domingo, 30 de abril de 2017

Abril Verde: Campo Alegre promove ações de Saúde em alusão ao mês da prevenção de acidentes de trabalho e Doenças Ocupacionais

E em alusão ao Abril Verde, mês dedicado à temática de conscientização sobre os acidentes de trabalho, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre promoveu uma programação que contou com palestras motivacionais, e ações que garantam o cuidado com os profissionais de toda a Saúde. Como proposta cada UBS cuidar de sua equipe pelos procedimentos médicos quando diagnosticados, na visão de que não apenas os EPIs são importantes e imprescindíveis, mas, com a consulta e intervenção de cuidados aos profissionais da Secretaria municipal de Saúde.

As palestras nas unidades de saúde foram ministradas pela Coordenadora de Saúde do Trabalhador e Recursos humanos da Saúde Zuckerllan Bernadelli.

Durante todo o mês as UBS trabalharam o Abril Verde em parceria com a coordenação do NUPS, onde foi destacado a importância da segurança no trabalho e sua prevenção, onde no início do mês todos os profissionais da Saúde foram vacinados contra H1N1 e participaram das palestras e reuniões.

A Prefeitura Municipal de Campo Alegre não medirá esforços para garantir os EPIs conforme a RN 32.

O abril Verde

O dia 28 de abril foi consagrado pela Organização Internacional do Trabalho como o dia Mundial em Memórias às Vítimas de Trabalho e de Doenças Ocupacionais (esta mesma data é considerada o dia nacional deste tema, face os termos da Lei nº 11.121/2005), iniciou-se, há alguns anos, um movimento de conscientização massiva, em todos os dias do mês, da necessidade de termos ambientes de trabalho mais protegidos.

Prefeitura de Campo Alegre adere ao Programa Prefeito Amigo da Criança

A Prefeita Pauline Pereira atendeu ao chamado da fundação Abrinq, para fazer parte da Rede de Prefeitos Amigos da Criança, através da assinatura do termo de adesão, do Programa Prefeito Amigo da Criança – PPAC, que tem como objetivo mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios para implementação de políticas e ações que resultem em avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, com base no artigo 227 da Constituição Federal.

A partir de agora Campo Alegre passou a fazer parte dos 1.575 municípios do Brasil que aderiram à 6ª edição do PPAC.

O PPAC foi Criado em 1996 e nestes anos de atuação, foram mobilizados quase oito mil prefeitos e prefeitas para a implementação de ações de modo articulado e integrado, com participação social e transparência, reconhecendo gestores de todo o país que fortaleceram o Sistema de Garantia de Direitos e melhoraram a vida das crianças e adolescentes.

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Centro de Educação Infantil Valcira de Medeiros realizou culminância do projeto Semana literária

O Centro de Educação Infantil Professora Maria Valcira de Medeiros, localizado no Povoado Chã da Imbira realizou nesta sexta-feira, 28 de abril, a culminância do Projeto da Semana Literária, baseado na citação: “A história é uma arte de suma importância nas nossas vidas, através dela conhecemos fatos, adquirimos experiências e nos despertamos para o hábito da leitura.” BUSATTO (2006, P 74).

O evento teve como principal proposta inserir a contação de histórias e leitura de livros no contexto escolar com o objetivo de propiciar cultura, conhecimentos, princípios, valores, educação, ética, além de contribuir para construção de bons relacionamentos afetivos saudáveis.

Nesse sentido, a Instituição vem desenvolvendo o projeto: “Conte um conto”, onde está sendo oportunizado para as crianças o contato com uma diversidade de livros e histórias infantis, despertando o gosto pela leitura de forma prazerosa e com muita arte, contribuindo de maneira significante com seu o desenvolvimento.

Reconhecer a importância da leitura na Educação Infantil é primordial, pois, é nessa idade que todos os hábitos são formados, entretanto, a arte de contar histórias deve está presente no cotidiano das crianças para que desenvolvam a autonomia da oralidade, do cognitivo, da socialização e que a agucem no mundo da imaginação, e assim possam desenvolver habilidades leitoras entre outras potencialidades.
 

Futsal da Escola João Fernandes Viera conquistou o 2° lugar na etapa regional do JEAL realizado em Campo Alegre

Após empate no tempo normal a equipe do Povoado Chã da Imbira perdeu a decisão nos pênaltis para a escola Divina pastora de Junqueiro 

Após dois dias de disputa e muita emoção, foi finalizada nesta sexta-feira 28 a etapa regional dos Jogos estudantis de Alagoas da regional 2ª GERE. Os jogos aconteceram em Campo Alegre no Ginásio Municipal João Matias da Silva e Ginásio João Dantas Barbosa. Os jogos envolveram 22 equipes de 07 municípios com a participação de 200 atletas, que disputam duas modalidades esportivas: futsal (masculino) e handebol (feminino).

