sábado, 31 de outubro de 2015

Três representantes de Campo Alegre participarão da Conferencia nacional da Criança e do Adolescente

Escolha aconteceu durante a Conferência estadual realizada nesta sexta-feira 

O município de Campo Alegre esteve representado na X Conferência Estadual da Criança e do Adolescente realizada nesta sexta-feira 30 de outubro no auditório do Hotel Radisson em Maceió.

Nesta edição a Conferência Estadual da Criança e do Adolescente teve como tema "Política e plano decenal dos direitos humanos de criança e adolescente - fortalecendo os conselhos dos direitos da criança e do adolescente". 

Com o intuito de debater a construção de um planejamento que garantirá os direitos da criança e do adolescente para os próximos dez anos, a conferencia foi realizada pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e o Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CEDCA) e contou com a participação de aproximadamente 500 pessoas de todas as regiões de Alagoas.

Para o titular da Seprev, Jardel Aderico, a conferência foi importante para propor estratégias que vão nortear as políticas públicas e colocar Alagoas no rumo das discussões dos direitos das crianças e dos adolescentes. 

Plano decenal

No encontro, foram formados grupos temáticos que discutiram temas como a autonomia política, administrativa e financeira dos conselhos de direitos e as fragilidades e estratégias para a construção do plano decenal.

Ao final da conferência três representantes do município foram eleitos para representar Alagoas na Conferência Nacional, em Brasília, a ser realizada no mês de abril de 2016. 

Os representantes eleitos de Campo Alegre são eles: Thyago Santos - Adolescente; Hélio Temóteo - Conselheiro Tutelar e Ednaldo Cavalcante - Conselheiro de Direito.


Alunos do Ensino Médio de Luziápolis participam de Trilha Ecológica na região do Rio Escorrega

Um grupo de alunos dos 3º anos da Escola Estadual Pedro de Joaquim de Jesus anexo de Luziápolis, participaram nesta sexta-feira 30, de uma Trilha ecológica na região do Rio Escorrega. A trilha começou pela área com mata ciliar preservada e depois na área sem mata ciliar.

Nessa atividade ocasião os estudantes também conheceram o viveiro de mudas do projeto de restauração do rio que é coordenado pelo professor Antonino Lopes denominado Projeto amigos do meio Ambiente – AMA.

Na área preservada o coordenador do projeto destacou a importância de preservar aquele tipo de paisagem, na área sem mata ciliar ouve também um pronunciamento em relação aos problemas ambientais presentes como: a diminuição da vazão do rio, assoreamento, erosões no solo, perda da biodiversidade local. Neste momento foi enfatizada a importância do projeto para restaurar a mata ciliar da região.

Os alunos também foram ao local onde foi realizado o segundo plantio de mudas do projeto, seguido de um banho relaxante na piscina do balneário do Rio Escorrega.

A Trilha foi acompanhada por uma equipe da Guarda Municipal deu apoio em todos os momentos da trilha, para garantir a segurança do passeio.



sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Ser contra a prefeita Pauline Pereira é ser contra o desenvolvimento de Campo Alegre

Vista aérea do canteiro de Obras em Andamento em Luziápolis. Uma marca da gestão da prefeita Pauline Pereira
Você concordaria com o fim de programas como o Bolsa Alegre, a Casa da Sopa e tantos outros serviços implantados para servir a população?

É público e notório que a população de Campo Alegre vive tempos de conquistas e realizações com os grandes avanços registrados no município na gestão da prefeita Pauline Pereira. A grande maioria esmagadora dos campo-alegrenses estão bastante satisfeitos com a escolha que fizeram nas eleições de 2012 quando elegeram a primeira mulher a governar Campo Alegre.

Logo nos primeiros meses de gestão o município passou a contar com mais médicos, remédios nas farmácias do hospital e postos de saúde, novas ambulâncias, mutirões de exames de vista e ultrassonografias, entregas de próteses dentárias e óculos grátis, funcionamento da maternidade do hospital entre outros vários avanços na saúde.

Na educação a população ganhou novas creches (Duas na cidade, uma em Luziápolis e uma no Povoado Chã da Imbira), mais escolas, implantação do programa Mais Educação, nova frota de ônibus escolares, merenda de qualidade e vários outros investimentos em educação no município.

Na área de infraenstrutora obras marcantes como a pavimentação do Povoado Chã da Imbira, Rodovia AL 105, pavimentação de várias ruas, pavimentação do acesso ao Povoado Pimenteira, Novas Unidades de Saúde e diversas outras obras em andamento nos quatro cantos do município.

Já na assistência social uma atenção especial para a população que passou a contar com a Casa da Sopa que além da sopa e outros pratos ainda oferece frutas e raízes para os beneficiários e entrega de benéficos eventuais. 

Outra marca da gestão que se preocupa com o bem está da população mais carente foi a implantação do Programa Bolsa Alegre, programa criado através da Lei Nº: 661 de 20 de julho de 2013 que tem como finalidade dar Auxílio financeiro às famílias em situação de vulnerabilidade Social do Município.

