sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Rede Municipal de Ensino de Campo Alegre iniciará Ano Letivo 2015 na próxima terça-feira dia 03

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre – SEMED, informa a todos os pais de alunos ou responsáveis e aos alunos matriculados nas escolas da Rede Municipal, que as aulas do ano letivo de 2015, começam efetivamente nesta terça-feira dia 03 de fevereiro. A Rede Municipal de ensino em Campo Alegre é composta por 22 unidades escolares atendendo as modalidades de: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos.

Calendário

O calendário escolar para 2015 foi submetido para apreciação pelo Conselho Municipal de Educação, sendo aprovado por todos os conselheiros.

Matrículas

A Secretaria Municipal de Educação informa ainda que as matrículas nas escolas ainda continuam abertas, os pais que ainda não efetuaram as matrículas de seus filhos devem procurar uma unidade de ensino mais próxima de sua casa para fazer a matrícula.

O apoio da família é fundamental para a aprendizagem dos alunos, por isso é muito importante a colaboração de todos nesse processo para obtermos uma educação de qualidade.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Assista: Romeiros de Campo Alegre devotos do Padre Cícero viajam em romaria para Juazeiro do Norte


Município de Campo Alegre participou de reunião com a Semarh para discutir Planos Intermunicipais de Resíduos Sólidos

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realizou nesta quarta-feira (28) e quinta-feira (29) reuniões reunião com os comitês diretores com o objetivo de apoiar a elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O debate aconteceu em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Instituição Lagoa Viva e a empresa Floram, no auditório da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

Durante o evento os comitês diretores dos Planos Intermunicipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS) estarão apresentando o plano de trabalho para as regiões em Alagoas. De acordo com Elaine Melo, diretora de Planejamento da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, a discussão trata da atuação dos consórcios públicos para gestão e o gerenciamento dos resíduos.

Finalizada a discussão dos comitês na Associação dos Municípios Alagoanos, as reuniões públicas acontecerão na primeira semana de fevereiro nas regiões Metropolitana, Agreste, Sertão, Bacia Leiteira, Litoral Norte, Litoral Sul e Zona da Mata. A participação da sociedade civil organizada nestes encontros tem o objetivo contribuir no plano de trabalho dos PIGIRS, definindo de forma clara as responsabilidades de todos os envolvidos na geração dos resíduos sólidos, desde o cidadão comum, passando pelas empresas, indústrias e entidades públicas.

O município de Campo Alegre participou do evento representado pelo secretário de administração José Antônio Ferreira da Silva e o secretário de meio Ambiente Junior Braz.

No próximo dia 04 de fevereiro Campo Alegre sediará uma reunião pública para tratar da elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. A reunião acontecerá no Centro Social de Campo Alegre – CESCA.


Romeiros de Campo Alegre devotos do Padre Cícero viajam em romaria para Juazeiro do Norte

No início da noite desta quarta-feira 28 de janeiro de 2015, centenas de romeiros campo-alegrenses devotos do Padre Cícero Romão Batista partiram em romaria rumo à cidade de Juazeiro do Norte - Ceará. Os romeiros que anualmente visitam a Capital Nordestina da fé participarão das festividades de Nossa Senhora das Candeias e só retornam a Campo Alegre no final da semana. A romaria vem crescendo a cada ano e este ano seguiu com 12 ônibus e uma Van, levando aproximadamente 600 romeiros de Campo Alegre.

Logo no início da tarde o barulho dos fogos de artifícios anunciavam a concentração dos romeiros em frente à Igreja Matriz da cidade, onde ainda na concentração os fiéis realizaram a oração do terço, para em seguida a saída em caravana dos romeiros de Campo Alegre.

Durante os dias de estadia na capital da fé nordestina, os romeiros campo-alegrenses estarão participando de várias celebrações religiosas, pagaram suas promessas, e voltarão para Alagoas de fé renovada.

A iniciativa religiosa conta com apoio da prefeita Pauline Pereira do deputado Joãozinho Pereira e da deputada Jó Pereira. A prefeita juntamente com alguns vereadores e secretários municipais também participam da romaria.




terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Secretaria de Trânsito de Campo Alegre realizará estudo para mapeamento e sinalização do trânsito da cidade

Secretário Josenildo Barbosa com o diretor do Detran/Al Antônio Carlos Gouveia
O secretário municipal de Trânsito e Transportes de Campo Alegre Josenildo Barbosa Cerqueira, juntamente com o superintendente municipal de Trânsito Deynes Rolim, participaram nesta terça-feira 27, de uma reunião com o diretor do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Dr. Antônio Carlos Gouveia, para tratar do mapeamento e sinalização do município de Campo Alegre. A reunião aconteceu na sala da presidência do DETRAN Alagoas em Maceió.

