quinta-feira, 31 de março de 2016

Vídeo: Inaugurações no Povoado Chã da Imbira - Indústria do Conhecimento e Ampliação de escola Lourinete


Técnicos das Secretarias Municipais do Meio Ambiente e Educação de Campo Alegre visitaram fábrica de reciclagem em Lagoa da Canoa – AL

Na última terça-feira, 29 de março, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, representada pelo técnico Luiz Lorhans, e juntamente com a professora Cássia e do engenheiro ambiental Eudes Araújo, ambos representando a SEMED, estiveram nos locais de compra, selecionamento e trituramento dos resíduos sólidos considerados como matéria prima para o reaproveitamento industrial de plásticos. 

Naquela oportunidade, oferecida pelos irmãos empresários, Rafael e Ricardo Santos Rodrigues, proprietários da “Canoa Pet Ltda.”, eles conheceram de muito perto, além das partes física, estrutural e logística daquela empresa, os processos pelos quais passam todos os “produtos” coletados nas cidades circunvizinhas, no sertão, e até mesmo nos municípios mais próximos do estado de Sergipe, antes de serem destinados aos compradores finais, no estado de São Paulo - “Esse setor também está sentindo na pele os reflexos gerados pela crise financeira nacional, mas, ainda assim, há bastante espaço para crescermos”. – asseverou Ricardo Rodrigues, que, entusiasmado, demonstrou considerável interesse em fechar parceria comercial com a CoopecMarca (Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Campo Alegre). 

O coordenador da cooperativa Luiz Lorhans, frisou: - “Não fossem os obstáculos criados por essa mesma crise financeira que atinge todos os setores, a cooperativa teria alcançado patamares vertiginosos de crescimento ainda mais significativos podendo, inclusive, despertar o interesse comercial e o apoio de muito mais empreendedores e gestores públicos do nosso país”.

Toda a visita foi registrada pela professora Cássia, que, absorvendo todo o robusto aprendizado, irá fortalecer ainda mais os projetos ambientais desenvolvidos pela SEMED, e o engenheiro ambiental Eudes Araújo pôde constatar, in loco, os procedimentos adequados no que se refere ao manuseio das matérias primas brutas, desde a lavagem até a secagem, ensacamento, pesagem e estocagem, bem como o distanciamento correto da fábrica, que está localizada na zona rural do município de Lagoa da Canoa, cerca de quatro quilômetros (4Km) da área urbana.

Pelo que tudo indica, depois desse intercâmbio de conhecimento e interesses em comum, mais novidades boas irão fazer parte da vida e do trabalho dos cooperados da CoopecMarca. E assim estaremos todos torcendo por mais essa importante conquista!


Educação de Campo Alegre passa a contar com 15 escolas oferecendo ensino em Tempo integral

A Prefeitura Municipal de Campo Alegre através da Secretaria Municipal de Educação iniciou mais um grande investimento em educação no município. Com a Implantação de 15 escolas com jornada em Tempo Integral. Este é um grande desafio para uma gestão que vislumbra por melhores resultados.

Ter crianças e jovens em tempo integral, significa compromisso político, sociocultural, pois resgata a emoção, a cultura, a dignidade e o respeito a vida dessas crianças é o maior ganho social para um gestor.

O início das atividades sócio educativas aconteceu no ultimo dia14 de março do corrente ano nas escolas de Tempo Integral, Zona Rural e Urbana que atendem estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Os alunos foram acolhidos nas respectivas instituições com aula inaugural que aconteceu de forma dinâmica e calorosa, proporcionando muita animação e descontração neste momento de adaptação. 

Com a ampliação da oferta de escolas municipais oferecendo a modalidade de Educação em Tempo Integral, já neste ano de 2016, o município de Campo Alegre vai superar a Meta 6 do PME, que exige do município: oferecer educação em Tempo Integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 30% dos estudantes da Educação Básica.

Dessa forma este ano a rede municipal de ensino de Campo Alegre ampliou a oferta de atendimento em Tempo Integral de 31% para 68,18% das Instituições, superando o que estabelece a meta em 18,18%. O município atendia em 2015 1.826 estudantes e passou a atender um número de 3.248 na modalidade, o que representa 38,76% de estudantes atendidos em Tempo Integral, também, já superando a meta em 8,8%.

Portanto, hoje o município oferece Educação de Tempo Integral em todas as suas comunidades: Fazenda São José, Povoado Chã da Imbira, Povoado Mineiro, Povoado, Povoado Pimenteira, Belo Horizonte,Região Central, Conjunto Olival Tenório e Distrito de Luziápolis, totalizando3.438 estudantes atendidos.