Preocupada com o futuro de nossa juventude a gestão passou a ofertar dezenas de cursos profissionalizantes, preparando os jovens para o mercado de trabalho.

E isso que citei acima representa só uma pouco de tantas coisas que vem sendo feita no município de Campo Alegre. São avanços em todas as áreas como habitação, urbanismo, atenção com a criança, a mulher e o idoso, cuidado com as pessoas.

O que pensar de alguém que é contra a tudo isso? 

Os tantos avanços registrados pela atual gestão tem causado inveja e até desespero e apelação na oposição que sonham a todo custo com poder. Alguns que até hoje não se conformam com a escolha soberana, certeira e consciente do povo.

Em minha opinião, quem é contra a gestão da Prefeita Pauline Pereira é contra o desenvolvimento de Campo Alegre.

Secretaria de Educação divulga Nota técnica sobre uso de Ônibus Escolar

NOTA TÉCNICA

A Secretaria Municipal de Educação do Município de Campo Alegre, vem, por meio de sua representante, esclarecer alguns fatos veiculados na Câmara de Vereadores relacionados à atuação desta Secretaria:

I - Fora veiculado que o Ônibus escolar, placa OXN 9250, estaria realizando o transporte de funcionários de Campo Alegre ao Município de Maceió no dia 22 de Outubro do corrente ano em detrimento do transporte de estudantes da rede municipal.

Primeiramente, deve ser ressaltado que tal informação foi grosseiramente manipulada em uma tentativa de atribuir à Secretaria de Educação uma conduta que nunca existiu em nosso Município sob a atual administração.

Ora, jamais a Secretaria de Educação ou qualquer outro órgão municipal deixou de realizar o transporte de seus estudantes dentro dos dias e horários estipulados, abrangendo toda a rede municipal de escolas e creches, pelo contrário, a rede de transporte cobre praticamente toda a extensão territorial do Município, cobrindo tanto a sede e o Distrito de Luziápolis, como as comunidades de Belo Horizonte, Chão da Imbira e Usina Porto Rico, transportando aproximadamente 2000 alunos diariamente.

Dito isto, cumpre ressaltar que, de fato, no dia 22 de Outubro do corrente ano tal veículo escolar foi disponibilizado para a Secretaria de Transportes para atender uma chamada de emergência dos funcionários do Município que ficaram sem transporte devido a um problema mecânico no ônibus que realiza com exclusividade o transporte dos mesmos diariamente.

Diante da excepcionalidade do fato e da urgência da situação, o microônibus foi liberado, mas somente após ter feito o transporte diário de sua rota com os alunos da rede municipal daquele dia, e restringindo o transporte dos funcionários apenas até a Usina Porto Rico, dentro do Município, local onde os mesmos desceram e foram encaminhados para outro transporte que os levaria para Maceió, o que pode ser confirmado por qualquer dos funcionários que fizeram o trajeto.

Nesse sentido, observa-se que, diante de uma situação excepcional de auxílio aos próprios funcionários do Município por ocasião da quebra do seu transporte a realidade foi deturpada, alegando-se ausência de transporte de estudantes e o que o ônibus estaria realizando viagens à Maceió, informações estas que são facilmente contrastadas pelos próprios funcionários e servidores que foram beneficiados.

De qualquer forma, situações excepcionais como a relatada não fazem parte da rotina da Secretaria, que cumpre rigorosamente todas as rotas de transporte de seus alunos, assim como ainda disponibiliza seus ônibus ao transporte de estudantes universitários do Município para outros cidades nos termos autorizados pelo Governo Federal.

A Secretaria de Transporte do Município já informou que o problema mecânico que acometeu o ônibus dos funcionários no dia mencionado já fora solucionado e que o mesmo voltou a cumprir a rota de viagens normalmente, ficando a disposição para quaisquer outros esclarecimentos acerca deste fato.

II - Questionamento quanto à doação de livros didáticos à Cooperativa de catadores de materiais recicláveis de Campo Alegre;

Quanto a este assunto, trata-se única e exclusivamente de uma faculdade e obrigação do Município no desfazimento de livros de acordo com orientações do Ministério da Educação.

De acordo com a Resolução CD/FNDE nº 42/2012 que dispões sobre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), ora em anexo, decorrido o prazo de atendimento, os livros doados remanescente passam a integrar definitivamente o patrimônio das escolas, ficando inclusive facultado o seu descarte.

No termos da Resolução mencionada a entidade educacional tem, inclusive, a opção de descartar os livros remanescente e sem utilidade, o que está a critério dos gestores escolares, senão vejamos:

Art.9º(...).......................................................................................
§ 4º Decorrido o prazo trienal de atendimento, o bem doado remanescente passará a integrar, definitivamente, o patrimônio da entidade donatária, ficando inclusive facultado o seu descarte, observada a legislação vigente.
§ 5º Os acervos para salas de aula podem ser aproveitados depois de três anos, dependendo de seu estado físico de conservação, dado o caráter mais permanente de seus conteúdos, ou podem ser descartados nos termos do parágrafo anterior, a critério dos gestores escolares e das redes de ensino.

