sábado, 27 de janeiro de 2018

Confira a Programação Oficial do Carnaval da Integração 2018 em Campo Alegre

Serão quatro dias de folia, com festas em todas as comunidades do município 

A Prefeitura Municipal de Campo Alegre divulgou a programação oficial do Carnaval da Integração 2018. Serão quatro dias de muita folia e animação. Serão realizados shows na sede do município Campo Alegre, no Povoado Chã da Imbira, Mineiro, Usina Porto Rico e no Distrito de Luziápolis.

Assim como nos anos anteriores o ponto alto do Carnaval de Campo Alegre tem sido os grandes arrastões de Rua no Povoado Chã da Imbira, Distrito Luziápolis e na sede do município.
Confira a programação completa:

Sábado dia 10 de Fevereiro
15:00 - Campo Alegre - Bloco FLALEGRE FOLIA - Orquestra de Frevo, Trio e Banda;
16:00 - Mineiro - Bloco Mineiro Folia - Jeito de Ser Elétrico;
21:00 - Usina Porto Rico – Clube Social – Vips do Brasil;
21:00 - Campo Alegre – Banda Bakêtá;

Domingo - 11 de Fevereiro
Luziápolis - 15:00 - Bloco Das torcidas – Pequeno Porradão;
Chã da Imbira - Bloco Os Pegadores de Galinha;
15:00 - Orquestra Emeriato Pereira;
17:00 - Arrastão com Expresso Elétrico;
20:00 – Bi e Banda Lua Nua.

Segunda - 12 de Fevereiro
Campo Alegre
15:00 - Bloco “As Pecinhas’’ – Banda Bakêtá;

Distrito Luziápolis
15:00 - Orquestra de Frevo Emeriato Pereira;
16:00 - Arrastão com Trio Elétrico Juninho e Galã Elétrico;
20:00 – Jackson Mel o Rei dos Paredões.

Terça-feira - 13 de Fevereiro
Campo Alegre:
15:00 - Orquestra de Frevo Emeriato Pereira;
16:00 - Arrastão com Trio Elétrico Juninho e Banda Banana Nativa; (Baixe aqui)
20:00 – Jeito de Ser Elétrico
21:00 – Ronald Baiano.

Além dos quatro dias oficias do carnaval ainda serão realizadas as prévias carnavalesca com o Bloco da integração que sairá nos dias 08 e 09 de fevereiro no distrito Luziápolis e na sede do município respectivamente.
Ônibus da Banda Banana Nativa
Trio Elétrico Juninho que puxará os arrastões

Duas professoras e um professor entraram para a galeria de personalidades da educação de Campo Alegre

Agora já são 17 professoras e um professor que receberam a homenagem de honra ao mérito educacional do município

Em mais uma noite memorável, com as presenças de familiares, amigos, ex-alunos, autoridades, homenageadas das edições anteriores e admiradores que compareceram ao Centro Social de Campo Alegre – CESCA, aconteceu na noite desta sexta-feira 26 de Janeiro de 2018, a 6ªedição da  Concessão de Medalha de honra ao mérito educacional de Campo Alegre. 

A honraria que é oferecida anualmente a importantes personalidades que se destacaram no processo de construção da educação do município. A cada ano o CME homenageia 03 educadores (as), com a realização desta 6ª edição já foram homenageadas 18 profissionais que prestaram relevantes serviços para a educação do município.

Nesta edição as homenageadas foram homenageados o professor José Artur Cavalcante Beserra, a professora Rosemere da Silva Vieira e professora Maria Helena Nunes dos Santos. As professoras e o professor desempenharam grande trabalho durante o exercício de suas funções enquanto educadoras, conforme foi exposto na leitura de suas biografias durante o evento.

Quando usaram da palavra agradeceram a homenagem prestada pelo Conselho Municipal de Educação e com muita emoção lembraram alguns momentos de suas trajetórias enquanto profissionais da educação no município.

A secretária de educação Graciene Alencar parabenizou aos homenageados desta edição, destacando o protagonismo do professor na vida da sociedade. A secretária destacou o trabalho da prefeita Pauline Pereira que tanto prioriza os investimentos na educação sempre olhando para o futuro do município.

Também participaram do evento, vereadores, secretários municipais, professores, diretores de escolas, além de familiares e amigos das três personalidades. O evento contou ainda mais uma vez com a participação da Filarmônica Emeriato Pereira Lima que recepcionou a todos os participantes ao som de belas melodias.

Veja aqui todas as fotos: Galeria
 

Equipe do Cadastro Único intensifica busca ativa por famílias com cadastros desatualizados

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito a Cidadania do município de Campo Alegre, por meio da Equipe do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, tem intensificado as ações de busca ativa, por famílias com cadastros desatualizados através de um mutirão de visitas domiciliares.

Desde o início deste ano a equipe do Cadastro Único do município está realizando visitas domiciliares visando o acesso das famílias a diversos programas que só serão concedidos aos mesmos se a atualização cadastral estiver em dia.