Definidos os finalistas do Campeonato Municipal de Futsal 2016 da Primeira e da Segunda Divisão

Na noite desta quarta-feira (30), a realização de quatro partidas decisivas definiu  as quatro equipes que irão realizar as finais do Campeonato Municipal de Futsal de Campo Alegre da Primeira e da Segunda Divisão. Na Primeira Divisão, a decisão será disputada entre Juventude e Galácticos, já na segunda divisão Mosquitense e estrela Guia são as equipes finalistas.

Os dois primeiros jogos da noite foram as semifinais da Segunda Divisão onde primeiro o Mosquitense venceu o Força Jovem por 2 a 0, enquanto o Estrela Guia ganhou dos Garotos da Vila por 4 a 3. As duas equipes garantiram as suas vagas também para disputar a 1ª divisão do Campeonato Municipal em 2017.

Já nas semifinais da 1ª divisão, no primeiro confronto da noite o Juventude sequer tomou conhecimento de seu adversário e aplicou uma goleada em cima do Moendas  por 4 a 1.

No segundo jogo, Galácticos e Deportivo Juniors fizeram uma partida marcada por polêmicas nos bastidores e por três expulsões dentro das quatro linhas. O destaque da partida foi o Goleiro Plínio, da equipe do Galácticos, que fechou o gol e ainda  defendeu dois tiros livres. Chances claras que o Deportivo teve para encostar no marcador,  mas que acabou desperdiçando,  o placar final foi de 5 a 2 para o Galácticos.

As finais da competição acontecerão no próximo sábado (2), no Ginásio Municipal, a partir das 19h00.

O Campeonato Municipal de Futsal é promovido pela Prefeitura de Campo Alegre, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL).




terça-feira, 29 de março de 2016

Unidades Básicas de Saúde de Campo Alegre realizam atendimento prioritário para pacientes com Dengue, Zika e Chikungunya

Pacientes com sintomas de Dengue, Zika e Chikungunya que procuram a rede municipal de saúde em Campo Alegre e Luziápolis têm relatado uma agilidade entre o primeiro atendimento e o momento de receber a medicação nos postos.

Equipadas com salas de observações e medicações prioritárias no atendimento à dengue, as equipes de saúde da família de Campo Alegre possuem em sua conformação médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem capacitados.

Aliviar a superlotação do Hospital em plena epidemia de dengue é o que pretende a Secretaria de Saúde de Campo Alegre com o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde, que estão fazendo o acolhimento.

De acordo com a secretária de Saúde Tamiris Santos, além das salas de observação, nós adquirimos suporte de soro, soro fisiológico, medicamentos, e manteremos o laboratório para realizar os hemogramas, tudo para dar o suporte para todos os pacientes que necessitar.

Jogos das semifinalistas do Campeonato de futsal Campo-alegrense serão nesta quarta-feira

O Campeonato Municipal de Futsal de Campo Alegre 2016 chegou à sua fase decisiva, e nesta quarta-feira 30 de Março, acontecerão os confrontos das semifinais da 1ª e 2ª divisão da competição. Todas as partidas acontecerão no Ginásio Municipal João Matias da Silva.

A primeira divisão da competição contou com a participação de 07 equipes, destas quatro estão nas semifinais, e a segunda divisão 10 equipes sendo também quatro disputando as semifinais e três garantirão acesso para a 1ª divisão.

O Campeonato Municipal de Futsal é promovido pela Prefeitura de Campo Alegre, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL).

Confiram os jogos que acontecerão nesta quarta-feira pelas semifinais.

1ª Divisão:
 Galáticos X Deportivo Júnior
 Moendas X Juventude

2ª Divisão:
Garotos da Vila X Estrela Guia
Força Jovem X Mosquitense

Os jogos terão início às 19h00min no Ginásio Municipal de Esportes de Campo Alegre.

Secretaria de Esporte e Lazer emite Nota de esclarecimento sobre suspensão de atleta por indisciplina

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Campo Alegre vem a público esclarecer alguns incidentes que foram divulgados de forma distorcidas e maliciosas em redes sociais após a aplicação do que determina o regulamento do Campeonato Municipal de Futsal 2016, quando a comissão julgadora decidiu pela suspensão de um atleta por duas partidas baseando-se nos relatos registrados em súmula pela arbitragem.

Confira abaixo o comunicado na integra:

COMUNICADO

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) tem como objetivo promover e organizar eventos esportivos, como também lazer e por finalidade objetivando a ampla mobilização da classe desportista amadora de Campo Alegre, assegurando o direito de participar de competições esportivas, dentro de um contexto Sócio – Educativo – Cultural, objetivando a integração, aprendizagem, troca de experiências, reforçando os valores para a formação de sua personalidade, proporcionando, assim, o exercício da cidadania.