No entanto, o Município de Campo Alegre decidiu por desenvolver uma política sustentável na sua rede e adotar uma alternativa para o desfazimento desse material, que fora a reciclagem dos livros didáticos.

Não obstante a questão da sustentabilidade, tal medida ainda contribui com o desenvolvimento econômico da Cooperativa de reciclagem de nosso Município, gerando emprego e renda.
Vale ressaltar que o desfazimento de livros didáticos através da Reciclagem, além de permitido é encorajado pelo Ministério da Educação, de acordo com o Informe 22/2013 do FNDE, ora em anexo, recebidos por todas as unidades gestoras do Município de Campo Alegre, deixando destacado o seguinte trecho:

3. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação gostaria de incentivar você, que é responsável pelo destino do livro didático, a desenvolver uma política sustentável na sua rede e adotar uma alternativa para o desfazimento desse material. Avalie o estado físico de conservação dos seus livros, separe aqueles que podem ser doados (caso seja uma alternativa para a sua realidade) e envolva-se na reciclagem dos livros didáticos!

Nestes termos, no ano de 2015, último ano da escolha 2012 do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, todas as escolas que atendem aos educandos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental foram abastecidas em número suficiente de exemplares dos Livros Didáticos Escolhidos em 2012. Inclusive uma quantidade a mais para que, se necessário algum fosse substituído ou mesmo para futuramente servir de consulta ou para recorte em pesquisas de conteúdo escolar.

A quantidade retirada do depósito localizado nos fundos da escola Municipal João Paulo II, refere-se à sobra da escolha 2012, e conforme orientação FNDE, e Secretaria do Estado de Educação, havendo no município uma Cooperativa de Catadores ou Reciclagem, registrada oficialmente, o material pode ser destinado à reciclagem, o que de fato ocorreu.

Salientamos o nosso compromisso com uma educação cada vez mais inclusiva, justa, igualitária e democrática, demonstrada a cada dia pelo compromisso e pelo trabalho realizado pela equipe de educadores que atualmente encontra-se em exercício na educação de Campo Alegre.

Atenciosamente,

Maria Josineide Vasconcelos Granja
Secretária Municipal de Educação

Rua Senador Máximo, 63 – 1º andar – Centro – Campo Alegre – AL.
E-mail: semedcaal@ig.com.br – (82) 3275-1357."

Escolas Municipais recebem repasse da segunda parcela do programa Mais Educação

O Ministério da Educação iniciou o processo de liberação da segunda parcela da verba destinada às escolas que aderiram ao programa Mais Educação.

Em Campo Alegre das 16 escolas que aderiram ao programa, apenas 08 receberam a segunda parcela do recurso.

As Escolas contempladas pelo repasse foram:

1-Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Padre Cicero
2-Escola Municipal de Tempo Integral Helenilda Correia Araújo de Melo
3-Escola Municipal de Educação Básica João Paulo II
4-Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Virgem dos Pobres
5-Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Elita Tenório Maia
6-Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Olival Tenório Costa Neto
7-Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Menino Jesus de Praga
8-Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Cícero Mizael dos Santos

A Secretaria Municipal de Educação – SEMED, através da Coordenadora Geral do Programa Mais Educação, Jane Cleide Vicente e o gerente de Programas, Leandro Neto Madeiro, promoveram uma reunião com os gestores escolares para repassar orientações sobre a liberação da segunda parcela e para planejar o retorno das atividades das 08 escolas contempladas com o repasse, e a aquisição dos kits referentes aos macrocampos.

As Escolas retomaram suas atividades dia 19 de outubro. Gestores, monitores e alunos das demais escolas que aderiram aoprograma Mais educação 2014, aguardam ansiosos o repasse da segunda parcela, para darem continuidade as atividades extracurricular promovidas pelo Programa.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Prefeitura de Campo Alegre realiza serviços em cemitérios para o Dia de Finados

A Prefeitura Municipal de Campo Alegre, através da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, esteve durante essa semana intensificando os serviços de manutenção nos três cemitérios do município visando o Dia de Finados, que será celebrado na próxima segunda-feira, 02 de novembro.

Foram realizados serviços como: capinação, limpeza geral, melhorias nos setores de iluminação, pintura e revestimento de cal. 

Os trabalhos foram realizados nos cemitérios Nossa Senhora do Carmo na cidade de Campo Alegre, Cemitério São José localizado no Povoado Chã da Imbira e no Cemitério Santa Luzia do Distrito de Luziápolis.

O objetivo de todo esse trabalho é oferecer uma melhor recepção às pessoas que forem visitar os túmulos de amigos e familiares no dia de finados.

Na segunda-feira, dia 2 de novembro, os cemitérios estarão abertos para visitação das 5h às 23h.