O Cadúnico como é conhecido, possibilita o acesso à tarifa social de energia, Programas de Transferência de Renda, Programa Minha Casa, Minha Vida, carteira do idoso; isenção da taxa de concurso público, cursos do Pronatec, Benefício de Prestação Continuada Idoso e Pessoa com Deficiência e redução da contribuição do INSS para pessoas do lar, entre outros.

“Os dados do Cadastro são uma importante ferramenta para que possamos conhecer a realidade das famílias e assim desenvolver ou aprimorar políticas específicas para as famílias em vulnerabilidade social”, explicou a coordenadora do Cadastro Único e Programa Bolsa Família do município de Campo Alegre.
 

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Governador assinou ordem de serviço para duplicação do 2° trecho da AL-220 entre Campo Alegre e Arapiraca

Trabalho de força-tarefa vai garantir celeridade nas obras. Nos próximos dias, governador Renan Filho lançará terceira etapa, entre São Miguel dos Campos e Campo Alegre

O governador Renan Filho e o secretário de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, assinaram, na manhã desta sexta-feira (26), a ordem de serviço para o início das obras do segundo trecho da duplicação da AL-220 (Maceió / Arapiraca). O novo segmento a receber os serviços vai deste município a Campo Alegre e, de acordo com o governador, contará com um trabalho intensivo para dar celeridade às obras.

"Nós estamos criando uma força-tarefa para acompanhar as necessidades da obra no que concerne à desapropriação de áreas, à retirada de material para fazer o aterro, de forma que essa obra vai começar e será concluída dentro do prazo para que a gente possa beneficiar o quanto antes o povo alagoano", afirmou Renan Filho.

Ele considera que a obra é fundamental para integrar e interiorizar o desenvolvimento, gerar empregos, melhorar a qualidade de vida por meio de mais mobilidade e garantir mais segurança aos condutores que a utilizam.

"Ao duplicar uma rodovia, cai muito o número de acidentes, sobretudo aqueles com mortes, de forma que preservar a vida é algo que não tem preço", enfatizou o governador.

A duplicação Maceió / Arapiraca corresponde à maior obra rodoviária de Alagoas. Nesse segundo trecho, são 32,3 quilômetros da AL-220 que deixarão de ser pista simples para se tornarem via dupla, garantindo mais segurança no transporte de pessoas e de produtos.

A cerimônia para assinatura da ordem de serviço foi realizada na Rotatória do Posto Policial, no entroncamento com a rodovias AL-220, AL-115 e AL-110, em Arapiraca. Refere-se ao segundo dos três trechos previstos no projeto para integrar a duplicação.

"Arapiraca é uma das cidades que mais crescem no Brasil. Com essa rodovia duplicada, ela vai exercer ainda mais o seu protagonismo em desenvolvimento econômico e colaborar com o desenvolvimento de Alagoas. Os estados mais ricos do País já duplicaram as suas capitais às principais áreas de desenvolvimento econômico. O mesmo ocorreu no Nordeste, a exemplo da Bahia, que possui pista dupla de Salvador a Feira de Santana; da Paraíba, que já tem rodovia duplicada de João Pessoa à a Capina Grande; de Pernambuco, que já duplicou do Recife a Caruaru e agora chegou a nossa vez, a vez de Alagoas", enfatizou Renan Filho.

O primeiro trecho da duplicação da AL-220, com 18,3 quilômetros da Barra de São Miguel a São Miguel dos Campos, já está com obras avançadas e deve ser entregue ainda no primeiro semestre. O terceiro e último trecho a ser duplicado teve a licitação concluída e vai de Campo Alegre a São Miguel dos Campos, com 31,16 quilômetros.

"Nos próximos dias, vamos lançar o trecho de São Miguel dos Campos a Campo Alegre. Essa obra é fundamental para a integração de Alagoas e para a interiorização do nosso desenvolvimento", acrescentou.

Marco

Com um total de 81,7 quilômetros de extensão, a obra de duplicação Maceió / Arapiraca é um marco no desenvolvimento de Alagoas. O investimento de mais de R$ 180 milhões vai promover a redução de custos de transporte e geração de emprego, além de conectar importantes polos produtivos do Estado.

"É bom explicar que o dinheiro já está na conta do Estado, graças ao zelo do governador com a coisa pública", destacou o secretário de Estado da Educação e vice-governador, Luciano Barbosa.

Presente à solenidade de assinatura da ordem de serviço, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Maurício Quintella Lessa, disse que o Brasil ainda investe pouco em infraestrutura, cerca de 2% do PIB, enquanto outros países, a exemplo do Chile, aportam 5%.

"Isso é muito ruim. A gente precisa reverter essa realidade, por isso eu fico muito feliz aqui no Estado de Alagoas em ver que temos um governador, um Governo, que está preparado, está preocupado e está fazendo investimentos em infraestrutura", declarou o ministro Quintella.

A solenidade reuniu um grande número de prefeitos, vereadores, secretários de Estado e de deputados estaduais e federais. 

A prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira participou do evento e também assinou a ordem de serviço como testemunha. Além da prefeita e do vice-prefeito James Matias, também estiveram na solenidade vereadores e secretários municipais de Campo Alegre, onde todos comemoraram o momento histórico.
 

Comissão de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Combate a Violência Contra Crianças e Adolescentes realiza reunião

Nesta sexta-feira 26 de janeiro, Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes realizou na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito à Cidadania (SMASDC) de Campo Alegre, a 1º Reunião Ordinária.  A referida comissão foi instituída pela portaria Nº371/2017, seguindo recomendações da Abrinq, através do Programa Prefeito Amigo da Criança.

A comissão é composta por representantes das Secretarias de Educação, Saúde, Indústria e Comércio, CMDCA, Assistência Social e Direito à Cidadania, CREAS e Conselho Tutelar (Sede e Distrito de Luziápolis), tem como objetivo fortalecer as ações de combate ao trabalho infantil e Violência contra Crianças e Adolescentes em Campo Alegre, através de atividades intersetoriais, buscando desenvolver uma rede de atendimento e acompanhamento dos casos identificados no município, assim como prevenir os novos casos.

Na ocasião a Secretária Isys Roberta (SMASDC) iniciou a reunião entregando a portaria de nomeação a cada membro e dando-lhes boas vindas justificando a importância de cada um nesta comissão na construção do Plano para enfrentamento destas questões sociais.

Em seguida a coordenadora do CREAS Roberta Braga presidiu a reunião apresentando-lhes a realidade do Município de Campo Alegre, as atividades que a rede socioassistencial já desenvolve em combate às várias formas de violação contra Criança e Adolescente, relatou que as campanhas de cunho preventivo são trabalhadas durante todo o ano, que tais ações também são realizadas nas feiras livres aos sábados, conjunto aos conselheiros tutelares, equipe do CREAS e equipe do Programa Criança Feliz. Enfatizou a importância da realização dos encaminhamentos aos órgãos que atende esse tipo de violação, que esta causa é de todos, que devemos conscientizar e sensibilizar que a população pode e deve mudar esta situação.

Na oportunidade foi discutido que os pais devem ser orientados a respeito do Estatuto da Criança e do Adolescente, que a família em situação de vulnerabilidade social necessita do acompanhamento constante de toda rede socioassistencial e que para enfrentamento deste problema é preciso estratégias de inclusão.

O momento foi bastante proveitoso, pois, cada membro compartilhou suas experiências e contribuiu com várias sugestões para erradicação do trabalho infantil bem como outras formas de violência contra Criança e Adolescente.

Sugeriu-se rever a organização da feira livre para impedir que estes fossem carroçar ou “trabalhar” nas bancas; Incluir aulas de cidadania as crianças e adolescentes; Provocar momentos educativos com Ministério Público e Médicos explicando os malefícios do trabalho Infantil; Proporcionar espaços de lazer como estratégia para retirar estas crianças e adolescentes em situação de violação; Incluir estas crianças e adolescentes em movimentos culturais bem como esportes; Aos sábados estruturar uma “Rua Fechada” só para lazer as Crianças e Adolescentes.

No final a comissão já agendou a próxima reunião para o dia 13 de março, já com a finalidade de Construção do Plano Municipal de Enfrentamento.
 

Após conseguir emprego jovem pede desligamento do Programa Bolsa Família

Com o objetivo de conscientizar as famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família (PBF), a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito a Cidadania, através da Equipe do Cadastro único e Programa Bolsa Família, vem realizando um processo de mobilização informativa e conscientização com todos os beneficiários do PBF em relação aos critérios de inclusão do programa.

A equipe orienta e destaca a importância do desligamento voluntário, sendo que essa é uma atitude em que a família por vontade própria vem informar que não precisa mais do beneficio no momento, mediante melhora socioecômica, e pede seu desligamento.

O intuito é incentivar os beneficiários que tiveram melhora na condição financeira a informarem sua nova situação ao poder público, sendo assegurado o direito de retorno ao programa caso percam a renda e voltem à situação de pobreza ou extrema pobreza. A iniciativa dá o direito de retorno no prazo de 36 meses.

Muitos usuários do programa do município de Campo Alegre tem tido esta atitude louvável.

Entre estes, recentemente o Jovem Junior de Souza Silva, 22, procurou a sede do órgão para realizar o Desligamento Voluntário após conseguir um Emprego.

Para a Coordenadora do Programa no município Mayara Lemos, essa simples ação dá oportunidade a outra família de participar do programa.  Além de ajudar o Governo Federal a identificar as famílias que tiveram melhorias.