Na modalidade handebol feminino a equipe vencedora foi a Escola Conceição Lyra de São Miguel dos Campos que venceu a Escola Lindalva Jatobá também de São Miguel, e a em terceiro lugar ficou a Escola Pedro Joaquim de Jesus do município de Teotônio Vilela. As três equipes participarão da etapa estadual.

Já no futsal Masculino a escola campeã da região foi a Escola Divina pastora do município de Junqueiro que venceu a Escola João Fernandes Vieira Filho nos pênaltis após empate em 0 x 0 no tempo normal. A terceira colocação ficou om a Escola Lindalva Jatobá de São Miguel dos Campos. As três equipes também participarão da etapa estadual.

Durante os dois dias o município de Campo Alegre recebeu equipes dos municípios de Campo Alegre, Boca da Mata, Barra de São Miguel, Coruripe, Junqueiro, São Miguel dos Campos e Teotônio Vilela.

A etapa regional do JEAL está sendo organizado pela 2ª Gerência Regional de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Campo Alegre.
 

Mamãe Coruja: Secretaria da mulher realizou o encerramento do primeiro grupo de gestantes 2017

As gestantes participaram de atividades durante três meses através do Projeto mamãe Coruja

Na tarde desta quinta-feira 27 de abril 2017, a Secretaria Municipal da Mulher, Juventude e Idoso realizou o encontro de encerramento do primeiro grupo de gestantes do PROJETO MAMÃE CORUJA deste ano.

Durante os últimos três meses foi proporcionado às gestantes conhecimentos referentes aos cuidados com o recém-nascido e como ter uma gestação saudável.

No término todas as participantes receberam os produtos confeccionados por elas nas oficinas, como a lixeira decoradora para o quarto do bebê e lembrancinha de maternidade, assim como também foi ofertado o kit maternidade para todas as mamães participantes do projeto.

A atividade foi acompanhada pela Secretária Andreza Leão e pelas técnicas responsáveis pela condução do grupo, a psicóloga Alessandra Barbosa e a assistente social Elisangela Marinho.
 

Escola Municipal João Fernandes Vieira Filho realizou reunião com representantes da SEMEL e SEMED

Na manhã da última quarta-feira (26), a Equipe Gestora/Pedagógica, professores da disciplina de Educação Física da Escola Municipal João Fernandes Vieira Filho realizaram uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e o Coordenador de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação com o intuito de estabelecer uma parceria entre a Instituição de Ensino e as secretarias no que diz respeito às atividades esportivas e o rendimento dos educandos. 

A prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento humano e capacita o educando a desenvolver suas competências sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social, ao mesmo tempo em que o esporte constitui-se num instrumento pedagógico que tem sido ferramenta de suma importância no auxílio dos conteúdos escolares.

Participaram da reunião o Secretário Municipal de Esporte e Lazer – Álvaro Guimarães Neto, o Gerente de Esportes Professor Josa, o Coordenador de Esportes Claudival Medeiros, Coordenador Municipal de Educação Física – Professor Pedro Temóteo e os professores da disciplina de Educação Física: Amerino Rodrigues de Paiva Neto e Érik Maximiano da Silva. 

“Parabenizo a Escola João Fernandes pela atitude e preocupação com o futuro dos nossos adolescentes e jovens”, destacou o professor Josa. 

O Coordenador de Educação Física do Município falou sobre a importância da parceria entre as secretarias e a Instituição de Ensino, bem como o esporte com ferramenta de combate a indisciplina; o secretário de Esportes e o Coordenador de Esportes se colocaram a disposição e também parabenizaram a Escola pela iniciativa.

CRAS de Campo Alegre e Luziápolis participam do Lançamento do ID Jovem

Coordenadoras do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da sede e do distrito de Luziápolis, participaram do Lançamento do ID Jovem, realizado pelo Instituto Raízes de Áfricas, Governo Federal, Governo do Estado de Alagoas, Prefeitura de Maceió, deputada estadual Jó Pereira e a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, nesta quarta-feira dia 26, na Secretaria de Estado de Infraestrutura, em Maceió.