A Secretaria de Urbanismo orienta que as pessoas que forem fazer a limpeza dos túmulos de seus familiares façam até esta sexta-feira (30).

Por Rômulo Melo

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Prefeita Pauline Pereira se reuniu em seu gabinete com os conselheiros tutelares eleitos

A Prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira recebeu em seu gabinete nesta quarta-feira 28, os conselheiros tutelares eleitos para a nova composição dos conselhos de Campo Alegre e do Distrito de Luziápolis. Os dez conselheiros eleitos na ultima eleição realizada em 05 de outubro participaram da reunião.

Na ocasião a prefeita pediu apoio e empenho dos conselheiros para intensificarem as ações voltadas para fazer valer os direitos da Criança e do Adolescente no município de Campo Alegre. 

"Não se preocupe prefeita que a união da experiência dos veteranos reeleitos e a vontade dos novatos resultarão em um grande trabalho em prol de nossas crianças", destacou o Conselheiro Hélio Temóteo. 

O conselheiro tutelar de Luziápolis Reginaldo de Farias destacou o suporte e apoio que os conselhos vêm tendo por parte da gestão municipal da prefeita Pauline Pereira.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Ednaldo Cavalcante cobrou empenho dos novos conselheiros no exercício de suas funções, "Exigimos que os dois conselhos tutelares mantenham um nível de qualidade de grandes conselhos, os novos estudem para estarem prontos para os desafios que virão".

"O conselho municipal continuará buscando mecanismos e melhorias para ajudar os conselhos tutelares", finalizou Ednaldo.

A prefeita também pediu uma atenção especial do Conselho Tutelar de Campo Alegre com a comunidade do Povoado Chã da Imbira, e foi sugerida a realização de um plantão semanal naquela comunidade.

A reunião também contou com a participação da secretária municipal de assistência social Isys Roberta que se colocou a disposição para ser o elo entre conselhos e o Governo Municipal.


Adolescentes do Serviço de Convivência participaram de palestra sobre Drogas

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de Campo Alegre em parceria com o CRAS, promoveu nesta terça-feira dia 27 de Outubro, uma importante palestra com o grupo de adolescentes com idades entre 15 a 17 anos, com abordagem voltada para as drogas com o objetivo de alertar os jovens sobre os riscos oferecidos pelas Drogas.

O SCFV trabalha com temas transversais e desta vez o tema abordado foi Drogas onde a palestra foi ministrada pela advogada Dr. Danielle Godoy, onde a mesma orientou os jovens quanto às consequências e as penalidades dentro da Lei da mesma para quem faz uso de substâncias ilícitas.

“As drogas é uma temática importante e que precisa ser trabalhada com frequência, a fim de prevenir e evitar o envolvimento de nossos adolescentes com as drogas”, destacou a palestrante.

De acordo com a coordenadora Claudineide Santos, foi uma manhã muito proveitosa e interativa. 

A palestra também contou com a participação do Policial Civil José Gonçalo Moura “Mourão” e a Assistente Social e coordenadora do CRAS Isabella Larisse.

Fortalecimento - No Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realizadas diversas atividades culturais, esportivas e oficinas de artes, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e incentivar a convivência comunitária. No município funciona um pólo na cidade, e nas comunidades Povoado Chã da Imbira e Distrito de Luziápolis.


Em entrevista diretor do SAAE e Secretário de Infraestrutura falam dos investimentos no abastecimento de água de Campo Alegre

Na manhã desta quarta-feira 28, o diretor do SAAE de Campo Alegre Joelson Guedes juntamente com o secretário de Infraestrutura Nicolas Pereira e o assessor de comunicação Márcio José, participaram de entrevista no Programa do radialista Alves Correia na Rádio Gazeta FM de Arapiraca onde falaram sobre os constantes investimentos feitos no município visando melhorar cada vez mais o abastecimento de água em todo o município.

Na oportunidade o diretor do SAAE citou que hoje o município conta com uma estrutura de 36 poços artesianos e mais a adutora do Escorrega em Luziápolis levando água para as residências de todo o município. O abastecimento de água no município é de responsabilidade do SAAE, mas a prefeitura tem dado todo suporte ao órgão em suas ações.

O diretor também pediu o apoio à população em relação ao pagamento em dia da taxa mensal do serviço que é fundamental para a manutenção e melhoria da qualidade da água encanada que chega diariamente nas residências dos campo-alegrenses. “Só de funcionários temos uma despesa de 26 mil reais e mais de 50 mil reais com as contas de energia das bombas usadas nos poços”, destacou Joelson.

O secretário Nicolas Pereira aproveitou a ocasião para alertar a população quanto o consumo consciente da água para não causar desperdícios, principalmente nesse período de estiagem onde diminui a vazão de água dos lençóis freáticos e consequentemente nos poços artesianos também, por isso a população tem que evitar o desperdício para que não falte água em suas casas.