Antes de todos os eventos (Campeonato de Futsal ou Futebol), a equipe da Secretaria se reúne com os representantes de clubes e agremiações em assembleia para a elaboração do regulamento de cada competição. Sendo aprovado, o regulamento é assinado pelos representantes das equipes e pela comissão organizadora que fará cumprir com base em relatos feitos em súmula pela equipe de arbitragem.

O regulamento é composto por vários artigos que tratam da finalidade, do objetivo, da organização, da comissão disciplinar, da premiação, dos participantes, da parte de disciplina como também das possíveis punições a atletas ou equipes durante as competições.

Durante o jogo entre Dom Constantino e Campoalegrense pela 7ª rodada do campeonato no dia 24/03, segundo relatos feitos em súmula, o atleta Pedro Rickardo da Silva – que estava na torcida - ofendeu moralmente o árbitro Edson Marcelino (Ceará) com palavras de baixo calão, o chamando de “ladrão”.

O caso foi levado a julgamento e o atleta foi punido pela comissão, baseado no Art. 15°, que diz: “É de responsabilidade de cada equipe manter a disciplina dentro e fora da quadra de jogo, com atletas, dirigentes e torcida, cabendo a comissão disciplinar do evento, julgar todo e qualquer ato de indisciplina, causados pelos referidos neste artigo”, como também pelo Art. 21º “Será suspenso por 02 (dois) jogos e multa no valor de R$ 10,00 (dez reais) por jogo o atleta, comissão técnica ou representante legal, que ofender moralmente os árbitros, marcadores, cronometristas, comissão organizadora e comissão disciplinar deste campeonato”.

Diante dos esclarecimentos acima descritos, renovamos o nosso compromisso com a promoção do Esporte e Lazer em nosso município, e salientamos o cumprimento do regulamento em todos os seus artigos de forma a garantir sempre o bom andamento de todas as competições.

Álvaro Ferreira Guimarães Neto – Secretário Municipal.

Súmula onde o arbitro relata a ofensa

Conselho Municipal de saúde repudia divulgação de conteúdos de reunião de forma distorcidos

NOTA PÚBLICA

O Conselho Municipal de Saúde Campo Alegre, vem em público por meio desta esclarecer algumas informações que estão circulando nas redes sociais sobre a reunião ordinária realizada no dia 22 de março de 2016 na sede dos Conselhos Municipais de Campo Alegre.

Primeiramente, informar a todos que os questionamentos abordados pelos presentes foram esclarecidos como consta em ata.

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão colegiado de caráter permanente e deliberativo, composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuário. Atuando na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde no âmbito municipal, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

O Conselho Municipal de Saúde realiza mensalmente reunião ordinária (toda terceira quinta-feira de cada mês) e quando necessária reunião extraordinária aberta ao público, onde todos tem direito a voz.

Frente ao que vem circulando na mídia o Conselho Municipal de Saúde de Campo Alegre repudia que a pauta discutida na sessão do dia 22 de março de 2016 seja vinculada e divulgada de forma distorcida, ao mesmo tempo informa que acompanha de perto os serviços ofertados por este município aos seus munícipes, não apenas através das reuniões como também realizando visitas periódicas aos setores pertinentes a saúde.

Em relação aos temas citados na nota, já foram realizadas visitas anteriormente aos referidos setores.

A busca por informações sempre será bem vinda, afinal devem ser de conhecimento público, porém, a utilização das informações, bem como do espaço não deve servir de palco para o pleito de 2016.

Conselho Municipal de Saúde de Campo Alegre

Vídeo: Inauguração da Unidade Básica de Saúde do Povoado Belo Horizonte


segunda-feira, 28 de março de 2016

Comunidade católica de Luziápolis participou do X Louvai ao Senhor neste domingo de Páscoa

Um grande momento de louvor e adoração ao senhor aconteceu neste domingo 27 de Março, Domingo de Páscoa, no Distrito de Luziápolis, onde a comunidade católica participou da 10ª edição do Louvai ao Senhor, que esse ano teve como tema: Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto.

O evento foi realizado no Conjunto João José Pereira onde aconteceu a celebração eucarística celebrada pelo pároco local Padre Genival Vicente e bênção do Santíssimo Sacramento, pregação e louvor católico com o Ministério de música Renascendo para Cristo.

O evento cristão que marca o dia da Ressurreição de Cristo teve a participação de centenas de fiéis paroquianos da Paróquia de Santa Luzia que com muita fé cantaram e louvaram ao senhor Jesus Cristo.

A festa teve total apoio da Prefeitura Municipal de Campo Alegre.