O evento contou com a participação de profissionais de diversas áreas dos municípios alagoanos, onde puderam socializar informações sobre o novo benefício social, a Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem.

O ID Jovem é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015. Tem direito ao benefício os jovens com idades entre 15 e 29 anos cujas famílias estão inseridas no Cadastro Único, com os cadastros devidamente atualizados, com renda familiar até dois salários mínimos. Para adquirir basta baixar o aplicativo ID JOVEM ou entrar no site da Caixa econômica Federal, informar o número do NIS (Número de Identificação Social), nome, data de nascimento e nome da mãe.

Na ocasião, também foi elaborado a construção da roda de diálogos Yépeda, do Instituto Raízes de Áfricas, representado pela Coordenadora Arísia Barros, onde foi discutido sobre o preconceito racial, contamos com o relato da Miss Brasil Kassynara Cassiano, onde abordou o tema “Mulher, Alagoana Preta, Cirurgiã-Dentista e Miss Brasil Internacional: A Juventude que transpõe barreiras”.

Plano de Assistência Familiar Caminho do Céu inaugura neste sábado a primeira Central de Velórios de Campo Alegre

O Plano de Assistência Familiar Caminho do Céu está convidando a sociedade de Campo Alegre e região para prestigiar a inauguração da Central de Velórios Caminho do Céu. A inauguração acontecerá neste sábado 29 de Abril as 15 horas. A central de Velórios Caminho do Céu fica localizada na Rua vereador José Pereira Lima 331 – Campo Alegre. 

Projetado para ser um local adequado para a realização de velórios, e respeitando o descanso eterno.

Escola João Fernandes Vieira Filho realizou mobilização referente à Preservação do Meio Ambiente

A ação também abordou o combate ao mosquito Aedes aegypti e abertura do Projeto JEPP

A Escola Municipal João Fernandes Vieira Filho, realizou nesta quinta-feira, 27 de abril, uma grande mobilização nas principais ruas do Povoado Chã da Imbira. O objetivo foi chamar a atenção de todos referente aos cuidados em relação à Preservação do Meio Ambiente, eliminar os possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti e fazer a abertura do Projeto JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos.
O meio ambiente precisa ser cuidado, precisamos tomar consciência das atitudes que devemos ter com ele. Mas olhando para pequenos gestos talvez seja possível encontrar um caminho muito mais natural e simples de dar nossa contribuição à questão ecológica e à saúde do planeta. E este caminho é o do amor e do respeito que podemos aprender com aqueles que viveram e vivem muito próximos à natureza. 

Diante do quadro epidemiológico atual em todo o país, fica evidente a necessidade de se trabalhar a temática da prevenção ao mosquito Aedes aegypti nas escolas, mostrando que o aumento na proliferação do mosquito está associado a diversos fatores e que o referido é responsável pela transmissão de diversas doenças. Sendo assim, os alunos participaram de uma palestra, bem como confeccionaram diversos trabalhos relacionados ao combate do Aedes aegypti.

O JEPP visa oportunizar a juventude a compreender sobre o mundo dos negócios e o funcionamento do mercado de trabalho desde cedo, fazendo com que a familiarização com esta temática facilite a vida profissional desses adolescentes e jovens, o referido projeto foi implantado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o SEBRAE e tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora na Comunidade, despertando e fortalecendo o espírito empreendedor, incentivando o protagonismo juvenil e a busca de possibilidades de inserção no mercado de trabalho ou até mesmo da criação de negócios. Com este Projeto a Escola João Fernandes trabalha quatro temas. Sendo eles: Ecopapelaria; Artesanato Sustentável; Empreendedorismo Social e Grandes Ideias, Grandes Negócios.

A Equipe Gestora e Pedagógica destaca sobre a importância de trabalhar essas três ações integradas, visto que como um dos temas do Projeto JEPP é Artesanato Sustentável é possível transformar objetos que seriam descartados no meio ambiente e que poderiam ser transformados em pequenos criadouros do mosquito em artesanato.
 

Juíza Eliana Augusta assume Comarca de Campo Alegre

A juíza Eliana Augusta Acioly Machado de Oliveira, titular da Comarca de Anadia, passa a responder, a partir dessa semana, pela Comarca de Campo Alegre, vaga em virtude da promoção do juiz Bruno Acioli Araújo para a 1ª Vara de Delmiro Gouveia.

Outra mudança também anunciada pelo TJ/AL hoje, é para Comarca de Messias, onde passa a assumir a juíza Emanuela Bianca de Oliveira Porangaba Barbosa, titular da Comarca de Murici. A magistrada assume em virtude da promoção do juiz Lucas Lopes Dória Ferreira para a 2ª Vara de Delmiro Gouveia.