Ainda foram destacados os investimentos que o município vem realizando em elaboração de projetos e topografia para implantação de duas adutoras para melhorar o abastecimento do Povoado Chã da Imbira e a região do Conjunto Sebastião de Oliveira Gomes e Povoado Pimenteira. Recentemente o município conseguiu através de emenda parlamentar do deputado Federal Arthur Lira os recursos para a realização das obras que encontra-se na fase burocrática de tramites legais para futuramente ser realizada.

“A implantação dessas adutoras futuramente acabará com todos os problemas de abastecimento em Campo Alegre, a cidade cresceu muito e o consumo também aumentou, por isso estamos trabalhando diuturnamente para cada vez mais levar água de qualidade a nossa população”, finalizou o secretário Nicolas.


Apresentação de peça teatral nas escolas marca o encerramento Projeto lixo no lixo, nossa cidade no capricho!

O “Projeto Lixo no Lixo, Nossa Cidade no Capricho”! desenvolvido em todas as 22 escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Alegre, encontra-se em fase de encerramento, onde está sendo realizada uma grande ação de conclusão das atividades com a apresentação da peça teatral a Consciência começa em casa, realizada pelos jovens do Grupo Contadores de Histórias, dirigida pelo Professor Antônio Máximo Barbosa. As apresentações estão acontecendo desde o dia 26 de outubro e vai até o dia 25 de novembro, nos turnos matutino e vespertino.

A produção artística que traz mais uma vez para o espaço escolar do município o debate da importância dos temas do Projeto Lixo no Lixo, Nossa Cidade no Capricho! dessa vez através de uma comédia cheia de informações e divertidas análises das temáticas em tela.

As ações do Projeto foram desenvolvidas através de palestras, mobilização e orientação da comunidade escolar para reduzir o consumo de materiais e por fim a implantação da coleta seletiva nas escolas que possibilitará o reaproveitamento de alguns  materiais coletados e a doação dos materiais reciclados industrialmente para cooperativa de catadores do município, sob a coordenação da Professora Maria Antônia Teixeira, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, através do seu secretário Leonardo Monteiro e com a colaboração da Professora de Ciências, Cássia Maria Santos da  Escola Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães.

Vale lembrar que, a Secretaria Municipal de Educação - SEMED sob a coordenação da Gerência de Práticas Pedagógicas desenvolveu desde o mês de abril, em todas as escolas da Rede Municipal de Educação o “Projeto Lixo no Lixo Nossa Cidade no Capricho”, e que o mesmo objetivava sensibilizar a comunidade educacional campo-alegrense sobre a gravidade da produção de lixo pelos seres humanos através de ações educativas que visavam estimular:

- reaproveitamento dos materiais recicláveis, possibilitando a redução dos resíduos sólidos e a, correta destinação destes em nosso município;
- a prática da coleta seletiva.


terça-feira, 27 de outubro de 2015

Em Brasília prefeita Pauline Pereira visitou Ministérios em busca de soluções para obras em andamento em Campo Alegre

Durante a visita a gestora também pleiteou novos projetos visando o desenvolvimento do município

Na última semana a prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira esteve em Brasília buscando junto ao apoio do Deputado Federal Arthur Lira e do Senador Benedito de Lira, soluções para algumas obras em andamento no município. Durante a visita Pauline percorreu alguns ministérios federais onde também pleiteia mais recursos para outras obras que visam o desenvolvimento de todo o município de Campo Alegre.

Ministério da Integração

No Ministério da Integração foi cobrado sobre o projeto de Desenvolvimento local e integrado, sobre a pavimentação e drenagem de águas pluviais do distrito de Luziapolis. Várias ruas do distrito receberão em breve os serviços de pavimentação e drenagem. Foi apresentado também projeto para ser incluído no orçamento federal de 2016.

Os investimentos através de emenda parlamentar do deputado federal Arthur Lira trarão um grande benefício para o município, orçado em 37,3 milhões para o desenvolvimento integrado de Campo Alegre, sendo R$ 28.575.000,00 para pavimentação e drenagem de várias ruas em Luziápolis, R$ 3.190.000,00 para abastecimento de água do Povoado Chã da Imbira e 5.550.000,00 para abastecimento de água do Conjunto Sebastião de Oliveira Gomes e Pimenteira.

Estes projetos elaborados pelo município foram pagos com recursos próprios do município que custeou despesas com a elaboração do projeto e topografia.

Esse grande investimento requer toda a regularização técnica e operacional até a efetiva formalização da contração junto a Caixa Econômica para início das obras.

Ministério da Saúde

Cobrança da terceira parcela das obras de 03 Unidades Básicas de saúde já concluídas e a 2ª parcela equivalente a 60% da obra da Unidade de Acolhimento de Luziápolis.

Estas UBS foram entregues a população em Junho deste ano e até o momento o Governo Federal não repassou os 20% final de cada uma das 03 obras, deixando a empresa licitada para obra sem recebimento dos valores finais.

Já a obra da unidade de acolhimento encontra-se paralisada, pois foi aprovado o repasse da 2ª parcela o que corresponde a 60% dos recursos para a obra, mas que ainda não foi repassado, após reivindicações da prefeita o Ministério se comprometeu em regularizar o repasse nos próximos 30 dias.