Segundo a coordenação do Cadastro único e programa Bolsa Família no município, só em janeiro deste ano 10 famílias procuraram o setor para se desligarem voluntariamente do programa, atitude esta parabenizada por toda equipe e técnica que compõe o setor.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Governador assinará OS para início da duplicação da AL 220, trecho Arapiraca a Campo Alegre

 
Solenidade será nesta sexta-feira (26); trajeto tem 32,3 quilômetros de extensão, ligando os municípios de Arapiraca a Campo Alegre

A duplicação Maceió - Arapiraca – maior obra rodoviária de Alagoas - avança em mais uma etapa. Nesta sexta-feira (26), às 10 horas, o governador Renan Filho e o secretário de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, assinam a ordem de serviço para início do segundo trecho da obra, que vai de Arapiraca a Campo Alegre.

São 32,3 quilômetros da AL-220 que deixarão de ser pista simples para tornarem-se pista dupla, garantindo mais segurança no transporte de pessoas e produtos e incentivando a economia. O trajeto é o segundo dos três trechos previstos para integrar a duplicação Maceió-Arapiraca. 

O primeiro, com 18,3 quilômetros da Barra de São Miguel a São Miguel dos Campos, já está com obras avançadas e deve ser entregue ainda no primeiro semestre. O terceiro e último trecho a ser duplicado teve a licitação concluída e vai de Campo Alegre a São Miguel dos Campos, com 31,16 quilômetros.

Com um total de 81,7 quilômetros de extensão, a obra de duplicação Maceió-Arapiraca é um marco no desenvolvimento de Alagoas, pois vai promover redução de custos de transporte e geração de emprego, além de conectar importantes polos produtivos do Estado.

Serviço

Assinatura de ordem de serviço do segundo trecho da duplicação Maceió -Arapiraca
Quando: 26 de janeiro, às 10 horas.
Onde: Rotatória do Posto Policial, no entroncamento com a rodovias AL-220, AL-115 e AL-110, em Arapiraca.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Secretarias integradas traçam estratégias para busca ativa de crianças e jovens que estão fora da escola

A gestão da Prefeita Pauline Pereira é pautada pelo compromisso com a integração e o desenvolvimento do município, bem como de seus munícipes. E vem ao longo dos anos, investindo em diversas áreas, sobretudo, na educação, por entender que é a base do processo de desenvolvimento de uma região, de um País.

Tem, ao lado de sua equipe, buscado mecanismos para o cumprimento das metas e estratégias expressas no Plano Municipal de Educação – PME, e neste momento para universalizar o atendimento às crianças e jovens que por alguma razão estão fora da escola.

Deste modo, as Secretárias Municipais Graciene Alencar (Educação) Tamires dos Santos (Saúde) e Andreza Matias (Mulher), o Secretário Márcio José (Comunicação), Regivan de Farias (Secretário Adjunto de Saúde), Mayara Lemos (Técnica da Secretaria de Assistência), representando a secretária Isys Roberta, o Diretor de Gestão Educacional, Marcos Fernando e os demais técnicos da SEMED, Mônica Gomes, Silene Santos, Lucivânio Madeiro e Edivaldo Santos estiveram reunidos na segunda-feira (22) para traçarem estratégias na busca ativa de jovens e crianças que estão fora da escola.

A reunião teve como intuito encontrar uma estratégia para fortalecer a busca ativa, que é uma meta da Prefeita e já acontece no município, através da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, por meio do “Projeto Escola Presente” que será fortalecido com a Plataforma Busca Ativa Escolar, que é uma ferramenta tecnológica, desenvolvida pelo UNICEF, Instituto Tim, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), que possibilita o compartilhamento de dados e informações entre as secretarias envolvidas.

Uma das estratégias é a parceria com Agentes de Saúde e organização do Dia D “FORA DA ESCOLA NÃO PODE”. Para isso, na terça-feira (23), as secretarias integradas estiveram reunidas com agentes de saúde da sede e adjacências e do Distrito de Luziápolis para apresentarem a proposta e o instrumento que será utilizado para essa busca ativa.  A integração entre as secretarias na realização desta ação alcançará um número bem maior de visitas, conseguindo identificar e encaminhar esses jovens e crianças para se matricularem.

“A reunião foi excelente. Os agentes de saúde se colocaram a disposição para nos ajudarem nesta busca pelas crianças e jovens que estão fora da escola ou que por algum motivo ainda não se matricularam, e já desenvolvemos estratégias para isso, inclusive, fazendo um grande mutirão onde todos estaremos envolvidos e visitaremos casa a casa para buscar essas crianças e jovens no “Dia D – Fora da escola não pode”, assim, aproveito a oportunidade para agradecer aos colegas secretários, envolvidos nessa ação, que não mediram esforços para nos ajudarem a criar essas estratégias, colocando-se a disposição, bem como a todos os agentes que abraçaram a causa, a minha querida equipe SEMED e não poderia deixar de agradecer a Prefeita Pauline Pereira, que tem proporcionado todas as condições necessárias para que possamos desenvolver nosso trabalho com qualidade, integração e parceria” frisou a secretária de Educação.

É mais uma ação da gestão municipal que tem assumido o compromisso de ofertar uma educação efetiva e de qualidade, com foco no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento intelectual e social dos campo-alegrenses.
 