Gestantes assistidas pelo CRAS de Campo Alegre recebem cestas nutricionais

No ultimo dia 23 de março aconteceu mais uma entrega de cestas nutricionais para as gestantes assistidas pelos grupos de convivência do CRAS. A entrega das cestas faz parte de um projeto da Prefeitura Municipal de Campo Alegre que tem como objetivo proporcionar uma alimentação adequada às gestantes com insegurança alimentar, nutricional e em situação de risco e vulnerabilidade social do município.

O Projeto de Alimentação Complementar de Gestantes em Situação de Vulnerabilidade Social, Insegurança Alimentar e Nutricional dá continuidade a um projeto iniciado pelo Estado de Alagoas, mas que foi suspenso por tempo indeterminado, deixando inúmeras gestantes desassistidas em todo o Estado. Pensando nisso, a gestão municipal vem se empenhando cada vez mais para dar continuidade à redução da mortalidade infantil no município. Dessa forma, propõe a retomada desse Projeto a nível municipal.

A primeira entrega foi realizada no CRAS Campo Alegre. As gestantes assistiram a uma palestra sobre os Direitos da Gestante e do Bebê ministrada pela Assistente Social e Coordenadora do CRAS Isabela Larisse, que explanou para as gestantes todos os direitos que são intrínsecos para as suas vidas e dos seus bebês, nesse momento, as gestantes puderam tirar dúvidas e relatar experiências vividas em relação ao tema da palestra. Houve ainda uma demonstração do que contém nos enxovais entregues no final do grupo e por fim, a entrega das cestas.


Serviço de Convivência de Campo Alegre realizou encerramento do projeto de Páscoa

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de Campo Alegre, festejando a páscoa 2016, realizou nesta quarta-feira 23 de março o encerramento do projeto páscoa. O evento foi realizado no Centro Social de Campo Alegre - CESCA, com todos os grupos e toda equipe do SCFV crianças, adolescentes, gestantes e idosas, e ainda a presença dos pais e responsáveis pelas crianças.

Durante o evento além das apresentações da páscoa a coordenadora Claudineide passou algumas informações do SCFV. No encerramento da festa foi servido lanche e distribuição de chocolates para todos os participantes. 

“Ficamos felizes por concluir mais um projeto, nosso muito obrigado a Secretaria de Assistência Social e a prefeita Pauline Pereira pelo apoio de sempre”, destacou Claudineide.

No Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são realizados diversas atividades culturais, esportivas e oficinas de artes, música e dança atendendo também grupos do CRAS no prédio do SCFV que são Curso para gestantes e cursos para idosas com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e incentivar a convivência comunitária.




domingo, 27 de março de 2016

Secretários que serão candidatos nas eleições de outubro devem se afastar esta semana

A Prefeitura Municipal deve sofrer mudanças essa semana no seu secretariado, já que com a eleição, secretários e servidores comissionados devem se afastar dos cargos para poder concorrer ao pleito.

Os nomes que deixarão o primeiro escalão para serem candidatos são guardados a sete chaves. O número também. O mistério em torno dos secretários municipais que devem deixar o cargo para se candidatar nas eleições deste ano será desvendado até o próximo sábado 02 de abril. Assim descobriremos os nomes de quem se afasta e os nomes dos novos secretários.

No atual governo, dois secretários foram candidatos a vereador nas eleições passadas, são eles Lakinho (Articulação política) e Toinho (Administração) e ao que tudo indica é que os mesmos serão candidatos novamente em 2016, com isso temos que aguardar até o dia 02 de abril para se confirmar ou não o afastamento e a indicação dos novos secretários.

Outro nome dado como certo a ser candidato que também deverá se afastar é o secretário adjunto de educação Cláudio Dacosta, que também disputou as eleições de 2012 e na atual conjuntura é visto no meio político como um nome forte para as eleições de outubro. Se teremos outros nomes que também deixarão o governo para a disputa teremos que aguardar mais essa semana.

sábado, 26 de março de 2016

Equipe da UBS Arnóbio Rocha Tavares realizou mutirão de combate a dengue, Zika e Chikungunya

Nos últimos dias aumentaram consideravelmente os números de atendimentos a pacientes acometidos por Dengue, Zika e Chikungunya na UBS 03, localizada no Bairro Sebastião de Oliveira Gomes. Para dar início aos trabalhos de conscientização e prevenção, a equipe avaliou a situação e tomou a decisão de visitar simultaneamente as residências do referido bairro, para com isso, tentar diminuir os casos dessas doenças que tem lotado a sala de observação da Unidade de Saúde.

Partindo do pressuposto de que mais de 90% dos criadouros se encontram nas residências, segundo comprovaram as pesquisas, a equipe saiu à rua fazendo minuciosas visitas domiciliares que visavam encontrar focos ou possíveis criadouros.