As designações foram publicadas no Diário da Justiça desta quinta-feira (27), foram feitas pelo corregedor-geral da Justiça de Alagoas, desembargador Paulo Barros da Silva Lima.
A juíza já atuou no município como substituta, inclusive comandou a solenidade de diplomação dos eleitos na eleição de 2016.

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Prefeitura de Campo Alegre emitiu nota sobre a Greve Geral

Nota sobre a greve geral 

A Prefeitura de Campo Alegre, vem comunicar que não irá suspender suas atividades no próximo dia 28 de abril.

Tal determinação é realizada em estrita observância ao princípio constitucional da continuidade dos serviços públicos, que consagra que as atividades inerentes à gestão administrativa não devem ser paralisadas, sob pena de ocasionar prejuízos à população local.

A paralisação que será realizada no dia 28 de abril de 2017, não será acatada, mantendo suas atividades regularmente na data descrita, ficando registrado que os servidores que aderirem a tal suspensão de atividades terão que repor o dia faltado em data futura, a ser estabelecida pelas secretarias, de acordo com a necessidade do serviço.

Greve geral: Banco do Brasil e Caixa de Campo Alegre estarão apenas com funcionamento no autoatendimento

O blog do Márcio José teve de primeira mão a informação que nesta sexta-feira 28 de abril, os clientes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica de Campo Alegre terão apenas a opção de serviços bancários no autoatendimento. 

A paralização / greve geral acontecerá em todo país contra a 'reforma' da Previdência, a 'reforma' trabalhista e a terceirização irrestrita, propostas pelo governo federal.

Representantes do CRAS e Cadastro Único de Campo Alegre participaram de II encontro estadual do BPC

Técnicas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da sede e do distrito de Luziápolis, além da coordenadora do Cadastro Único, participaram do II Encontro Estadual do BPC e Cadastro Único, realizado pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), nesta quarta-feira, dia 26 de abril, na cidade de Maceió.

De acordo com a SEADES o evento contou com a participação de 250 técnicos e gestores da Assistência Social do Estado de Alagoas que puderam debater acerca das diretrizes de operacionalização e as novas regras para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Na abertura do evento, o secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social de Alagoas, Fernando Pereira, destacou o papel do BPC na melhoria das condições de vida de idosos e pessoas com deficiência e seu impacto na economia alagoana.

"O BPC é um benefício que muda a vida das pessoas, garante o sustento de milhares de alagoanos que estariam em situação extrema sem o benefício. Além disso, ele injeta quase R$ 110 milhões por mês na economia do Estado, gerando circulação de renda e aquecendo o comércio em dezenas de municípios. A nossa intenção, a partir das orientações do governador Renan Filho, é ampliar cada vez mais o número de beneficiários do BPC, chegando a todas as comunidades vulneráveis de Alagoas", disse Pereira.

A deputada estadual Jó Pereira, que também participou do encontro, ressaltou o empenho do Governo Federal na melhoria dos índices sociais de Alagoas. "Só vamos conseguir reduzir a desigualdade com a união. Juntos, podemos garantir recursos e mostrar a força do Suas no apoio às famílias em situação de vulnerabilidade, principalmente em Alagoas, onde tantas famílias sofrem com os efeitos da pior seca dos últimos 40 anos", lembrou a deputada.

O Benefício de Prestação Continuada garante o repasse mensal de um salário mínimo para: 1) idosos com mais de 65 anos; e 2) pessoas com deficiência incapacitadas para a vida com independência; e 3) que em ambas situações a renda familiar per capita seja inferior a ¼ do salário mínimo vigente.

A partir da Portaria Conjunta 01/2017, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e do Instituto Nacional de Seguridade Social, a inclusão dos beneficiários no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) torna-se obrigatória.

A participação das técnicas do município em eventos como este referem a relevância dada  à capacitações que garantam os direitos dos cidadãos.

Atletas de sete municípios participam de etapa regional do JEAL 2017 realizado em Campo Alegre

Durante dois dias estudantes atletas de sete municípios que fazem parte da 2ª Gerência Regional de Educação, participam da etapa regional dos Jogos Estudantis de Alagoas edição 2017. Os jogos envolvem 22 equipes de 07 municípios com a participação de 200 atletas, que disputam duas modalidades esportivas: futsal (masculino) e handebol (feminino).