SEMED premia alunos vencedores da maratona de aprendizagem e alunos destaques no simulado de 2017

Na manhã desta quarta-feira (24), os alunos dos 5º anos das Escolas Municipais Vereador João Rogério dos Santos e Escola Miguel Matias e dos 9º anos das Escolas João Fernandes Vieira Filho e Monsenhor Hildebrando Guimarães, vencedoras da 3ª Maratona de Aprendizagem 2017, que obtiveram os 1º e 2º lugares receberam suas premiações.

Cerca de 150 alunos, foram ao Cinema (CineSystem), localizado no Arapiraca Garden Shopping, em Arapiraca, para assistirem aos filmes Transformers 3D (1º lugares)  e Mulher Maravilha 2D (2º lugares).

Os alunos das Escolas Menino Jesus de Praga e Professora Zenóbia Ferreira, que ocuparam os 3º lugares também receberam sua premiação, que foi um Rodízio de Pizzas, que ocorreu na Sede do município e no Distrito Luziápolis, para os alunos dessa localidade.

Ao chegarem ao Cinema, os alunos, que foram acompanhados pelas equipes gestoras, formadores do IDEB, Professor José Cristiano e Professor Miguel Alexandre, pela Coordenadora do Programa Escola 10, Fabiana de Jesus, a Secretária de Educação, Professora Graciene Alencar e o Secretário Adjunto, Professor Claudio da Costa, receberam pipoca e refrigerante para lancharem durante sessão. Além disso, no trajeto Campo Alegre a Arapiraca, receberam guloseimas e um delicioso lanche.

Ainda durante o passeio ao Garden Shopping, os alunos Pedro Carlos Ormindo da Silva, do “9º B” da Escola Hildebrando Veríssimo Guimarães e Igor Daniel da Silva Santos, do 5º Ano da Escola Olival Tenório, que obtiveram as maiores pontuações no 3º Simulado, receberam como prêmio, um notebook, cada um.

 “Ver os olhinhos brilhando desse jeito, não tem preço. Eles estão extremamente felizes e com expectativas para o ano letivo de 2018, pois viram que quando nos esforçamos, conseguimos obter bons resultados e com as estratégias realizadas pela SEMED, ao longo do ano, como as maratonas, simulados, aulões, aulas motivacionais, palestras, puderam adquirir novos conhecimentos, experiências e prêmios”, disse a coordenadora Fabiana de Jesus.

Os alunos premiados ficaram muito satisfeitos com o passeio ao Shopping e a ida ao Cinema, ficaram encantados com os filmes, muitos não conheciam o ambiente e puderam usufruir de momentos de lazer, diferentes do seu cotidiano. E os ganhadores dos notebooks ficaram encantados ao receberam a premiação.

“Quando pensamos na premiação dos alunos vencedores, imaginamos algo que eles pudessem levar como experiência de vida, algo que eles pudessem lembrar com carinho e quando fomos levar a proposta a Prefeita Pauline Pereira, ela como sempre, se disponibilizou em nos ajudar e não mediu esforços para que este momento pudesse acontecer. E ver, hoje, a alegria desses alunos, nos deixa extremamente felizes e com a sensação de dever cumprido, aproveito a oportunidade para agradecer a toda à equipe SEMED, desde a equipe IDEB aos técnicos e equipes gestoras, enfim, a todos os profissionais da educação que contribuíram de alguma forma para que esta ação pudesse acontecer", frisou Graciene Alencar.

Sobre as Maratonas de Aprendizagem

A Maratona de Aprendizagem é uma das ações do projeto municipal “Todos Pela Aprendizagem, Juntos Vamos Alcançar Nossa Meta” em parceria com o Programa Escola 10, que através das atividades lúdicas e interativas entre estudantes, permite a revisão e consolidação do aprendizado dos mesmos com os descritores estudados durante o ano em Língua Portuguesa e Matemática.

O projeto iniciou no ano de 2015, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação dos estudantes e elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB do município.

Ao longo do ano, ocorreram três etapas da Maratona de Aprendizagem. Na primeira etapa, a competição ocorreu entre equipes da mesma sala; na segunda etapa, as turmas de cada escola competiram entre si, resultando em uma turma campeã, que representou a Instituição nesta última fase, ou seja, as instituições de ensino competiram entre si, com as seguintes colocações.

Competição entre 5º anos:
1º Lugar - Escola Vereador João Rogério dos Santos;
2º Lugar - Escola Miguel Matias;
3º Lugar - Escola Menino Jesus de Praga.

Competição entre 9º anos:
1º Lugar - Escola João Fernandes Vieira Filho;
2º Lugar - Escola Monsenhor Hildebrando Guimarães;
3º Lugar - Escola Professora Zenóbia Ferreira da Silva.
 