Cobrança de liberação de recurso de 03 Unidades Básicas de Saúde e 03 de laboratórios de Saúde bucal - CEO, que está funcionando sem receber custeio do governo federal.

O município vem arcando com essas despesas com recursos próprios onde são custeios de responsabilidade do Governo Federal.

Outra conquista foi à publicação da portaria que garante o custeio de funcionamento da Academia da Saúde que em mais de um ano de inaugurada também vem sendo mantida com recursos próprios. Também foi publicada portaria que aprova repasse para custeio da Unidade de Acolhimento de Luziápolis que também estava sendo mantida com recursos próprios.

Ministério da Educação

Cobrança de repasses em atraso na construção de 03 escolas, solução para situação da creche M.I de Luziápolis que foi uma obra contratada pelo Ministério da Educação e a empresa abandonou.

Todas as obras de construção de 03 escolas, Escola de 06 salas no Conjunto Campo Verde II, Escola de 06 salas Menino Jesus de Praga, Escola de 12 salas Felizardo Souza Lima, 03 quadras escolares cobertas: Quadra da Escola Menino Jesus de Praga, Quadra da Escola Virgem dos Pobres, Quadra da Escola Hildebrando Guimarães, tiveram seus percentuais aprovados para pagamento nos próximos dias, garantindo que as obras sejam concluídas para ser entregue a população.

No caso da Creche MI foi uma obra licitada pelo Governo Federal e a empresa abandonou a obra causando um grande prejuízo para o município, com isso foi aberto um processo para regularizar a situação da obra junto ao Governo Federal, pois o município precisa da obra concluída para atender a população. O FNDE era enviar um representante para que solucione a situação e a obra possa ser retomada sem maiores prejuízos para a gestão pública.

Outra conquista foi o repasse pelo FNDE da liberação de R$ 777.250,00 para pagamentos dos ônibus escolares do Programa Caminhos da Escola que foram entregues em novembro de 2014 e até o momento o governo federal não havia repassado este recursos.

Ministério do Turismo
 
No Ministério do Turismo foi feita a cobrança dos recursos da Praça Multieventos de Luziápolis que desde Junho de 2015 as obras iniciaram e foram paralisadas por falta de repasses de recursos. O repasse a ser feito corresponde a 50% do valor conveniado para que a obra possa atingir a evolução para ser concluída.


Gestantes participam de visita guiada a maternidade do Hospital de Campo Alegre

Em consonância com os trabalhos desenvolvidos nos grupos de gestantes que são acompanhadas pelo Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, aconteceu no dia 22 de outubro uma visita dessas gestantes ao Hospital Senador Arnon de Melo. A visita faz parte do cronograma de ações de acompanhamento às gestantes desenvolvido pelo CRAS.

Na oportunidade as gestantes puderam conhecer as instalações que as acolherão no momento do nascimento de seus bebês, bem como participaram de uma importante palestra com a médica Doutora Paulete que abordou sobre amamentação. Durante a palestra a médica detalhou a importância do principal alimento nos primeiros seis meses da criança.

As gestantes foram acompanhadas pela equipe técnica do CRAS de Campo Alegre, pela Assistente Social Elaine do Hospital e também pela Enfermeira Elida Sabrina.

As gestantes conheceram todo o fluxograma do hospital, desde a entrada, passando pela recepção, a sala de Pré-parto onde é feito o acolhimento que é o local que se realiza o primeiro atendimento da enfermagem, sendo examinada pela enfermeira e posteriormente pelo médico.

A visita prosseguiu passando pela Sala de Parto, que possui todos os equipamentos estruturais e permanentes com qualidade, na ocasião foi mostrado as gestantes a Cama de Parto, que é um importante fator de apoio para que as mamães possam desfrutar de um parto mais tranquilo, confortável e seguro, tanto para elas como paras os bebês, ela que é totalmente automática permitindo que a gestante fique em qualquer posição durante o trabalho e é utilizada somente para parto normal. E por fim a Sala de Pós-parto onde a mãe permanece com o bebezinho em alojamento conjunto.

A Unidade Mista Senador Arnon de Melo tem como objetivo oferecer atendimento de qualidade conforme o PNH (Política Nacional de Humanização), como preconiza o Ministério da Saúde (MS).


segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Outubro Rosa: Campo Alegre da destaque a Campanha de Combate ao Câncer de Mama e Câncer do Colo do útero

A campanha do Outubro Rosa vem sendo realizada com muita atenção em todo município de Campo Alegre com a campanha de conscientização de Combate ao Câncer de Mama e o Câncer ginecológico, tornando como tema central das Unidades Básicas de Saúde e vários outros setores da Prefeitura de Campo Alegre.