A abertura oficial do evento aconteceu na manhã desta quinta-feira 27 no Ginásio Poliesportivo João Matias da Silva, com a presença de representantes da 2ª GERE e do município de Campo Alegre. 

Durante a abertura do evento a secretária de educação de Campo Alegrem professora Graciene Alencar, desejou boas vindas ao municípios participantes do evento e destacou a importância do esporte como mecanismo de educação. 

A solenidade de abertura contou ainda com a presença de vereadores, profissionais ligados ao esporte e a educação, e estudantes da rede municipal de ensino que foram prestigiar o evento.

A etapa regional conta com a participação de estudantes atletas dos municípios de Campo Alegre, Boca da Mata, Barra de São Miguel, Coruripe, Junqueiro, São Miguel dos Campos e Teotônio Vilela.

Os jogos acontecem nesta quinta-feira e sexta-feira, com partidas no Ginásio Municipal João Matias da Silva e na Quadra Poliesportiva João Dantas Barbosa.

A etapa regional do JEAL está sendo organizado pela 2ª Gerência Regional de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Campo Alegre.

O JEAL - Jogos Estudantis de Alagoas - é o maior evento de desporto escolar de Alagoas e tem por finalidade fomentar os princípios educacionais da inclusão, da participação e do desenvolvimento social através da prática esportiva no âmbito escolar, incentivando assim a participação das instituições de ensino públicas e privadas do Estado de Alagoas em diferentes modalidades esportivas, promovendo ampla mobilização da juventude estudantil alagoana em torno do esporte.

Ao valorizar a educação do jovem por meio da prática desportiva escolar, a Secretaria de Estado da Educação está cada vez mais difundindo e reforçando a construção da cidadania e dos ideais do movimento olímpico, estes direcionados para a construção de um mundo melhor e mais pacífico, livre de qualquer discriminação e dentro do espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade, cultura da paz e fair-play.

Através das atividades desportivas crianças e jovens constroem seus valores, seus conceitos, socializam-se e, principalmente, vivem as realidades.
 

Estudantes da Escola João Fernandes Vieira Filho participaram de passeio no Barco Escola – IMA Alagoas

A Escola Municipal João Fernandes Vieira Filho e a Secretaria Municipal de Educação promoveram no dia 25 de abril um passeio para os discentes que estudam nos nonos anos da referida Instituição. A bordo de um catamarã os educandos aprenderam observando a natureza sobre a região das lagoas Mundaú e Manguaba; admirando assim suas belezas, bem como conhecendo os impactos ambientais ocasionados pela ação do homem. Além do trabalho de conscientização referente ao meio ambiente o passeio foi uma ação motivacional, já que estes/as alunos/as farão a Prova Brasil (IDEB 2017), desta forma se faz necessário elevar a autoestima dos referidos.

Os educandos receberam as orientações referente ao meio ambiente através dos técnicos (biólogo e geógrafo) do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas. 

A educação ambiental é fundamental para uma conscientização das pessoas em relação ao mundo em que vivem para que possam ter cada vez mais qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente. O maior objetivo é tentar criar uma nova mentalidade com relação a como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza, criando assim um novo modelo de comportamento, buscando um equilíbrio entre o homem e o ambiente.

Os professores de Língua Portuguesa e Matemática que estarão acompanhando e dando todas as orientações necessárias durante o processo de preparação para a Prova Brasil também aproveitaram o momento para trabalhar de forma dinâmica alguns descritores. Após o almoço os discentes tiveram a oportunidade de passear na Barra de São Miguel.

UBS de Luziápolis realizam mutirão e ciclo de palestras em alusão ao dia Nacional da Hipertensão Arterial

Nesta quarta-feira 26 de abril, as Unidades Básicas de Saúde do dustrito Luziápolis realizaram mutirão e ciclo de palestras em alusão ao dia Nacional da Hipertensão Arterial.

A Unidade Básica de saúde Francisco Batista dos Santos PSF 11, realizou um mutirão com a participação de vários usuários da saúde pública no distrito. O evento ocorreu na nova Igreja de Santo Antônio localizada na parte de traz do Distrito. 

Na ocasião foram acolhidos aproximadamente 100 pacientes e ofertado serviços como atendimento médico, atendimento odontológico, aferição de pressão arterial e glicemia, palestra de conscientização sobre a diabetes e pressão alta, onde toda a equipe foi engajada no projeto.

As equipes dos PSFs 5, 6, e 8 ministraram palestras nas próprias unidades aos pacientes, ambas abordando sobre a conscientização a prevenção a diabetes e pressão alta.
 