Como forma de estimular a população a se juntar a essa luta, foram distribuídos um chek-list da faxina da dengue, e ainda adesivos com as cores do semáforo, que significam:

VERDE - domicílios livres de focos;
AMARELO - domicílio sem foco, porém, com locais com água parada que são potenciais criadouros;
VERMELHO - domicílio com foco e com presença de larvas.

O mutirão da dengue teve ótima aceitação por parte comunidade que se sentiu na necessidade de chamar a responsabilidade, seu vizinho que recebeu o ADESIVO VERMELHO, para que o mesmo mantenha seus quintais sempre limpos, livre de ambientes propícios a criadouros de Aedes Aegypti.

O ponto negativo ficou por conta de alguns poucos moradores que não permitiram a entrada da equipe em seu domicílio, por conta de muitos imóveis que se encontravam fechados, e ainda por muitos terrenos baldios, onde a população infelizmente, não colabora e joga lixo.

quinta-feira, 24 de março de 2016

Prefeitura de Campo Alegre distribuiu 50 toneladas de peixes para a população em todo município

A Prefeitura de Campo Alegre realizou nesta quarta-feira (23) e quinta-feira (24), a distribuição de 50 toneladas de peixe para os campo-alegrenses, mantendo a tradição realizada todos os anos. Este ano a prefeitura distribuiu 50 toneladas de pescado. A distribuição foi realizada por meio da Integração de todas as Secretarias Municipais, montou um cronograma especial e um método prático para a entrega do peixe da Semana Santa para todos os campo-alegrenses. 

A distribuição começou na noite desta quarta-feira (23), em vários pontos de apoio na cidade e nos povoados e contou a participação de servidores de diversas secretarias municipais, a exemplo da equipe da Guarda Municipal.

Na cidade a distribuição aconteceu nos seguintes locais: Igreja de São Francisco, Creche Maria José e Secretaria da Mulher e Conjunto Olival Tenório, teve ainda um ponto de distribuição em cada comunidade: Belo Horizonte, Povoado Mineiro, Povoado Chã da Imbira, Vila Operária da Usina Porto Rico, Povoado Pimenteira e três locais no Distrito de Luziápolis. 

As fichas para a distribuição dos kits foram entregues em todas as casas do município, e as pessoas se dirigiram a um dos pontos de apoio para receberam os pescados. Além do peixe foram distribuídas também 15 toneladas de arroz. 

Como todos os anos a prefeita Pauline Pereira, esteve presente durante a entrega dos peixes em vários locais do município, “Graças a Deus mais um ano de distribuição do peixe realizado com sucesso, mantendo a nossa tradição e atendendo a toda população do nosso município”, destacou a prefeita Pauline Pereira.

A prefeita também agradeceu a todos os envolvidos voluntariamente na entrega dos peixes para melhor servir a população, garantindo a manutenção da tradição da Semana Santa no município.

A distribuição dos kits da semana santa é feita atendendo a Lei Municipal 625/2012 de dezembro de 2012.


quarta-feira, 23 de março de 2016

Professores do ensino fundamental de Campo Alegre participarão de programa de formação continuada

Os professores da Rede Municipal do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) de Campo Alegre, assim como os gestores escolares e coordenadores pedagógicos,  participarão nos próximos dia 28 e 30 março, do primeiro módulo do Programa de Desenvolvimento de Professores – PRODEP, com o objetivo de aprimorar a ação docente e assim garantir resultados efetivos em direção a um ensino de maior qualidade nas escolas da rede municipal.

O PRODEP será ministrado pelo Professor, Pedagogo, Psicólogo, Mestre e Doutor em Educação,  Júlio Furtado dos Santos, e acontecerá de março a outubro de 2016, dividido em quatro momentos presenciais, sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenação Geral de Ensino, que tem como coordenadora a Professora Aristéia Nascimento e pela  técnica responsável pelas ações de formação da SEMED Professora Cleide Farias.

Neste primeiro momento será trabalhado o tema “Entender como se aprende para aprender como se ensina”, refletindo como ocorre a aprendizagem significativa e a mediação da aprendizagem em sala de aula.
A Secretária de Educação Josineide Granja lembra que toda a Equipe Técnica da SEMED estará envolvida neste grandioso trabalho entendendo que, momentos      de estudos como estes, possibilitam a todos professores (as)  uma reflexão da  prática pedagógica, de forma a garantir resultados efetivos e aprendizagens significativas em sala de aula.

O PRODEP só é possível por causa da sensibilidade e do compromisso com a educação da nossa gestora municipal Pauline Pereira, que não tem medido esforços para garantir aos Campo-alegrenses, o direito a uma educação inclusiva, integral e de qualidade, assim como o apoio incondicional da Câmara de Vereadores , dos Conselhos Municipais, das Entidades e Secretarias parceiras e da comunidade em geral que tanto tem apoiado e acreditado que a educação de qualidade é a grande alavanca para o desenvolvimento de nosso município Campo Alegre.