Usuários do CAPS de Campo Alegre participam de caminhada em alusão a Campanha Janeiro Branco

A equipe do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS Jose Lino, de Campo Alegre realizou na manhã desta quarta-feira 24 de Janeiro, uma caminhada pelas ruas do centro da cidade em alusão a campanha Janeiro Branco. Desde o inicio do mês que o CAPS vem desenvolvendo ações como, distribuição de panfletos e palestras nos setores públicos voltados aos funcionários e usuários dos serviços abordando o tema: “Quem cuida da mente Cuida da Vida!”. O tema foi trabalhado em prol da saúde emocional da sociedade como também palestras internas para o público do Caps. 

Encerrando a campanha a grande caminhada percorreu ruas da cidade com a participação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Academia da Saúde, Secretaria de Comunicação, Núcleo de Promoção a Saúde e Secretaria de Segurança do município. 

O objetivo da campanha é chamar atenção da sociedade para os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional nas vidas das pessoas; aproveitar a simbologia do início do ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dia dos seus relacionamentos e de que andam fazendo para investirem e garantirem Saúde Mental e Saúde Emocional em suas vidas e nas vidas de quem está ao seu redor. 

O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, é um dispositivo fundamental na rede de atenção psicossocial que atua como base no acolhimento e atendimento à população em relação às suas demandas de Saúde Mental.

O Caps associado à Campanha Janeiro Branco se dedica a fortalecer essa importante rede de atendimento público e social relacionada à Saúde Mental e trabalha, junto à sociedade para viabilizar a prevenção do adoecimento mental e emocional em busca de estratégias para saúde emocional. 

Com isso o Caps é uma forma mais evoluída nos tratamentos psíquicos, e vem de uma luta de DESASILAMENTO e retirada de ENCLASURAMENTO do sofredor emocional trazendo-o para sociedade e proporcionado tratamentos diferenciados, como também a acolhida é um olhar mais humanizado para o sofrimento psíquico.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Recepção alegre marca o início do ano letivo nos Centros de Educação Infantil de Campo Alegre

As crianças iniciam o ano letivo 2018 com muito entusiasmo e uma receptividade especial

As instituições de Educação Infantil de Campo Alegre iniciaram nesta segunda-feira 22 de janeiro, o ano letivo 2018.  As atividades tiveram início nos Centros Professora Jaci Vieira da Costa, Professora Maria José Vieira da Costa Silva, Professora Maria Valcira de Medeiros, Lizete Alves Ferreira, Professora Cícera Marinho de Melo e na Escola Municipal Tempo Integral Virgem dos Pobres atendendo inicialmente a 1.416 crianças em Tempo Integral.

As crianças foram recebidas com muita alegria  e diversão. O dia foi de muita festa e alegria, as famílias se sentiram bem acolhidas e confiantes de saber que suas crianças estão nas mãos de profissionais comprometidos com a educação e o bem-estar de seus filhos.

Durante o dia os alunos participaram de dinâmicas, brincadeiras, contação de histórias, cinema e porta retrato de boas vinda.

No município é garantido a todas as crianças matriculadas, o direito de aprender e se desenvolverem de acordo com a Base Nacional Comum Curricular que define os objetivos de aprendizagem e o desenvolvimento para a Educação Infantil, por meio da convivência entre outras crianças e adultos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas, bem como o direito de brincar, participar, explorar e expressar-se cotidianamente de diversas formas, explorar a imaginação, a criatividade, as experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais, vivenciando experiências com movimentos, formas, sons, texturas, cores, palavras, histórias, objetos, elementos da natureza, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

Com esse entendimento é garantido uma aprendizagem pautada no compromisso com uma educação que coloque as crianças como protagonistas do seu cotidiano, assegurando a elas o direito a ter suas infâncias respeitadas.
 

Sistema de monitoramento flagra cidadão levando caqueiras do canteiro da Entrada principal de Campo Alegre

O sistema de vídeo monitoramento da cidade de Campo Alegre flagrou neste final de semana a ação de um cidadão que furtou quatro caqueiras decorativas do canteiro central da Avenida Governador Divaldo Suruagy, principal acesso ligando a AL 220 ao centro da cidade. A entrada da cidade chama atenção pela organização, iluminação, decoração e beleza de suas palmeiras. 

A busca foi feita na manhã deste domingo 21, dia seguinte à ação, quando os responsáveis pela organização da avenida terem notada a ausência das peças. Quando consultada as imagens do sistema de monitoramento que cobre os principais pontos da cidade, foi constatado o exato momento da ação criminosa. 

Com as imagens em mãos a Secretaria Municipal de Segurança Institucional, que cuida do patrimônio público fez a investigação e chegou até o cidadão que estava de posse as caqueiras.

Após o flagrante as caqueiras foram devolvidas para o município. A cidade está monitorada 24 horas por dia, e as imagens tem ajudado na segurança dos cidadãos campo-alegrenses.

Veja as imagens da ação:

Estudantes de Campo Alegre participam de atividades educativas e recreativas na Colônia de Férias

O Projeto “Colônia de Férias é pura Diversão” realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre, em parceria com a Secretaria de Cultura e Secretaria de Transporte, foi um sucesso.

