segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Programa Mulheres Mil realizou aula inaugural de cursos ofertados em Campo Alegre


Nesta segunda-feira 31 de outubro, o Instituto Federal do Alagoas (Ifal), em parceria com a Prefeitura de Campo Alegre realizou a aula inaugural de cursos do Programa Mulheres Mil, no município. A aula inaugural aconteceu no Centro Social de Campo Alegre – CESCA, e contou com a participação das 140 mulheres campo-alegrenses que estarão cursando os cursos oferecidos que são: Salgadeira, Costureira industrial e Costureira de lingerie e moda praia. O programa gratuito procura por mulheres em situação de vulnerabilidade social e elas ainda recebem um auxílio financeiro. 

Na abertura do evento as secretárias municipais Isys Roberta, Neide Granja e Jane Meire Matias, quando usaram da palavra destacaram a importância da oferta dos cursos no município, como forma de qualificação para as mulheres que terão uma grande oportunidade de crescimento pessoal e profissional. 

A dona de casa e agora cursista Suely Lourenço falou em nome das demais beneficiárias dos cursos, e disse da importância do IFAL em parceria com a prefeitura ofertar os cursos para as mulheres campo-alegrenses. “Estou muito feliz por fazer esse curso, espero que todas as minhas colegas aproveitem como eu, pois vou aproveitar essa oportunidade até o fim”, destacou. 

O programa e a metodologia dos cursos foram apresentados pela representante do IFAL no evento, Lucília Araújo, que destacou que o processo de seleção das cursistas passou por critérios do programa, e que as participantes receberão uma ajuda de custo para custeio das despesas durante os cursos. 

Ainda durante o evento foi exibido um vídeo institucional onde várias mulheres testemunharam seus exemplos de sucesso através do Programa Mulheres Mil.

O evento contou com as presenças das secretárias municipais, Isys Roberta (Assistência Social), Jane Meire Matias (Mulher, Juventude e Idoso), Neide Granja (Educação), Maria Helena (Adjunta de Assistência social), as vereadores Jeane Nascimento e Kellyn Rafaella, o vereador Jura, o secretário municipal de agricultura Leonardo Monteiro e a chefe de gabinete Luciana Ferreira.



Alunos da Escola Municipal Pedro de Oliveira Santos participaram da Caravana Ambiental

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação Municipal de Meio Ambiente e em parceria com Instituto do Meio Ambiente - IMA, realizou pela primeira vez no município a “Caravana Ambiental”, levando 400 alunos, estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Pedro de Oliveira Santos, localizada no Distrito de Luziápolis.

A “Caravana Ambiental” tem como principal objetivo sensibilizar aos educandos quanto aos cuidados com o planeta, no que se refere aos biomas brasileiros, ou seja, os animais, a vegetação e as reservas naturais, para que as futuras gerações pratiquem ações de conservação e ampliação de ambientes mais saudáveis.

As atividades desenvolvidas pela “Caravana Ambiental” proporcionaram aos alunos competições do tipo: jogo de pergunta e resposta, com o incentivo direto dos professores das turmas, montagem de quebra-cabeça gigante, palestras educativas, e outras coisas mais, que além de proporcionarem muita diversão, contribuíram para que o conhecimento sobre as questões ambientais fosse ampliado neste dia.

Com um público de 400 estudantes, foram formadas 10 equipes, e entre estas três ficaram com os primeiros lugares na competição. São elas:
1º lugar – Equipe Amigos do Meio Ambiente - Alunos do 9º ano “B”;
2º lugar – Equipe Arcanjos do Meio Ambiente – Alunos do 6º ano “A”;
3º lugar - Equipe Amantes do Meio Ambiente – Alunos do 7º ano “B”.

Como prêmio, os três primeiros colocados receberão uma viagem ao Instituto Chico Mendes – ICMBIO, onde fica o Recanto do Peixe-Boi, na cidade de São Miguel dos Milagres, em Alagoas.

O evento aconteceu na Quadra Poliesportiva Daniel José, e também foi prestigiado pela Prefeita Pauline Pereira juntamente com a Comitiva Estadual representantes da ação “Governo Presente”, que será realizada em dezembro, em Campo Alegre, e também contará com atividades voltadas à preservação do Meio Ambiente. A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente também foi representada no evento.



SEMED conclui etapa 2016 da formação para articuladores de ensino

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre – SEMED, por meio da Gerência de Apoio à Gestão Escolar e do Núcleo de Acompanhamento e Assistência ao Educando - NAAEDUC, promoveu o último encontro na etapa 2016, da formação para os Articuladores de Ensino, profissionais que atuam nas ações de interação entre a escola e a família, visando qualificar as competências e habilidades que lhes deem subsídios para exercer esse papel, intensificando a importância desta relação.