Prefeitura decreta Ponto Facultativo nesta quinta-feira e feriado na Sexta-feira da Paixão

Baseado-se no decreto 01/2016 que dispõe sobre os feriados e pontos facultativos no ano de 2016, A Prefeitura Municipal de Campo Alegre informa que não funcionará nos próximos dias 24 (Quinta-feira Santa, ponto facultativo) e 25 de março (Sexta-feira da Paixão, feriado). Apenas os serviços considerados essenciais funcionarão em regime de plantão.

Confira o decreto de feriados e pontos facultativos (DECRETO)

NUCA de Campo Alegre realizará o primeiro Seminário Ser Adolescente

No próximo dia 30 de março, o Núcleo de Cidadania do Adolescente - NUCA de Campo Alegre, em parceria com a Articulação Pró Selo UNICEF irá promover o I Seminário Ser Adolescente. O evento acontecerá na Escola Municipal João Rogério.

O evento terá como público prioritário adolescentes do município, que estejam dispostos a se envolver em questões voltadas a garantia de direitos e no protagonismo juvenil.

Os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos farão uma apresentação cultural.
Serão discutidas as seguintes questões:

Desenvolver o autoconhecimento, a autoconfiança e autoestima - Mediador Professor Antônio Máximo.
Adotar atitude saudável pela prática de esportes - Mediador Professor Cleiber Meireles.

Saber prevenir-se das doenças em geral e proteger os outros e a si mesmo das DST/AIDS - Mediadora Enfermeira Louise Caroline.

Desenvolver preferências estéticas e sensibilidade cultural e artística - Mediadora Professora Kawanny Ferreira.

O Seminário terá como principal objetivo promover momentos de diálogo e debate com os jovens com temáticas relevantes para o crescimento crítico, bem como, oportunizar um espaço seguro para os adolescentes compartilhar problemas, dificuldades, duvidas e conflitos; auxiliar na resolução dos seus conflitos de relacionamento (família, amigos e namoro e ajudá-los na tomada de decisões de maneira mais consciente, orientando o adolescente no avanço para a fase adulta, capacitando-o a direcionar os próprios caminhos com autonomia e clareza.

O NUCA

O Nuca é um órgão criado pelo Selo Unicef Município Aprovado.  É formado por um grupo de adolescentes, alguns capacitados para atuarem como multiplicadores do conteúdo que adquirem nas diversas oficinas que participam, junto aos demais. Seu propósito é promover o protagonismo juvenil e proporcionar ao público de 12 a 17 anos de idade a oportunidade de participar das decisões e ações relacionadas a ele, destacando principalmente a importância de sua autoestima.

CRAS Campo Alegre realiza a I OFICINA DE PLANEJAMENTO do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Campo Alegre realizou a OFICINA DE PLANEJAMENTO do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para orientadores sociais e para os facilitadores de oficina. O evento ocorreu no ultimo dia 21 de março no Centro Social de Campo Alegre – CESCA.

A Oficina teve como objetivo orientar o Planejamento anual das atividades dos Serviços de Convivência, para a elaboração do documento do ano de 2016. Foi debatido sobre a importância do planejamento para a realização das atividades e qual a melhor forma de planejar.

A equipe do CRAS expôs ainda sobre métodos e técnicas a serem trabalhadas nas oficinas e orientações sociais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A próxima etapa do evento acontecerá no dia 18 de abril, através da exposição do planejamento elaborado pelos orientadores sociais e facilitadores de oficina para o CRAS.


terça-feira, 22 de março de 2016

COMUNICADO SEMED Nº 05/2016

A Prefeita do Município de Campo Alegre, a Secretária Municipal de Educação, técnicos da SEMED, representantes do SINTEAL, Comissão de vereadores e procuradoria geral do município, se reuniram com objetivo de analisarem projeções e os impactos financeiros relativos aos recursos do FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

O estudo apresentado foi realizado com base na portaria interministerial N° 11 de 30 de dezembro de 2015, que fixa o valor do custo-aluno em R$ 2.739,87 (dois mil, setecentos e trinta e nove reais e oitenta e sete centavos) para o exercício 2016, bem como a estimativa da receita anual do Fundo. Levando em consideração a seguinte realidade local:

1.    Ampliação do atendimento em Tempo Integral, de seis para quinze Unidades Escolares;

2.    Diminuição dos recursos devido à queda no número de alunos com relação aos últimos anos;

3.    A não disponibilização, por parte do Governo Federal, das adesões para o Programa Mais Educação em 2015 para atendimento em 2016;