A Colônia iniciou dia 08 de janeiro com um passeio ciclístico, dando continuidade no período de 09 a 19 de janeiro atendendo aos estudantes matriculados em 2017 em 07 (sete) Escolas Municipais de Tempo Integral da Rede Municipal de Ensino.

Escola Municipal de Tempo Integral Helenilda Correia de Araújo Melo.
Escola Municipal de Tempo Integral Vereador João Rogério
Escola Municipal de Tempo Integral Elita Tenório Maia
Escola Municipal de Tempo Integral Maria Lourinete Porto
Escola Municipal de Tempo Integral Menino Jesus de Praga
Escola Municipal de Tempo Integral João Paulo II
Escola Municipal de Tempo Integral Cicero Salustiano dos Santos

As crianças e adolescentes da sede, povoados e do Distrito de Luziapolis, município de Campo Alegre participaram de diversas atividades recreativas e educativas como: Oficina de leitura, jogos matemáticos, recreação, esporte e lazer, percussão, dança, teatro, desenho, pintura, judô e atletismo, movidos de muita alegria e diversão.

Os estudantes também fizeram excursão até o SESI Indústria do Conhecimento no Povoado Chã da Imbira, e participaram de momentos de leitura, videoteca e práticas esportivas na Quadra Poliesportiva da comunidade, sendo um momento marcante para os estudantes que ficaram encantados com o ambiente da biblioteca. Onde puderam apreciar diversas obras literárias.

Segundo a aluna da Escola Municipal João Rogerio Ariany Nascimento que ficou deslumbrada com o local e muito contente frisou: “Aqui é outro nível, tem ar condicionado, muitos livros, adorei vim aqui!

O encerramento das atividades da Colônia de Férias aconteceu nesta sexta-feira (19), com muita criatividade, animação e alegria dos estudantes, equipe gestora, mediadores e facilitadores. O último dia foi marcado por dramatizações dos contos: Cachinhos de Ouro, os Três Ursos, João e Maria, Chapeuzinho Vermelho, Os Sobrinhos dos Três Porquinhos, torneio de futebol, premiação através de medalhas, aula de zumba, recreação, rodas de leitura e distribuição de pipoca e picolé. 

E a Escola Cicero Salustiano ainda contou com a participação de alguns pais que foram prestigiar seus filhos no torneio, propiciando a integração da família a escola e a participação na vida escolar do filho (a), deixando-os muito contente com a presença dos pais, gratificante a participação e o envolvimento deles na colônia de férias.

A coordenação de Programas e Projetos, Professora Jane Cleide Vicente destacou: a colônia de férias oportunizou as crianças e adolescentes vivenciar momentos de aprendizagem e diversão, com muita alegria e satisfação de todos os estudantes, retirando-os da ociosidade e vulnerabilidade social durante este período através das atividades ofertadas.

O Projeto contou com o total apoio da Prefeita Pauline Pereira, que não mede esforços para ofertar o melhor para a educação de Campo Alegre.
 

Beneficiários do Programa do Leite em Luziápolis participam de recadastramento

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito a Cidadania de Campo Alegre através da Equipe do Cadastro único e Programa Bolsa Família, está promovendo mutirões de inclusão e atualização cadastral do Cadastro Único para todos os beneficiários do Programa do Leite no Distrito de Luziápolis.

A ação tem como objetivo garantir que as famílias beneficiárias do programa do leite tenham acesso ao seu numero de identificação social- NIS e desta forma poder se habilitar para outros programas sociais.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Secretaria de Saúde realizou o primeiro mutirão de saúde do ano contabilizando centenas de atendimentos

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre realizou nesta quarta-feira 17 e quinta-feira 18 de Janeiro, o primeiro grande Mutirão da Saúde de 2018, onde foram ofertados vários serviços de saúde aos munícipes. O mutirão aconteceu no Centro de Especialidades Médicas do município e atendeu pessoas de todas as comunidades. 

A ação contou com a parceria com o Projeto Amigo do Peito, onde foi contabilizado a realização de 176 Mamografias, 100 Testes Rápidos, 22 Citologias, 103 Aferições de Pressão e Glicemia Capilar, 20 Eletrocardiogramas e 102 Ultrassonografias. Além dos atendimentos durante o mutirão também aconteceram palestras com os profissionais que integram Equipe do Núcleo de Apoio a Família – NASF. 

O Mutirão é uma das varias formas que a gestão encontra de manter a população bem assistida e também proporciona a oportunidade a pessoas que estejam sem tempo de ir até seu Posto de Saúde.

Os serviços oferecidos no mutirão são ofertados de forma permanente nem todas as Unidades Básicas de Saúde do município.
 

SEMED realiza semana pedagógica para iniciar ano letivo nas instituições de educação infantil

A Semana Pedagógica da Educação Infantil promove uma reflexão coletiva sobre a necessidade de garantir o desenvolvimento integral da criança ao mesmo tempo em que destaca a importância dessa primeira etapa da Educação Básica e valoriza o trabalho dos profissionais que atuam nesse segmento.