Os Articuladores de Ensino, compõem o quadro funcional das instituições da Rede Municipal de Ensino e foram escolhidos por seus pares para promover maior atendimento às famílias, promover reuniões com os responsáveis pelos alunos e intensificar ações no âmbito educacional que favoreçam ao desenvolvimento integral dos alunos.

Diante da identificação da fragilidade desta parceria, como um dos maiores desafios enfrentados pelas instituições educacionais, fato compreendido como uma das causas de dificuldades da aprendizagem, de indisciplina e de infrequência por parte dos educandos, torna-se de fundamental importância, desenvolver estratégias que contribuam para que o fortalecimento dessa parceria seja incorporado no cotidiano da instituição como uma prioridade.

A iniciativa propõe efetivar estratégias e metas previstas no Plano Municipal de Educação e ocorreu no período de julho à outubro, discorrendo sobre as seguintes temáticas:

As funções das instituições educacionais e das famílias;
Direitos da criança e do adolescente;
Relacionamento interpessoal;
Mediação de conflitos;
Política e metodologia de atendimento ao educando e à família;
O papel do (a) articulador (a) da interação entre instituição educacional e família;
Entre outras teorias e atividades práticas, que contemplavam a carga horária da formação de modo não presencial;

A Secretária Municipal de Educação, Professora Neide Granja, em sua fala, parabenizou aos participantes e aos que executam esta ação, como também destacou a importância das escolas desenvolverem ações com o intuito de fortalecer a parceria com as famílias. “Acredito verdadeiramente que esse é o caminho, pois a integração família e escola é o segredo do sucesso educacional”, destacou.

A SEMED, ao promover ações como esta intensifica que a atenção para com os educandos é um compromisso de todos, que é fundamental à integração escola e família para que o bom desenvolvimento das gerações futuras venha a acontecer.



TV Gazeta - Projeto Roda de Conversa é realizado em Campo Alegre


TV Gazeta - Programa Nacional de Controle do Tabagismo chega à Campo Alegre


sábado, 29 de outubro de 2016

Usina Porto Rico realizou Celebração da Santa Missa para marcar o início da Moagem 2016/2017

 
A solenidade religiosa teve a participação da prefeita Pauline Pereira, proprietários da usina, fornecedores e funcionários

Como já virou tradição todos os anos, foi realizada nesta sexta-feira 28 de outubro de 2016, no escritório da indústria da Usina Porto Rico localizada na Fazenda São José a celebração da Santa Missa em ação de graças ao início do período de moagem da safra 2016/2017. A missa foi celebrada pelo padre Cristiano Firmino Nóia, pároco de Campo Alegre, e teve a participação de colaboradores, alguns moradores da localidade, empresários e fornecedores.

A solenidade religiosa contou com a participação da família Tenório proprietários da usina, Daniel Tenório, João Paulo Tenório, Henrique Tenório, Diego Tenório, Marcelo Tenório e o superintendente Carlos Monteiro, além de alguns fornecedores e colaboradores do Grupo.

Também participaram da celebração religiosa a prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira, o secretário municipal de agricultura Leonardo Monteiro e os vereadores Jeane Nascimento, Jura e Kellyn Rafaella.

Fotos:  Wanderson Oliveira
 

Escola Miguel Matias comemorou o Dia do Servidor Público com grande festa Retrô

Em grande estilo para comemorar o DIA DO SERVIDOR PÚBLICO a Escola Municipal Miguel Matias realizou nesta sexta-feira 28, uma grande festa RETRÔ, lembrando os anos 70, 80 e 90, com muita alegria e disposição por parte dos servidores da instituição e alguns convidados, como a prefeita Pauline Pereira, a chefe de gabinete Luciana Ferreira, o procurador do município José Maria Filho, representantes da Secretaria de Educação e este Blogueiro Márcio José.

Foi uma noite sexta-feira, mas o que marcou mesmo foram os grandes hits e lembranças que fez os participantes viajarem no tempo lembrando os inesquecíveis “Embalos de sábado à noite”.

A pista foi comandada pelo DJ Branço, que tocou grandes sucessos das Discotecas nacionais e internacionais. Boas conversas, coas companhias, regadas a boa música e doces lembranças de grandes épocas.

O diretor da instituição, professor Luciano Torres agradeceu a presença de todos, e aproveitou o momento para também destacar a meta alcançada pela escola na nota do IDEB, que teve o emprenho de cada um dos servidores daquela instituição.



sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Prefeitura municipal presta toda assistência à senhora que teve casa incendiada em Luziápolis

Secretários Regivan Farias (adjunto de saúde) e Maria Helena (Adjunta de Assistência Social), prestam assistência a Idosa
De acordo com a Secretaria de Assistência Social a senhora já havia sido contemplada com a reconstrução de sua casa pelo PNHR, que será iniciada em breve. 