4.    PDDE – EDUCAÇÃO-BÁSICA, Não repassado integralmente, geralmente a 2ª parcela é depositada no ano subsequente. Algumas escolas não receberam as parcelas em 2015 e não há previsão se receberão em 2016;

5.    Impacto financeiro referente às progressões de classe (triênio) dos servidores admitidos em 1998, 2001, 2004, 2007, 2010, 2013;

6.    Impacto financeiro referente aos quinquênios dos servidores admitidos nos anos de 2001, 2006 e 2011;
No ano de 2015 o Município investiu em ampliação e construção de escolas, totalizando 38 (trinta e oito) salas de aulas. Foram construídas, 08 (oito) quadras poliesportivas, cozinhas, refeitórios e vestiários com banheiros, que darão condições para o atendimento em 15 (quinze) escolas de Tempo Integral, o que representa uma enorme extensão da rede de escolas de tempo integral no Município, que neste ano de 2016 já alcança o percentual de 39% (trinta e nove por cento) dos alunos matriculados em escolas atendendo nesta modalidade, sendo um dos maiores índices do Estado de Alagoas e alcançando com sobra as metas do Plano Municipal de Educação.

Em 2016, computamos até o momento um decréscimo de 156 alunos matriculados em relação a 2015, fato que se comprova a cada ano, prejudicando diretamente a receita do FUNDEB do Município. Outra realidade concretizada é que anualmente a quantidade de alunos aprovados do 9º ano do ensino fundamental para o 1º ano do ensino médio é superior a quantidade de alunos que ingressam na educação infantil ou ensino fundamental na rede municipal de ensino, fator que se deve a diminuição da taxa de natalidade.

No ano de 2014, o Município contava com a adesão ao Programa Mais Educação em 11 escolas e em 2015 com 16 escolas, implementando a receita com as atividades complementares no contra turno, situação que não ocorrera em 2016, com exceção de 05 Unidades Escolares que executarão a 2ª parcela referente a adesão de 2014. NAS DEMAIS ESCOLAS A PREFEITURA arcará com as despesas dessas atividades.

A maioria dos profissionais da educação estarão sendo contemplados em 2016 com as progressões de classes e/ou quinquênio, e muitos, com as duas progressões, chegando a ter um aumento de ate 10 % em seus vencimentos, o que causa um impacto financeiro de aproximadamente 2,4%na folha de pagamentos para o ano de 2016, desta forma:

a) 109 Profissionais Administrativos deverão receber cerca de R$ 31.000,00 referentes à Progressão de Classes em 2016;
b) 318 Profissionais do Magistério deverão receber cerca de R$ 405.000,00 referentes à Progressão de Classes em 2016;
c) 37 Profissionais Administrativos deverão receber cerca de R$ 22.000,00 referentes à aplicação de quinquênios;
d) 172 Profissionais do Magistério deverão receber cerca de R$ 250.000,00 referentes à aplicação de quinquênios.

Logo, o impacto previsto com essas progressões e da ordem de aproximadamente R$ 700.000,00, (setecentos mil reais) representando um crescimento de 3,77% na folha de pagamentos, enquanto que o Fundeb em 2016 teve crescimento de apenas 3,16% em relação a 2015.

Em 2015, foi estimado, uma receita total, superior a R$ 29.000.000,00 (vinte e nove milhões de reais) e sendo concretizada R$ 28.688.445,13 (vinte e oito milhões seiscentos e oitenta e oito mil quatrocentos e quarenta e cinco reais e treze centavos) , abaixo da estimativa. Em 2016 está previsto a quantia de R$ 29.594.260,63 (vinte e nove milhões quinhentos e noventa e quatro mil duzentos e sessenta reais e sessenta e três centavos), ou seja, apenas, 3,16% de crescimento, porém, a despesa com as progressões dos servidores é maior do que o aumento da receita prevista para o ano de 2016.

Nas as reuniões realizadas com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação foi demonstrado por representantes da Secretaria de Educação gráficos com a simulação das receitas e despesas para o ano de 2016, de forma que, incluindo as progressões de triênio e quinquênio a que a maioria dos servidores tem direito neste ano, o Município, atualmente, já compromete 70,42% (setenta vírgula quarenta e dois por cento) de sua receita para pagamento da folha dos professores, e 26,37% (vinte e seis vírgula trinta e sete por cento) com a folha de servidores de apoio administrativo, perfazendo um total de 96,79% (noventa e seis vírgula setenta e nove por cento) de toda a receita (portaria 11 /2015 + 15% da integralização da complementação da União) com pagamento de servidores, restando apenas 3,21% (três vírgula vinte e um por cento) para manutenção de 22 (vinte e duas) escolas, sendo 15 (quinze) de tempo integral, durante todo o ano, ressaltando que no montante das receitas não fora incluído eventuais valores a serem recebidos pelo encontro de contas que geralmente ocorre no mês de Abril, já que impossível auferir os valores neste momento, deixando claro que qualquer receita advinda deste cálculo do Governo Federal será utilizada na manutenção das escolas.