De acordo com o secretário, o diretor se prontificou em ajudar o órgão municipal na realização do estudo e posterior sinalização do município. O DETRAN deve enviar um engenheiro de trânsito para realização do estudo para implantação de sinalização nas ruas principais do centro da cidade.

As ruas do centro de Campo Alegre tem tido uma grande movimentação de veículos e pedestres, principalmente por conta do funcionamento de três agências bancárias, casa lotérica, sedes do poder executivo e legislativo, igrejas, estabelecimentos comerciais, escolas, etc. Por esses motivos algumas mudanças e a sinalização deverão ser implantadas em breve.
Deynes Rolim com o diretor do Detran/Al Antônio Carlos Gouveia

SAAE e Prefeitura trabalham para melhorar cada vez mais o abastecimento de água no Conjunto Olival Tenório

Moradores do Conjunto Olival Tenório Costa testemunham serviços realizados pelo SAAE visando melhorar o abastecimento de água na comunidade

As melhorias no serviço de abastecimento de água em todo o município de Campo Alegre têm sido de forma constate, onde são feitas a manutenção nas redes de abastecimento, perfuração de novos poços, melhorando a cobertura do serviço na zona urbana e rural. A equipe do SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Campo Alegre, vem trabalhando para oferecer cada vez mais um serviço de excelência para os usuários campo-alegrenses.

Recentemente o SAAE contratou uma empresa especializada em abastecimento de água para a realização de um diagnóstico do poço artesiano que abastece a comunidade do Conjunto Olival Tenório Costa visando melhorar o atendimento na comunidade.

Também no conjunto foram feitas algumas modificações na rede de abastecimento para correção de problemas que causavam falhas no abastecimento.

Outra medida para melhorar o abastecimento no conjunto foi à interligação do poço artesiano do Conjunto Campo Verde II com a rede que abastece o Conjunto Olival Tenório, visando atender melhor a demanda das 420 unidades habitacionais do conjunto.

A dona de casa Quitéria Soares moradora da Quadra D Nº 05 do conjunto, afirma que todos os dias os funcionários do serviço estão presentes na comunidade trabalhando para oferecer um serviço de qualidade. "Todos os dias vejo o Valdir aqui trabalhando para melhorar o abastecimento, por isso nos últimos dias a água chegou com melhor qualidade", afirmou à moradora. 

De acordo com outro morador o senhor Sebastião Francisco que reside na quadra G N° 53, nunca faltou água em suas torneiras, teve dias que a água não subiu para a caixa, mas garante que o serviço já foi regularizado. “Teve dias que não tivemos água o dia inteiro, mas sempre tivemos água todos os dias”, concluiu o morador.

Segundo o líder comunitário do conjunto, Francisco dos Santos, nunca faltou água na comunidade e sempre que teve algum problema sempre que procurou o setor responsável foi sempre atendido.

O SAAE em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, vem realizando trabalhos dia e noite visando a manutenção e estabilização do serviço de abastecimento oferecido a população. Todos os dias os funcionários do órgão estão na comunidade atendendo a população, inclusive a Prefeitura disponibilizou duas linhas telefônicas para a população informar quando da possível falta de água em algum bairro ou rua. “Quando acontecem problemas técnicos, causados na maioria das vezes por falta de energia ou queima de equipamentos, o setor resolve de imediato, pois jamais seria omisso as necessidades da população”, afirmou Valdir funcionário do SAAE.

Ainda visando facilitar a participação do cidadão na construção de uma cidade melhor para todos, a Prefeitura de Campo Alegre disponibilizou dois números telefônicos: (82) 32751467 e (82) 32751147, como canal direto da população campo-alegrense com a gestão.




segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Centenas de pessoas visitaram o stand de Campo Alegre durante a IX Feira dos Municípios

A Feira dos Municípios Alagoanos representa uma oportunidade singular para os municípios apresentarem aos milhares de visitantes do evento as particularidades de cada município alagoano.