CRAS de Campo Alegre e Luziápolis participam da II Roda de Construção de Diálogos Yépeda e do Lançamento do ID Jovem

Coordenadoras do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da sede e do distrito de Luziápolis, participaram do Lançamento do ID Jovem, realizado pelo Instituto Raízes de Áfricas, Governo Federal, Governo do Estado de Alagoas, Prefeitura de Maceió, deputada estadual Jó Pereira e a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, nesta quarta-feira dia 26, na Secretaria de Estado de Infraestrutura, em Maceió.

O evento contou com a participação de profissionais de diversas áreas dos municípios alagoanos, onde puderam socializar informações sobre o novo benefício social, a Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem.

O ID Jovem é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015. Tem direito ao benefício os jovens com idades entre 15 e 29 anos cujas famílias estão inseridas no Cadastro Único, com os cadastros devidamente atualizados, com renda familiar até dois salários mínimos. Para adquirir basta baixar o aplicativo ID JOVEM ou entrar no site da Caixa econômica Federal, informar o número do NIS (Número de Identificação Social), nome, data de nascimento e nome da mãe.

Na ocasião, também foi elaborado a construção da roda de diálogos Yépeda, do Instituto Raízes de Áfricas, representado pela Coordenadora Arísia Barros, onde foi discutido sobre o preconceito racial, contamos com o relato da Miss Brasil Kassynara Cassiano, onde abordou o tema “Mulher, Alagoana Preta, Cirurgiã-Dentista e Miss Brasil Internacional: A Juventude que transpõe barreiras”.

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Campo Alegre avança na elaboração do Plano Municipal Pela Primeira Infância – PMPI

Na última segunda-feira (24), a Comissão que coordena a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância – PMPI, de Campo Alegre, promoveu um encontro envolvendo a Equipe Técnica e a Rede Municipal Primeira Infância - RMPI para discutir os dados preliminares que comporão o Diagnóstico Situacional da Primeira Infância no município.

O Diagnóstico é condição básica para identificar os principais problemas que atingem as crianças de até 6 anos de idade e onde estão as crianças que possam não estar tendo acesso adequado às Políticas Públicas que assegurem seu desenvolvimento integral. A partir dele, serão eleitas as ações finalísticas prioritárias com o objetivo de aperfeiçoar a aplicação dos recursos.

Além dos Indicadores da Saúde, Educação, Assistência Social e de violações de direitos foram considerados também dados referentes aos espaços de brincar, que são os espaços destinados ao lazer das crianças de até 6 anos de idade, no município, a comercialização de produtos destinados às crianças, abastecimento de água, destino do lixo, condições de moradia, exposição de crianças na mídia, diversidade de origem étnico-racial e crianças com deficiência. Cada indicador servirá de base para a elaboração das ações, metas e prazos a serem estabelecidos no Plano Intersetorial, para os próximos 10 anos.

O Plano visa superar a desarticulação e a descontinuidade das ações e faz parte das ações estratégicas da Agenda Prioritária para a Primeira Infância, a qual a Gestão Municipal fez a adesão.

A elaboração do Plano deve incluir a participação de Órgãos Públicos e da Sociedade Civil, através de suas organizações representativas, das famílias e inclusive, das crianças tanto na formulação quanto na execução, respeitando suas características etárias, conforme estabelecido na Lei Federal n.º 13.257, conhecida como Marco Legal pela Primeira Infância. Assim, a Rede Municipal Primeira Infância, composta atualmente por 19 organizações municipais, constitui um espaço privilegiado de representação dos diversos segmentos.

Ainda nessa etapa, a Equipe Técnica sistematizará, a partir da análise dos dados, o Texto Base do Plano, que será submetido à apreciação da sociedade em Seminários e Audiências Públicas e, a partir de então, seguirá para aprovação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Câmara de Vereadores, tornando-se Lei que vigorará pelos próximos 10 anos.