Nessa perspectiva, a Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre – SEMED preparou durante o período de 15 á 19 de janeiro de 2018, a Semana Pedagógica para Educação Infantil, com o objetivo de promover o envolvimento de todos os profissionais da Educação Infantil e planejar as ações a serem executadas durante o ano letivo, para garantir o sucesso e o desenvolvimento integral das crianças, com a seguinte programação:

15/01/18 - Reunião com equipe gestoras para Planejamento Anual das Instituições de Educação Infantil.
16/01/18 - Planejamento geral para as equipes gestoras.
17/01/18 - Planejamento geral para as equipes gestoras.
18/01/18 - Palestra de abertura da Semana Pedagógica com a Psicóloga Martha Eugênia: Como administrar emoções e construir relações com as crianças.

19/01/18 - Planejar a semana de acolhimento das crianças, famílias e Organização dos espaços para acolher as crianças e as famílias.
As discussões durante toda a semana buscaram refletir sobre a realidade das instituições e seu entorno para identificar situações que promovam o envolvimento de todos com a qualidade no processo pedagógico e a palestra também levantou diversas reflexões a fim de manter relacionamentos saudáveis, de qualquer natureza.

A palestra, ministrada pela Psicóloga Martha Eugênia, com o tema “Como Administrar Emoções e Construir Relações com as Crianças” teve como objetivo motivar as equipes a administrar suas emoções para melhor atuar na sua função docente, como forma de buscar um equilíbrio emocional para poder lidar no cotidiano das crianças a fim de construir uma relação de harmonia, respeito e paz.

Durante a palestra, a psicóloga levantou várias reflexões que para manter relacionamentos saudáveis, de qualquer natureza, é imprescindível estar em dia com a consciência, ter sempre autocontrole em situações adversas e que a escola é o espaço para permissão e o desenvolvimento da competência emocional, entretanto deve-se considerar que, para tal, o professor também precisa desenvolver essa competência considerando as suas frustrações e dificuldades que lhe são peculiares no exercício da profissão.

Na oportunidade, a Secretária Municipal de Educação, Graciene Alencar, reafirmou o compromisso da gestão com a qualidade da educação e a necessidade de investir na Formação Continuada dos profissionais que atuam na Educação Infantil, que são essenciais neste processo.

“Hoje é um dia de muita alegria para todos nós, é o início de mais um ano letivo e cada um de nós, aqui presentes, temos nossas responsabilidades junto a educação campo-alegrense, sobretudo a educação infantil, que compreende as idades de 0 a 5 anos. Nesta fase, todos os estímulos recebidos pelas crianças são fundamentais para seu desenvolvimento em todos os aspectos, por isso, nós, educadores temos um papel muito importante nesta formação “, ressaltou a secretária.

A palestra também contou com a participação da Equipe Técnica da Secretaria de Educação, Diretoras, Coordenadoras e quase 200 Educadoras de Educação Infantil, entre professoras e auxiliares.
 

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Janeiro Branco: Ambulatório de saúde mental de Luziápolis promoveu palestra

Em alusão a Campanha Janeiro Branco o Ambulatório de Saúde Mental do Distrito de Luziápolis realizou nesta terça-feira 16 de Janeiro uma palestra com o tema: “Saúde mental é Qualidade de vida”. O momento que aconteceu na Igreja de Santo Antônio contou com a participação dos profissionais psicólogos Yamayá Costa e Fábio Araújo para falar sobre Saúde Mental, Qualidade de Vida e a importância da Felicidade. 

O início do ano é um período em que as pessoas entram em um movimento espontâneo de avaliação das suas próprias vidas e, Janeiro, o primeiro mês do ano, é um mês terapêutico por natureza – vamos, então, aproveitá-lo e instigar as pessoas a pensarem sobre Saúde Mental, sentidos de vida, propósitos existenciais, qualidade de relacionamentos, equilíbrio emocional e se são, ou não, verdadeiramente felizes.

Os 5 principais objetivos da Campanha Janeiro Branco são:

1) Fazer do mês de Janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas e instituições sociais do mundo reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das próprias instituições;

2) Chamar a atenção de todo o mundo para os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional nas vidas das pessoas;

3) Aproveitar a simbologia do início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para investirem e garantirem Saúde Mental e Saúde Emocional em suas vidas e nas vidas de todos ao seu redor;

4) Chamar a atenção das mídias e das instituições sociais, públicas e privadas, para a importância da promoção da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos;

5) Contribuir, decisivamente, para a construção, o fortalecimento e a disseminação de uma “cultura da Saúde Mental” que favoreça, estimule e garanta a efetiva elaboração de políticas públicas em benefício da Saúde Mental dos indivíduos e das instituições.

Equipe ambulatório: 
Ana Adélia Melo Rocha - Psicóloga 
Claudenice de Paula - Assistente Social 
Jimycarlison Ramos 
Geane Silva - Recepção