Durante os quatro dias de realização do evento realizado no período de 22 a 25 de janeiro, o município de Campo Alegre soube aproveitar o máximo para mostrar aos vários visitantes do evento um pouco da arte e da cultura campo-alegrense com a exposição e comercialização de obras artesanais que desde o primeiro dia de evento já teve uma grande aceitação pelas pessoas que visitaram a feira.

O stand de Campo Alegre foi um dos mais visitados durante a feira e recebeu centenas de visitas, entre turistas que prestigiaram a 9ª edição da feira e autoridades que estiveram o evento. Entre as visitas estiveram no stand o vice-governador Luciano Barbosa e o ex-governador Teotônio Vilela Filho, a secretária de Estado da Cultura Melina Freitas, o pároco de Campo Alegre padre Cristiano Firmino Nóia, os vereadores de Campo Alegre Jeane Nascimento e José Correia (Jura), e alguns secretários municipais.

O evento que foi promovido pela AMA – Associação dos Municípios Alagoanos está sendo realizada no Centro de Convenções Ruth Cardoso no bairro de Jaraguá em Maceió.

Além das exposições no stand, se apresentaram na Feira, o pastoril Raio de Luz de Luziápolis e as bandas Fanfarras de Campo Alegre e do Distrito de Luziápolis. Outra atração do stand de Campo Alegre foi à cachaça Caraçuípe, produzida no distrito de Luziápolis e que atraiu vários curiosos à degustação do produto que começa ganhar mercado em Alagoas.

A prefeita Pauline Pereira esteve na feira durante os quatro dias dando todo suporte aos artesãos e demais artistas do município envolvidos no evento.







domingo, 25 de janeiro de 2015

Prefeitura de Campo Alegre publica Edital de Processo Seletivo para Capacitação de Servidores da Educação‏

O Município de Campo Alegre, Estado de Alagoas, através da Comissão Permanente de Licitação, designada pela Portaria nº. 054/2014 de 04 de abril de 2014, e obedecidas as normas e requisitos exigidos neste edital e na legislação correlata, torna publico a abertura de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado nº 001/2015 no período de 12/01/2015 a 28/01/2015, tendo por finalidade a contratação temporária das funções descritas abaixo, pelo período de 04 (quatro meses), para atender a Secretaria Municipal.

As quantidades, condições, remuneração, jornada de trabalho, critérios de classificação e demais elementos, para participar do Processo Seletivo Simplificado nº. 001/2015 constam dos anexos deste edital, que poderão ser obtidos na Sede da Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal de Campo Alegre, situada a Av. Avenida Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães 002 – 1º Andar, Centro, e no site www.campoalegre.al.gov.br. As inscrições são isentas de qualquer pagamento.

Confira abaixo o Edital:
AQUI

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Município de Campo Alegre presente na Feira dos Municípios 2015



Prefeita Pauline Pereira participando da abertura oficial do evento

Banda Fanfarra de Campo Alegre deu show em mais uma bela apresnetação




Visita do vice-governador Luciano Barbosa ao Stand de Campo Alegre


Apresentação do pastoril Raio de Luz

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Padre Pedro Lima ex-pároco de Campo Alegre morre aos 87 anos

A comunidade católica de Alagoas perdeu aos 87 anos, o Padre Pedro Lima. O padre estava internado no Hospital Regional de Penedo desde o dia 25 de dezembro do ano passado, infelizmente não resistiu a uma grave doença e morreu por volta das 23h20min desta terça-feira.

Filho natural de Porto Real do Colégio, Padre Pedro foi batizado, crismado, ordenado sacerdote e também serviu muito à igreja desde criança, momento em que já demonstrava assim, sua verdadeira vocação.

Segundo relatos de fiéis, ele foi vigário em Colégio por 21 anos, Coruripe, Campo Alegre, São Braz e por último, em Olho D’Água Grande.

Padre Pedro Lima está sendo velado na igreja onde serviu em Colégio. Às 16hrs terá o cerimonial da missa de corpo presente e logo após as homenagens seu corpo seguirá para o Cemitério Municipal.

O padre participou este ano da missa e procissão de Corpus Christi em Campo Alegre acompanhando o bispo diocesano Dom Valério Breda.


terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Prefeita Pauline e prefeitos do CONISUL participam de audiência com a secretária de Estado da Saúde

A prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira e outros prefeitos alagoanos integrantes do CONISUL, participaram nesta segunda-feira 19, da primeira audiência com a secretária de Estado da Saúde, Rosangela Wyszomirska. Na pauta, o convênio da média e alta complexidade entre a Secretaria e o Consórcio. Os prefeitos também falaram sobre os benefícios da compra consorciada.