Desde o início de outubro, a Prefeitura de Campo Alegre, através da Secretaria de Saúde em parceria com outras secretarias municipais, promoveu o lançamento da Campanha de Combate ao Câncer de Mama e Ginecológico no município. As Unidades Básicas de Saúde, a Unidade Mista Senador Arnon de Mello e outros setores cooperados como CRAS e Educação aderiram a campanha.

Segundo a secretária de Saúde Tamiris dos Santos, o Outubro Rosa é uma campanha de conscientização dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. “É o momento dedicado em especial à saúde da mulher, visto que é a responsável por mais de 80% dos acolhimentos realizados pela Secretaria de Saúde”, falou.

De acordo com o Coordenador da Atenção Primária à Saúde, o enfermeiro George Leite, durante o mês de outubro, foram solicitadas e atendidas pelas unidades básicas mais de 400 colpocitologias oncóticas solicitações de mamografias de rastreamento, trabalhando com grupos de mulheres como estratégia de atingir um número maior de participantes.

“A parceria com outros setores como: CRAS, Secretaria  de Assistência Social, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação é muito importante, pois aliamos forças para valorizar as mulheres e fortalecer o vínculo entre elas e a comunidade, fazendo com se sintam bem no lugar em que vivem”, destaca George.



Juiz de Campo Alegre condena Tim a indenizar cliente

Empresa de telefonia deve pagar R$ 5 mil por Chip pós-pago enviado sem solicitação do consumidor, que passou a ser cobrado pelo serviço

A Tim Celular S/A foi condenada a pagar o valor de R$ 5 mil por danos morais a um cliente que teve o nome incluído nos serviços de proteção ao crédito por conta da cobrança indevida de um chip pós-pago que não foi solicitado. A decisão foi proferida pelo juiz da Comarca de Campo Alegre, Bruno Acioli Araújo, no dia 20 de outubro.

De acordo com os autos, a empresa remeteu um chip de celular não solicitado pelo consumidor e passou a cobrar pelo serviço. Mesmo após diversas tentativas de resolução do problema, as cobranças continuaram e o nome do cliente foi negativado.

Segundo a decisão, “é verossímil a alegação do autor quanto à inexistência de contrato de telefonia móvel com a empresa ré, porquanto inexistente qualquer prova da relação jurídica material. Assim, ilegal a inscrição do nome da autora em cadastro de inadimplentes, restando caracterizado o dever imposto ao réu de indenizar os prejuízos daí advindos”.

A empresa ré não apresentou contrato contendo assinatura do autor ou mesmo alguma ligação telefônica para comprovar a contratação da linha móvel. A fatura juntada pela demandada não continha o histórico de ligações do referido chip, não conferindo legitimidade à cobrança realizada.

Fonte: Ascom TJ/AL

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Cartório Eleitoral de Campo Alegre realizará Semana do Alistamento Jovem

Apesar de facultativo, jovens a partir de 16 anos já poderão fazer a emissão do Título de Eleitor para votar nas próximas eleições.

A Justiça Eleitoral através do Juiz titular da 47ª Zona Eleitoral no município de Campo Alegre, Bruno Acioli, marcou para o período de 16 a 20 de Novembro, a “Semana do Alistamento Jovem”, com o objetivo de chamamento para os jovens entre 16 e 18 anos realizarem a emissão do Titulo de Eleitor para poderem votar já nas eleições de 2016. O primeiro título poderá ser feito até maio de 2016 e o eleitor o receberá ao final do atendimento, ou seja, no mesmo dia.

Um dos objetivos também é estimular uma maior participação possível da população dentro da faixa etária de forma antecipada, evitando assim a quantidade de atendimentos nos últimos dias antes do fechamento do cadastro eleitoral, evitando tumulto e filas desnecessárias.

O cartório Eleitoral também estará enviando ofício para as escolas que atendem estudantes nessa faixa de idade para que as instituições de ensino também se articulem para ampliar a divulgação da importância de participar do exercício eleitoral.

Para fazer seu primeiro alistamento, o cidadão deve se dirigir ao cartório eleitoral, portando certidão de nascimento ou casamento, ou outro documento oficial de identidade em que conste o nome dos pais e a nacionalidade; comprovante de residência emitido nos últimos três meses; e, no caso dos homens com idade entre 18 e 45 anos, comprovante de quitação do serviço militar.

O alistamento é obrigatório apenas para os maiores de 18 anos e os menores de 70 anos. Para os analfabetos, para aqueles com idade entre 16 e 18 anos e para os maiores de 70 anos, é facultativo. Lembrando que o voto é facultativo mesmo para o eleitor maior de 16 anos e menor de 18 que já possui título eleitoral.

O alistamento eleitoral pode ser feito de segunda-feira a sexta-feira no horário das 07h30 as 13h30 no cartório Eleitoral situado na Avenida João Fernandes Vieira, próximo ao GPM em Campo Alegre.

Alunos da Escola Hildebrando Guimarães participaram do II Encontro de Conhecimentos

A Escola Municipal Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães realizou durante os dias 21 e 22 de Outubro, quarta-feira e quinta-feira, o II Encontro de Conhecimentos, onde durante os dois dias de eventos foram abordados diversos temas de interesse da comunidade estudantil e de toda a sociedade campo-alegrense.