O Texto Base do Plano a ser apresentado à sociedade, deverá contemplar as seguintes ações finalísticas:

•    Crianças com Saúde;
•    Educação Infantil;
•    A Família e a Comunidade da Criança;
•    Assistência Social a Crianças e suas Famílias;
•    Atenção à Criança em Situação de Vulnerabilidade: Acolhimento Institucional, Família Acolhedora, Adoção;
•    Do Direito de Brincar ao Brincar de todas as Crianças;
•    A Criança e o Espaço – a Cidade e o Meio Ambiente;
•    Atendendo à Diversidade: Crianças Negras, Quilombolas e Indígenas;
•    Enfrentando as Violências contra as Crianças;
•    Assegurando o Documento de Cidadania a todas as Crianças;
•    Protegendo as Crianças da Pressão Consumista;
•    Controlando a Exposição Precoce das Crianças aos Meios de Comunicação;
•    Evitando Acidentes na Primeira Infância
 

Estudantes universitários realizarão 1ª Feijofest neste domingo na Usina Porto Rico

Um grupo de estudantes universitários do 8° Período do curso de Serviço Social da UNOPAR, está promovendo neste domingo 30 de abril a 1ª FEIJOFEZ universitária que acontecerá no Clube Social da Usina Porto Rico. O evento está previsto para acontecer no horário das 10 da manhã às 15 horas e terá animação. 

As pessoas interessadas em participar devem pagar o valor de R$ 20 e terá direito a feijoada, caipirinha e show ao Vivo com a cantora Vilma Queiroz. 

O evento conta com apoio da Associação Recreativa Porto Rico e da Prefeitura de Campo Alegre.

Secretaria de saúde divulga resultado da campanha de vacinação antirrábica em Campo Alegre

A campanha Antirrábica no município de Campo Alegre ocorreu durante o período de 06 à 18 de abril, durante esses dias foram vacinados um total de 7.358 animais entre cães e gatos, resultando numa cobertura de 95,54%. Para isso, foi utilizada a estratégia do porta a porta, seguindo todo um cronograma pré-estabelecido. A coordenação da vacinação está comemorando os números positivos da Campanha de Vacinação Antirrábica, ocorrida no município.

“Mais uma vez o nosso trabalho foi intensificado e com isso tivemos um ótimo resultado. Ao todo foram 7.358 animais vacinados durante o período de vacinação, com a nossa meta batida. Isso nos trás uma segurança muito grande, já que a raiva ela pode ser transmitida para humanos, através do contato com a secreção salivar, por mordida, lambida ou arranhões dos mamíferos doentes”, destacou Andreza Matias.

Importante lembrar que as pessoas que tiverem animais que não foram vacinados por algum motivo, deverá procurar o setor de Vigilância Sanitária que fica ao lado da casa de sopa, para assegurar que esses animais sejam vacinados permanecendo assim protegidos por um ano.

Animais aptos a receberem a vacina

Os animais que podem receber a vacina são cães e gatos com idade igual ou superior a 90 dias de vida.

A doença

A raiva é uma zoonose (doença que pode ser transmitida ao homem pelos animais), e que se caracteriza por uma encefalite (inflamações agudas do encéfalo, “cérebro”) progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la.

A doença apresenta dois principais ciclos: urbano (relacionados aos cães e gatos) e silvestre (que engloba outros mamíferos como: macacos, raposas, cachorro do mato, guaxinim, morcegos, entre outros animais silvestres).

A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus rábico contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura e, mais raramente, pela arranhadura e lambedura de mucosas.

Sintomas

Os sintomas do animal raivoso são caracterizados pela agressividade, perda do apetite, baba frequente, permanência em locais isolados e escuros, cauda caída e cansaço, permanecendo sempre no chão.

Após a mordida de um animal com raiva, a vítima deve procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

terça-feira, 25 de abril de 2017

FAPEN de Campo Alegre concede 11 novas aposentadorias no mês de abril

A Prefeitura de Campo Alegre através do Fundo de Aposentadoria e Pensões– FAPEN, realizou a concessão de mais 11 aposentadorias durante esse mês de abril. 

“As concessões de aposentadoria garantem o início de uma nova fase na vida desses servidores que tanto já fizeram pelo nosso município e que agora, vão desfrutar dos benefícios concedidos. Parabéns aos novos aposentados e ao Fapen por proporcionar mais essa conquista”, destaca a diretora presidente do órgão, Géssica Cleide da Costa.

“Esse é o nosso maior objetivo, pois a aposentadoria é um prêmio para quem tanto fez pela sociedade campo-alegrense”, finalizou.

Os novos aposentados irão receber o benefício através do Fundo de Aposentadoria e Pensões de Campo Alegre – FAPEN, autarquia municipal, responsável pela concessão dos benefícios. 

Recentemente o FAPEN realizou o recadastramento de todos os aposentados do município que recebem pelo fundo.
 