Durante essa semana a idosa, Maria Nazaré Braz dos Santos, 75 anos, moradora da Rua Manoel Firmino no Distrito Luziápolis teve sua residência incendiada de forma criminosa, fato que causou grande revolta nos moradores do distrito. 

Após o fato uma equipe de profissionais da Prefeitura Municipal passou a acompanhar e cuidar de Dona Maria Nazaré diariamente. De acordo com a secretária adjunta de Assistência Social Maria Helena, já está sendo providenciada a retirada de segunda via de todos os documentos da aposentada que foram queimados no incêndio, assim como a disponibilização de aluguel social e acompanhamento psicológico. 

A secretária informou ainda que a senhora já havia sido contemplada com a reconstrução de sua casa através do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR, há alguns meses, e que as obras de reconstrução da casa situada na Rua Manoel Firmino n° 50 deve ser iniciada em breve. Até o início e conclusão da casa Dona Nazaré terá todo acompanhamento pela Prefeitura.
Ao fundo a casa de Dona Nazaré que foi incendiada criminalmente


No rádio prefeita Pauline parabenizou os servidores públicos pelo seu dia

Nesta sexta-feira 28 de outubro, dia do servidor publico, a prefeita Pauline Pereira participou de entrevista na Rádio Campo Alegre FM, onde na oportunidade agradeceu aos campo-alegrenses pelos 14.581 votos de confiança e aprovação a sua gestão, votos depositados nas urnas eleitorais no ultimo dia 02 de outubro, lhe dando a oportunidade de governar Campo Alegre por mais 04 anos a partir de Janeiro de 2017.

A prefeita falou sobre os avanços conquistados e as metas das principais áreas da gestão como na saúde, educação, assistência social, segurança e incentivo a geração de emprego, reafirmando seu compromisso de continuar a governar o município no mesmo ritmo da atual gestão. 

Ainda na oportunidade a prefeita parabenizou a todos os servidores do município pela passagem do dia do SERVIDOR PÚBLICO, destacando a importância de cada um deles no desenvolvimento do município.
Durante a entrevista a prefeita recebeu várias mensagens de ouvintes e servidores públicos que externaram seus agradecimentos e carinho com a gestora pelo seu trabalho diferenciado a frente do município. 

No final da entrevista a prefeita realizou o sorteio de alguns prêmios para os servidores do município, contemplando servidores de várias áreas do serviço publico municipal.


Prefeitura de Campo Alegre prepara cemitérios para o Dia de Finados

Em Campo Alegre o cuidado não tem se limitado apenas com as pessoas em vida, pois a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, tem se preocupado também com a memória dos campo-alegrenses falecidos. Por isso nos últimos dias foi realizado um grande trabalho voltado para realização de melhorias e manutenção nos quatro cemitérios do município para receber as pessoas que estarão visitando seus entes queridos no Dia de Finados, que será na próxima quarta-feira, 02 de novembro.

Foram realizados serviços como: capinação, limpeza geral, melhorias nos setores de iluminação, pintura e revestimento de cal. 

Os trabalhos foram realizados nos cemitérios Nossa Senhora do Carmo na cidade de Campo Alegre, Cemitério São José localizado no Povoado Chã da Imbira e nos Cemitérios Campo da Saudade e Cachoeirinha no Distrito de Luziápolis. No distrito os dois cemitérios receberam um cuidado especial coordenado pelo secretário adjunto Everaldo Junior.  

O objetivo de todo esse trabalho é oferecer uma melhor recepção às pessoas que forem visitar os túmulos de amigos e familiares no dia de finados.

Na quarta-feira, dia 2 de novembro, os cemitérios estarão abertos para visitação das 5h às 23h.


Campo Alegre sediou primeiro encontro da Rede de Atenção Psicossocial da 5ª região de saúde

Na ultima segunda-feira 24 de outubro, o município de Campo Alegre sediou o Primeiro encontro das RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), evento que foi facilitado pelas técnicas da Secretaria de Saúde do Estado de alagoas Rosa Augusta, Paula Vilhena, Fátima e Adriana.  O evento foi realizado no Centro Social de Campo Alegre - CESCA.

O encontro teve como objetivo o fortalecimento das parcerias entre os Municípios da 5ª Região de Saúde e facilitar os trabalhos desenvolvidos na UAI (Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil). 

Municípios com representantes presentes no evento: Roteiro, Boca da Mata, Teotônio Vilela, Anadia, Junqueiro e São Miguel dos Campos. Profissionais do seguintes Serviços: Caps, Cras, Creas, Atenção Básica, UAI e Conselhos Tutelares da 5ª Região.



quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Idosos de Campo Alegre participam de atividades em comemoração ao Dia do Idoso

A Prefeitura de Campo Alegre proporcionou nesta quinta-feira 27 de Outubro, um dia de muitas atividades voltadas para os idosos do município. Uma grande ação foi montada através da parceria entre as secretarias municipais da Mulher, Juventude e do Idoso, Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito a Cidadania, Secretaria Municipal de Saúde, Fundo de Aposentadorias e Pensões – FAPEN, e o Conselho Municipal do Idoso. 