Fora demonstrado também que o Município de Campo Alegre já vem respeitando o piso nacional da Educação, de forma que nenhum docente do Município recebe abaixo do valor estabelecido pelo Governo Federal para o piso, e que os servidores já obtêm aumento real de remuneração acima da média em decorrência das progressões previstas no PCCR da categoria através de quinquênios e progressões de classe, conforme demonstrado.

Nesse sentido, e com fundamento em toda a documentação apresentada e discutida com representantes do referido Sindicato em três reuniões realizadas no Município, permeadas por uma total transparência entre as partes, já que fora disponibilizada toda a documentação requisitada, incluindo folha de pagamento integral, receitas e despesas. Conclui-se que o Município não tem possibilidade financeira para conceder reajuste salarial no ano em curso. Esta dificuldade para 2016, já fora sinalizada em 2015, quando da negociação com o SINTEAL sobre o último reajuste concedido de 13,01% - Essa sinalização consta em ata de reunião com representantes do SINTEAL, quando a gestora solicitou que fosse registrado que no ano seguinte (2016) pretendia investir ainda mais Educação Integral, e que não seria fácil a concessão de reajuste para os Profissionais da Educação.

Ressaltamos que a atual administração preza pela responsabilidade e transparências na aplicação dos recursos da Educação, e não poderíamos tomar medidas irresponsáveis que comprometam o pagamento dos salários de seus servidores, que nunca atrasaram sequer um dia, nem que inviabilizem os investimentos na rede municipal, principalmente na manutenção e ampliação da rede de ensino integral que vem trazendo tantos benefícios sociais e educacionais para os alunos e suas famílias em nosso Município.

Salientamos ainda que foram apresentadas a esta entidade sindical representante da categoria, as reais condições financeiras do município, bem como a frustração da Gestão Municipal em não poder atender aos anseios da categoria,  ficando a disposição para quaisquer esclarecimentos. 


Campo Alegre, 22 de março de 2016.

Secretaria Municipal de Educação

Confira aqui cópia do OFÍCIO enviado ao SINTEAL (Baixar o Oficio)

Unidade Básica de Saúde Luiz Vieira realizou ação em alusão ao Dia Mundial da Água

Pelo segundo ano consecutivo a Unidade Básica de Saúde Luiz Vieira realizou ação em alusão ao Dia Mundial da Água. A ação aconteceu nesta terça-feira 22 de março, Esta data é destinada a reflexão e discussão sobre a relação homem e água, e abordam temas como a conservação e proteção da água.

A médica da Unidade doutora Fátima Munhoz junto a sua equipe composta pela enfermeira Louise Matias e o Dentista Divoncir Munhoz realizaram uma palestra onde enfatizaram medidas cautelosas a favor da água e impôs a consciência ecológica em relação a este bem natural.

A água é essencial para todos os seres vivos. Além de ser o principal constituinte do corpo humano e essencial para o pleno funcionamento do organismo, a água é utilizada de diversas formas, principalmente para alimentação e sobrevivência dos animais e plantas. Com o Dia Mundial da Água, espera-se que resíduos, entulhos e produtos tóxicos que são despejadas no meio ambiente sejam reduzidos e evitar a poluição das águas.

É de fundamental importância a conscientização da população mundial em relação à educação ambiental e atitudes do dia-a-dia fazem a diferença. Se cada um reduzir um a dois minutos do tempo de banho diário, três a seis litros de água serão economizados. Se multiplicar este volume pelo número de habitantes presentes em uma cidade, percebe-se que os resultados trazem impactos positivos e fazem a diferença.


Escola Municipal João Fernandes Vieira Filho realizou mobilização no combate ao Aedes Aegypti

A Escola Municipal João Fernandes Vieira Filho localizada no Povoado Chã da Imbira, realizou na tarde desta terça-feira, 22 de março, uma caminhada de mobilização ao combate do mosquito Aedes Aegypti. Esta é mais uma escola do município que adere a mobilização no combate ao mosquito que transmite a Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.

Visando o bem estar de toda comunidade e do país, pedindo a colaboração e a União de todos para juntos exterminados este mosquito que vem aterrorizado à todos em relação a transmissão de várias doenças.

A Equipe Gestora, professores, alunos e agentes de endemias visitaram as casas das principais ruas, entregaram folders, recolheram diversos materiais que poderiam se transformar em possíveis criadouros, além do trabalho de conscientização que foi realizado orientando a todos que um mosquito tão pequeno pode causar grandes estragos em nossas vidas.