Campo Alegre sediará etapa regional dos Jogos Estudantis de Alagoas – JEAL 2017

O município de Campo Alegre sediará nos dias 27 e 28 de abril (quinta-feira e sexta-feira), a fase regional da etapa dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) 2017, com disputas nas modalidades futsal masculino e handebol feminino. Os jogos serão disputados no Ginásio Poliesportivo João Matias da Silva e na Quadra Poliesportiva João Dantas Barbosa. O evento está sendo organizado pela 2ª Gerência Regional de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Campo Alegre.

Além de Campo Alegre participarão da etapa regional dos jogos equipes escolares dos seguintes municípios:

- Barra de São Miguel
 Escola Medéa Cavalcante

- Boca da Mata
Escola São Mateus

- Campo Alegre
Escola João Fernandes
Escola Felizardo Souza
Escola Pedro de Oliveira

- Coruripe
Escola Maria Rocha
Escola Góes Monteiro
Escola Liége Gama

- Junqueiro
Escola Divina Pastora
Escola Maria do Carmo
Escola Mônica Rosa

- São Miguel dos Campos
Escola Lindalva Jatobá
Escola Construtivista

- Teotônio Vilela
Escola Pedro Joaquim
Escola Dom Avelar
Escola José Pacheco

O JEAL - Jogos Estudantis de Alagoas - é o maior evento de desporto escolar de Alagoas e tem por finalidade fomentar os princípios educacionais da inclusão, da participação e do desenvolvimento social através da prática esportiva no âmbito escolar, incentivando assim a participação das instituições de ensino públicas e privadas do Estado de Alagoas em diferentes modalidades esportivas, promovendo ampla mobilização da juventude estudantil alagoana em torno do esporte.

Ao valorizar a educação do jovem por meio da prática desportiva escolar, a Secretaria de Estado da Educação está cada vez mais difundindo e reforçando a construção da cidadania e dos ideais do movimento olímpico, estes direcionados para a construção de um mundo melhor e mais pacífico, livre de qualquer discriminação e dentro do espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade, cultura da paz e fair-play.

Através das atividades desportivas crianças e jovens constroem seus valores, seus conceitos, socializam-se e, principalmente, vivem as realidades.

Banda Fanfarra de Campo Alegre abrilhantou desfile de Emancipação Política de Craíbas

No último domingo dia 23 de Abril, a Banda Fanfarra de Campo Alegre realizou mais uma brilhante apresentação durante o desfile estudantil nas comemorações pelos 35 anos de Emancipação Política do município de Craíbas.

Com muito entusiasmo a banda que atualmente é composta por 130 componentes contagiou ao público que assistiu e viu passar por todo o percurso ostentando suas bandeiras e estandartes, com sua disciplina, harmonia, evoluções e um repertório com vários hits da atualidade, além de suas belas jovens balizas.

A Banda de Campo Alegre comandada pelo maestro Wesley Thiago é sempre destaque por onde se apresenta.

Na ocasião o prefeito craibense, Ediel Leite, agradeceu a prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira pela gentileza de enviar a banda para as comemorações de seu município.

A apresentação foi prestigiada pelo secretário de Cultura, Comunicação, eventos e promoção ao Turismo de Campo Alegre, radialista Márcio José.
 

Atletas do judô de Campo Alegre conquistaram 05 medalhas no Campeonato Regional ll

Em competição realizada no último final de semana, na cidade de Aracaju - SE, o Projeto Fênix mais uma vez representou bem a cidade de Campo Alegre, conquistando 05 medalhas, sendo: 02 medalhas de prata, com os atletas José Ricardo e Antônio Marcos (Kabu) e 03 bronzes, com os atletas Marcos Emmanuel, Wagne Felipe e Aiwmme Rosa, do povoado Chã da Imbira. Além de 05 quintos lugares. Melhorando assim, a participação nesta competição, onde no ano passado conquistou 03 medalhas e 03 quintos lugares. 

“Parabéns a todos os atletas, dirigentes e todos aqueles que de forma direta ou indireta fazem parte ou colabora com essa instituição, que de forma brilhante vem representando de forma brilhante a cidade carinho no cenário nacional, quando se trata de esporte de alto rendimento”, destacou o professor Erick Maximiano. 

O Projeto Fenix agradeceu ao apoio da Prefeitura Municipal de Campo Alegre, Governo do Estado de Alagoas, Itaú Social, Secretaria de Estado de Esportes, Lazer e Juventude - SELAJ, Secretaria Municipal de Esportes - SEMEL, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Campo Alegre - CMDCA, o Boticário, Vereador Jura e todos Amigos Colaboradores.