Na audiência, os prefeitos apresentaram os resultados dos primeiros meses de desempenho do convênio firmado entre o CONISUL e a SESAU, em julho do ano passado. Entre os maiores avanços, o crescimento exponencial de procedimentos ambulatoriais e hospitalares, a oferta de consultas especializadas em diversas áreas.

A prefeita Pauline Pereira, falou sobre o fim das filas de espera nos municípios. “Antes do Consórcio, esperávamos cerca de dois meses para conseguir realizar um exame de endoscopia. Hoje não temos mais filas de espera de pacientes. A cada dia, as empresas prestadoras de saúde procuram o CONISUL para se credenciar, o que representa maior número de especialidades e empresas, todas trabalhando a preços justos e serviços de qualidade”, destacou.

Os números impressionam. “De julho a dezembro, o Consórcio realizou um total de 75 mil exames, quase seis mil consultas e mil cirurgias. O resultado já demonstra que, em quatro meses, o CONISUL realizou o dobro de procedimentos que o SUS fez em sete meses”, destacou o presidente.

A reunião contou com a participação do presidente do CONISUL, prefeito de Penedo, Március Beltrão, acompanhado dos prefeitos de Piaçabuçu, Dalmo Santana, Coruripe, Joaquim Beltrão, Campo Alegre, Pauline Pereira, Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão e Boca da Mata, Gustavo Feijó, e do superintendente do Consórcio, Pedro Madeiro.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Prefeita Pauline Pereira participou de debate sobre possível unificação PCC do magistério entre os municípios

A primeira reunião de 2015 na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), que aconteceu nesta segunda-feira (19), tratou de um assunto que tem preocupado os prefeitos alagoanos: o reajuste de 13% no piso do magistério. A ideia dos gestores é tomar uma única posição na aplicação do Plano de Cargos e Carreiras do magistério, respeitando as especificidades de cada região.

O consultor técnico da entidade, Luiz Geraldo, mostrou os números da evolução do piso nos últimos anos e explicou que cada município precisa avaliar a sua situação de acordo com o número de matrículas e a carga horária dos professores para planejar bem os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb.

A partir do ano de 2012, a correção do piso passou a crescer de forma desproporcional ao crescimento do Fundeb. Enquanto o reajuste do piso foi de 22,22%, o Fundeb cresceu apenas 8,96%. A pior situação foi a do ano passado, onde o piso foi reajustado em 8,32% e o Fundeb realizado ficou negativo em -1,87%.

O que se prevê para este ano é o crescimento do piso do magistério em 13% enquanto o Fundeb não deve passar de 11%. A preocupação dos prefeitos se dar pelo fato do Fundeb não estar conseguindo acompanhar o aumento anual do piso. Segundo o Ministério da Educação, entre 2010 e 2014 o piso nacional do magistério foi corrigido em 78,63%, enquanto o INPC acumulado no mesmo período foi de 31,78%. Dessa forma, o ganho real do piso foi de 35,55%.

Para os prefeitos, a situação passa a ser cada dia mais insustentável. “Já estou precisando complementar o valor do Fundeb com o Fundo de Participação dos Municípios”, afirmou a prefeita de Mar Vermelho, Juliana Almeida.

A diretoria da AMA quer união dos gestores. “A dificuldade de fazer um plano único de cargos e carreiras para o magistério é a especificidade de cada município, mas todos podem manter uma única linha nas decisões com as mesmas propostas”, afirmou Marcelo Beltrão, prefeito de Jequiá da Praia e diretor da AMA. 

“A preocupação dos prefeitos não é apenas com o valor do piso e sim com o efeito cascata que ele produz, principalmente para os professores de nível superior”, afirmou o presidente da AMA, o prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas.

A prefeita de Campo Alegre e vice-presidente da AMA Pauline Pereira também participou do encontro que também teve a participação de técnicos da educação do município.


Com ASCOM AMA

Microempreendedores Individuais devem fazer a declaração anual na sala do Empreendedor até 31 de maio

A Sala do Empreendedor de Campo Alegre, localizada na Secretaria de Indústria e Comércio, disponibiliza um atendimento diário e personalizado aos Empreendedores locais para:
Informações;
Formalização;
Emissão de guias;
Parcerias com o Sebrae entre outros serviços, para facilitar a vida dos empreendedores.