O evento aconteceu no Centro Social de Campo Alegre – CESCA para comemorar o DIA DO IDOSO, que oficialmente comemora-se no Dia 01 de Outubro. A data foi comemorada pelo quarto ano consecutivo no município.

As comemorações contaram com a realização de palestra ministrada pela médica Fátima Munhoz abordando sobre a Saúde do Idoso e Outubro Rosa, realização de oficinas, serviços de saúde como Aplicação de Flúor, sorteio de brindes e distribuição de lanche para os participantes.

No município desde o início da atual gestão os idosos passaram a contar com grupos de convivências e várias atividades voltadas para as pessoas da terceira idade.

A programação em comemoração ao Dia do Idoso contou com a participação da secretária Jane Meire Matias, a secretária de assistência social Isys Roberta, a secretária de saúde Tamiris Santos, o presidente do Conselho do Idoso José Gonçalo Moura e profissionais das secretarias envolvidas no evento.

Envelhecer é saber viver com alegria, todas as pessoas passam por mudanças do corpo com o passar da idade, dificuldades que antes não existiam no decorrer do tempo começam aparecer, mas é necessário saber lidar com essas alterações e levar a vida mais leve e realizar as mesmas atividades, porém de maneira diferente, o importante é ser feliz. Foi assim que os idosos se apresentaram na festa com alegria, disposição e vontade de viver, aproveitando a oportunidade que a vida oferece.




Campo Alegre receberá ações do programa Governo Presente em Dezembro

Durante a visita a equipe conheceu o terreno onde será construída a Escola estadual de Luziápolis
A Coordenação do programa visitou o município nesta quinta-feira para definir as ações que serão realizadas na ação 

A prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira recebeu nesta quinta-feira coordenadores do Programa Governo Presente, do Governo de Alagoas que realizará nos dias 02 e 03 de dezembro ações no município de Campo Alegre. Em breve a Prefeitura de Campo Alegre e o Governo de Alagoas estarão divulgando as ações que serão realizadas durante o evento no município. 

As ações serão em diversas áreas envolvendo várias secretarias estaduais e municipais que estarão prestando serviços a população na sede do município e Distrito Luziápolis. 

A visita também contou com a participação da secretária de estado adjunta da juventude Morgana Tavares e secretários municipais.

Escola Municipal Hildebrando Guimarães promoveu o III Encontro de Conhecimentos

A Escola Municipal Monsenhor Hildebrando Verissimo Guimarães realizou nos dias 24, 25 e 26 o III Encontro de Conhecimento, onde alunos de 6° a 9° anos apresentaram com muito segurança para toda comunidade campo-alegrense diversos temas de grande importância para conhecimento e informação para todos. Durante o evento foram abordados diversos temas atuais de interesse da comunidade estudantil e de toda a sociedade campo-alegrense. Uma das turmas apresentou um pouco da história do município de Campo Alegre e de todos os seus prefeitos.

O evento funcionou nos turnos, matutino e vespertino onde a referida escola recebeu nesses dias uma média de 3.600 visitantes, entre familiares dos alunos, estudantes de escolas públicas e particulares, autoridades: como vereadores, secretários, inclusive a secretária de educação professora Neide granja, juntamente com o secretário adjunto professor Cláudio Costa e grande parte dos técnicos da Secretaria Municipal de educação - SEMED.

A diretora da escola Professora Maria do Socorro Vieira, juntamente com sua equipe, muito satisfeitos com o sucesso do evento, agradeceu a todos que participaram desde o início do projeto até o momento da conclusão que se deu nesta última quarta feira às 17:00 horas.



Prefeitura divulga relação de mulheres que participarão de cursos do Projeto Mulheres Mil





Empreendedores da Agricultura Familiar de Campo Alegre participam de uma Rodada de Negócios

Agricultores familiares e representantes da Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre participaram nesta quarta-feira 26, do Evento Rodada de Negócios realizado pelo o Sebrae Alagoas na cidade de Penedo. Esse evento gera a oportunidade aos produtores de comercializarem os seus produtos para outros municípios.

No Encontro de Oportunidades do Litoral Sul aconteceram duas rodadas de negócios: alimentação escolar e empresas urbanas. 

O depoimento do empreendedor José Cristiano, de Campo Alegre, reforça que estamos à importância do evento fomentar o empreendedorismo em Alagoas.

“Foi bem interessante para o nosso conhecimento, pois aprendemos muito como ampliar as vendas das nossas mercadorias de modo a levar os nossos produtos a outros municípios”, destacou.