A abertura do evento aconteceu na quarta-feira 21 com a realização de um grande desfile cívico pelas principais ruas da cidade e que contou com a participação da Banda Fanfarra de Campo Alegre.

O II Encontro de Conhecimento teve os seguintes temas abordados pelas turmas de 6º ao 9º anos: Solidariedade e Cidadania, Relação Pais e Filhos, Saúde Bucal, Primeiros Socorros, Cultura e suas diversidades, Esporte, lazer – Essência para a vida, A moda através dos tempos, Nossa Crença Nossa fé, Sustentabilidade e Biodiversidade, Alimentos, A Vida de Hildebrando Guimarães, A Evolução da Escrita, Conflitos da Adolescência, DST’s verdades e mitos, Drogas na vida dos Jovens, Redes sociais uso consciente e a Educação Inclusiva abordou o tema, Incluindo e Aprendendo Através do Lúdico.

A direção da escola na pessoa da diretora Socorro Viera agradeceu a todos os parceiros pela colaboração fundamental para o sucesso de mais um evento realizado na instituição. Principalmente a prefeita Pauline Pereira e a equipe do Governo Municipal que se disponibilizaram a ajudar no evento.

O evento também foi prestigiado por vereadores, secretários municipais e alunos de outras escolas que adquiriram muito conhecimento em todas as salas e temas expostos no evento.

A Escola Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães conta com 1.276 alunos matriculados nos turnos Matutino e Vespertino, e tem em seu quadro de profissionais 101 funcionários a serviço da Instituição, comandados pela diretora professora Socorro Viera e pelo vice-diretor José Davi.




Jovem Trabalhador da Usina Porto Rico morre eletrocutado no município de Campo Alegre

Um trabalhador da Usina Porto Rico morreu no inicio da tarde desta sexta-feira (23) vitima de choque elétrico em uma Fazenda  da empresa, localizada no município de Campo Alegre, interior de Alagoas.

Cícero Davi dos Santos, de 26 anos, teria, segundo informações de outros trabalhadores da usina, sofrido uma descarga elétrica enquanto trabalhava.

A vítima foi socorrida e encaminhada a Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos, onde deu entrada no setor de emergência, mas não resistiu e veio a óbito antes de ser submetida a atendimento médico. O trabalhador, segundo o setor de emergência do hospital, sofreu uma parada cardíaca.

Com Alagoas Web

Banda campo-alegrense Topadões da Sofrência lança seu primeiro CD

Já está na praça o primeiro CD da Banda campo-alegrense Topadões da Sofrência. O primeiro trabalho da banda conta com 12 faixas de puro arrocha/sofrência nas vozes de  Joseano Gonçalves e Neto.

Segundo o cantor Joseano, será feito agora um trabalho de divulgação da banda, “chegaram 5 mil Cds que serão distribuídos na praça para que as pessoas curtam e conheçam o nosso som’’, disse o cantor.

A banda campo-alegrense já vem fazendo sucesso e os Cds poderão ser adquiridos com os próprios cantores da banda e na Drogaria São João (Farmácia do Jaelson) no centro da Cidade.

O áudio do CD também se encontra disponível para download no site: suamusica.com.br
Pra você baixar esse lançamento da Banda Topadões da Sofrência é só clicar no link: CD Lançamento - Topadões da Sofrência

II FISMATQ - Feira de ciências no distrito Luziápolis envolve toda comunidade escolar

Estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Pedro Joaquim de Jesus, anexo de Luziápolis, realizaram nesta quinta-feira, 22 de outubro a II FISMAQ - Feira de Ciências voltada para as disciplinas de Física, Química e Matemática.

A feira de Ciências – II FISMAQ teve como objetivo consolidar o aprendizagem teórica e prática, estimulando na formação ética e no desenvolvimento da autonomia intelectual dos educandos. A II FISMAQ teve uma ampla programação, com ricas apresentações pedagógicas, além de provas específicas das três disciplinas.

O Professor Cláudio Costa, Secretário adjunto de educação de Campo Alegre, disse, “esses são momentos de grande aprendizado, a energia, alegria e potencial dos nossos jovens são canalizadas para fortalecer seu crescimento intelectual. A II FISMATQ foi rica, criativa e de grande interação da comunidade escolar. Parabéns aos organizadores, participantes e apoiadores”, destacou o professor.

O evento foi realizado no Clube Recreativo de Luziápolis, das 7 às 14 horas, e contou com a participação da comunidade escolar e teve o apoio da 2º Gerência Regional de Educação, da Prefeitura Municipal de Campo Alegre através da Secretaria Municipal de Educação.

A equipe gestora da Escola Estadual de Educação Básica Pedro Joaquim de Jesus, anexo de Luziápolis não poupou esforços pra garantir o sucesso da II FISMATQ, e contou com o adesão integral dos estudantes, professores, toda comunidade escolar.