A Sala do Empreendedor de Campo Alegre informa que até o dia 31 de maio do ano em curso, se faz necessário a presença de todos os MEI – Microempreendedor Individual, para fazer a declaração anual (DASMEI) e ficar quite com a receita federal. Basta procurar-nos em nosso endereço, Rua Senador Máximo, 19, vizinho a Prefeitura.

Prefeitura de Campo Alegre disponibiliza números para prestar atendimento à população

Visando facilitar a participação do cidadão na construção de uma cidade melhor para todos, a Prefeitura de Campo Alegre disponibilizou dois números telefônicos: (82) 32751467 e (82) 32751147, como canal direto da população campo-alegrense com a gestão.

Os moradores poderão usar as linhas para passar informações referente à prestação de serviços como: falta de água, retirada de entulhos ou metralhas e reposição de lâmpadas.

No caso de reposição de lâmpadas, ao ligar para os números acima citados, os moradores devem informar o nome da rua e o número do poste, pois todos os postes foram numerados para facilitar a identificação.

As informações podem ser passadas também pela página oficial da prefeitura: www.campoalegre.al.gov.br, no espaço “Fala Cidadão”.

Se preferir, o cidadão pode se dirigir até a Secretaria de Infraestrutura que fica situada no Centro Administrativo Multissetorial, Na Avenida Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães n°2 - Centro - Campo Alegre / AL.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Professoras receberam Medalhas de Honra ao Mérito Educacional concedidas pelo Conselho Municipal de Educação

Em uma bela solenidade realizada na noite desta quinta-feira 15, no Centro Social de Campo Alegre - CESCA, as professoras, Eluzenita Chagas Costa, Maria Nilda da Silva e Maria do Rosário Ferreira da Costa, receberam a medalha de Honra ao mérito, pelos relevantes serviços prestados por ambas na Educação do município de Campo Alegre. Esta foi à terceira edição da entrega da honraria que é ofertada desde o ano de 2012 pelo Conselho Municipal de Educação do município.

O evento reuniu autoridades locais, educadores e parentes das três homenageadas em um momento de muita alegria entre todos os participantes.

Nesta edição, algumas novidades foram acrescentadas ao evento, como a apresentação da biografia das homenageadas que teve a ilustração com diversas fotografias representando momentos da vida pessoal e profissional das homenageadas, como também os depoimentos em vídeos, com relatos de pessoas amigas ligadas as três professoras como parentes e amigos que emocionou a todos os presentes.

A prefeita Pauline Pereira foi à responsável pela entrega das medalhas, e quando fez uso da palavra parabenizou e agradeceu as três professoras pela contribuição com a educação da cidade carinho.

A professora Eluzenita Chagas foi a primeira a receber a medalha, e quando usou da palavra narrou um pouco de sua brilhante trajetória na educação de Campo Alegre, e agradeceu emocionada pela homenagem, disse está sempre atenta as questões da educação do município.

A professora Maria do Rosário agradeceu pela homenagem em reconhecimento a sua grande dedicação profissional como educadora, onde grande parte de sua atuação dedicada ao município.

Já a professora Maria Nilda, falou de sua contribuição na educação de Campo Alegre durante toda sua vida profissional, colaborando com a educação do município que tanto ama, e também agradeceu a pessoas que foram importante na sua formação e vida profissional como a professora e então secretária de educação Neide Granja. Para ela, ser professor está além de uma profissão, é uma missão.

Nesta Edição o CME além da entrega das medalhas do ano 2014, também reuniu as homenageadas das edições anteriores.

Em Campo Alegre a concessão de título honroso teve sua primeira edição no ano de 2012, as primeiras professoras condecoradas foram: Maria Vieira (conhecida na cidade como Tia Marilí, que teve grande relevância na implantação da educação municipal); A professora Salete do Carmo (dedicou sua vida a educação, assumindo diversos cargos no município); E a professora Nádja Maria (ex-secretária de educação do município). No ano de 2013, aconteceu a segunda edição e a professoras Maria Josineide Vasconcelos Granja (atual secretária de educação do município), Benedita Torres e Dalva Quirino, foram as agraciadas com o título.

Participaram do evento, o padre Cristiano Firmino Nóia, vereadores, secretários municipais, professores, diretores de escolas, além de familiares e amigos das homenageadas.

Clique no link a seguir e veja todas as fotos do evento: GALERIA